Aviões ucranianos abatidos, Kiev fecha cidade. Rússia invade em “várias direcções”

4

Não se pode entrar na capital ucraniana, mas locais podem sair. Ex-ministro da Defesa ucraniano descreve manobras russas.

A “operação militar especializada” na Ucrânia, anunciada por Vladimir Putin, começou a originar desde cedo vítimas mortais, segundo relatos provenientes de território ucraniano.

No total, e de acordo com um conselheiro do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, pelo menos 40 soldados ucranianos morreram na primeira manhã da invasão.

O portal Meduza indica que testemunhas oculares relatam bombardeios a grandes cidades da Ucrânia. O Ministério da Defesa da Federação Russa já negou esse ataque: “Só foram concretizados ataques de alta precisão em alvos militares”.

A Ucrânia fechou completamente o espaço aéreo mas, por terra, está a ser invadido em diversas frentes. O aviso foi dado por Adnriy Zagroidnyuk, ex-ministro da Defesa da Ucrânia.

“A situação é extremamente tensa. O primeiro choque nesta manhã deu-se com os ataques de mísseis, rockets e drones. Alguns dos prédios das nossas forças armadas estão simplesmente destruídos. São todos infraestruturas militares”, analisou Zagroidnyuk, em declarações ao jornal The Guardian.

O antigo ministro acrescentou que os russos já tentaram chegar à capital Kiev através da Bielorrússia – mas o exército ucraniano travou essa ofensiva, com “perdas humanas para os dois lados”.

Actualização de Podolyak

A agência Reuters informa que, nesta quinta-feira, já foi abatido um avião militar ucraniano. Estavam 14 pessoas a bordo e há, no mínimo, cinco mortos.

Ao início da tarde, Mykhailo Podolyak, conselheiro de Zelensky, confirmou que o exército russo está a movimentar-se em “várias direções principais”.

As cidades Chernihiv, Sumy, Kharkiv, Donetsk-Lugansk e Kherson foram atacadas mas as colunas militares dirigem-se apenas nas direcções de Donetsk e de Luhansk – entretanto as autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk já anunciaram um ataque às posições das tropas ucranianas naquelas regiões.

Os militares russos já terão passado 100 quilómetros para além da fronteira com a Ucrânia.

E o avião militar abatido, já mencionado, não foi o único: há “perdas significativas” após “seis ou sete aviões” e alguns helicópteros terem sido abatidos. Mais de 10 tanques foram queimados.

Kiev fechada

As autoridades de Kiev fecharam as “portas de entrada”. Pode-se sair da capital ucraniana – há milhares de carros a sair de Kiev nas últimas horas – mas ninguém tem autorização para entrar em Kiev.

Em Kharkiv, outra cidade ucraniana, houve uma tentativa de capturar o noroeste da cidade, por um tanque russo. Há carruagens de metro paradas naquela cidade para poderem transportar mais pessoas. Na mesma cidade soou um alerta de ataque aéreo.

O primeiro-ministro Volodymyr Zelensky declarou estado de emergência na Ucrânia, país que cortou relações diplomáticas com a Federação Russa.

A NATO lamenta que a paz na Europa tenha sido “destruída” por causa desta decisão de Putin. O secretário-geral Jens Stoltenberg avisou: “Um ataque a um será encarado como um ataque a todos”.

Os Estados Unidos da América já deixaram de ter presença diplomática na Ucrânia, a Alemanha considera esta invasão “injustificada”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

4 Comments

  1. Farto me de rir (se bem que não tem Piada Nenhuma) Não defendo a Russia sobre o que faz mas vejo toda a gente a criticar os Russos pelo que fazem (e criticam bem porque sou contra a Guerra) Mas não vejo ninguem criticar os EUA pelos milhões de Mortos que já fez pelo Mundo inteiro para ocupar Paises roubar as suas Riquezas e depois sair desses Paises deixando tudo destruido e Pior que antes, não vejo Ninguem criticar a NATO que é 100% força dos EUA a quererem dominar o Mundo ou seja se fossem os EUA a Matar Milhões para ocupar estava tudo bem…

  2. Este, Marco Paulo Santos Rodrigues, deve ser mais um ligado ao partido Comunista Português, até parece a Rainha da Inglaterra nunca larga o poder a não ser a Morte, bela Democracia, na festa do avante até o Virus (Covid 19) nada quis com eles.

  3. Concordo com Marco Paulo.Faltou lembrar que o mesmo crime é cometido contra os palestinos.Quando alguém fala em “israel”,faço lembrarem que israel nunca existiu como pais.O que existe é a Palestina ocupada.Também não se fala nada acerca da situação da Somália,Que tem suas águas invadidas por pesqueiros italianos,franceses,alemães,russos e até portugueses.Roubam sua única fonte de proteinas e se acham no direito de chamar os somalis que querem defender suas águas de piratas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.