Uber vai usar sensores dos smartphones para detectar condução irregular

(dr) Tech in Asia

-

A Uber pode ser uma empresa polémica por vir mexer em sectores habituados a não ter que lidar com concorrência, mas muitas das coisas que faz poderiam servir de exemplo para muitos outros.

Numa das suas experiências mais recentes, a Uber está a usar os sensores dos smartphones para detectar irregularidades na condução.

Desde sempre que a Uber disponibiliza aos clientes a possibilidade de classificarem os condutores, para avaliar se esses mesmos condutores – que na verdade são o “rosto” da empresa – estão a operar ao nível pretendido.

No caso de haver uma má classificação, há que tentar perceber o que se passa, e é aí que a Uber quer usar os sensores existentes nos smartphones para recolher mais dados que permitam analisar a situação.

Usando-se a informação do GPS é possível saber a que velocidades o condutor está a circular, e podendo-se comparar as médias de diferentes condutores num mesmo trajecto, para saber se o percurso foi feito a uma velocidade normal ou em modo “acelerado”.

Mas a velocidade não dá toda a informação sobre o estilo de condução…

Um condutor pode circular a velocidade elevada mas fazendo uma condução agradável, com acelerações e desacelerações suaves; enquanto outro pode circular a velocidade reduzida, mas fazer acelerações e travagens bruscas que deixam os passageiros a chocalhar de um lado para o outro.

Com acesso à informação dos acelerómetros e giroscópio, é possível determinar o estilo de condução do condutor, e reagir em conformidade (a Uber falta até da possibilidade de detectar se um condutor está a mexer constantemente no smartphone em movimento, para sugerir que o mesmo passe a utilizar um suporte para maior segurança).

De relembrar que isto é algo que faz mais sentido em mercados como o norte-americano, onde qualquer pessoa se pode tornar num condutor da Uber sempre e quando quiser (e portanto obrigando a um maior controlo sobre a qualidade do serviço prestado).

Por cá, a Uber faz a sub-contratação de empresas com condutores credenciados, que à partida já garantem esse nível de qualidade.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Luanda Leaks. Mário Leite Silva renuncia à presidência do Banco de Fomento Angola

O presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento Angola (BFA), Mário Leite Silva, gestor de Isabel dos Santos, renunciou ao cargo, com efeitos a partir de 22 de janeiro. A informação foi transmitida …

Tempestade “Glória” faz pelo menos nove mortos em Espanha

Pelo menos nove pessoas morreram e outras quatro estão dadas como desaparecidas em Espanha na sequência da passagem da tempestade “Glória”, intempérie que atinge o país desde o passado fim de semana. As autoridades confirmaram cinco …

Há um "milagre da multiplicação" dos votos que os deputados querem travar

Todos os partidos concordam: é preciso travar o "milagre da multiplicação" dos votos na Assembleia da República. Estabelecer regras objetivas para o fazer é o mais complicado. Os deputados começaram esta quarta-feira a discutir como “regrar” …

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …

Ronaldo volta a marcar e Sarri só tem de agradecer a Dolores por criar um espécime assim

Cristiano Ronaldo leva quatro jogos consecutivos a marcar e mais de 30 golos esta temporada, entre clube e seleção. Sarri disse que o mérito é de Dolores, "por criar uma espécime assim". A Juventus derrotou, esta …