Ucrânia: 203 ataques em poucas horas. Chernobyl entra na guerra

Diana Markosian / wikimedia

Sinal de aviso de radioactividade em Pripyat, perto de Chernobyl

Mais 18 pessoas terão morrido após um ataque a uma base militar. Militares russos tentam controlar a capital Kiev.

Pelo menos mais 18 soldados ucranianos morreram, após mais uma movimentação russa enquadrada na invasão à Ucrânia. A administração regional de Odessa informou que 18 pessoas morreram, incluindo 10 mulheres, após um ataque a uma base militar naquela região, localizada a noroeste da Península da Crimeia.

Este terá sido o ataque que causou mais vítimas no primeiro dia da invasão russa ao território ucraniano.

O exército local anunciou que quatro pessoas morreram num bombardeamento a um hospital na região de Donetsk.

Horas antes foi noticiado que um avião militar ucraniano foi abatido, com 14 pessoas a bordo; morreram cinco pessoas. Mykhailo Podolyak, conselheiro do presidente Volodymyr Zelensky, acrescentou que “seis ou sete aviões” e alguns helicópteros terem sido abatidos. Mais de 10 tanques foram queimados.

Em poucas horas, e segundo as autoridades, a Ucrânia já foi alvo de 203 ataques, logo no primeiro dia da invasão russa. 74 infra-estruturas foram destruídas.

O ataque russo não se restringe às zonas das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk.

Veículos militares já entraram na região de Kiev e um subúrbio da capital, Brovary, foi atingido por dois mísseis de um cruzeiro russo. O presidente da Câmara Municipal de Kiev decretou um recolher obrigatório na cidade, entre as 22 horas e as 7 horas. Uma ordem repetida na região de Denipropetrovsk.

De acordo com a CNN, os russos já estão também a controlar um aeroporto perto de Kiev, o Aeroporto Internacional de Gostomel. E houve uma explosão na central elétrica em Trypilska, a cerca de 40 quilómetros de Kiev.

74 instalações militares ucranianas, incluindo 11 aeródromos, já foram destruídas ou ocupadas pelo exército russo, anunciou o ministro da Defesa da Rússia.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, avisou que Rússia está a tentar controlar a central nuclear de Chernobyl. Haverá combates a ocorrer perto da central nuclear.

O ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros acrescentou que, se esta invasão se prolongar, o desastre nuclear de Chernobyl, em 1986, pode repetir-se em 2022.

https://twitter.com/MFA_Ukraine/status/1496862655612661769

Volodymyr Zelensky informou ainda que pode surgir em breve uma “coligação anti-Putin”, formada por vários parceiros europeus.

O presidente ucraniano avisou que esta invasão é uma “declaração de guerra contra toda a Europa”.

Dmitry Peskov, porta-voz do governo russo, analisou esta operação militar, cuja duração “vai depender do seu progresso”. E recusou classificar estas movimentações com a palavra “ocupação”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.