Para combater a Uber, táxis também vão ter uma app (e fardas novas)

Mário Cruz / Lusa

A Izzy Move, a aplicação de mobilidade criada pela Associação Nacional de Transporte Rodoviário em Automóveis Ligeiros para concorrer diretamente contra a MyTaxi e apps como a Uber, Bolt ou Kapten, é lançada em 26 concelhos.

Além disso, a associação apresentou também uma “linha de vestuário” que “muito brevemente” vai ser possível ver nas ruas.

Num evento que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade José Mendes, o responsável da ANTRAL, Florêncio Almeida, afirmou, segundo o Observador, que não quer olhar para esta roupa como uma farda, mas como uma “proposta de vestuário”.

Apesar disso, o presidente da ANTRAL defendeu que, como no passado, a farda devia ser obrigatória para o setor do táxi, destacando-o assim mais da concorrência.

Esta novidade já tinha sido antecipada por Florêncio Almeida na sexta-feira e qualquer taxista vai poder adquiri-la por um preço simbólico. Este fardamento facultativo foi concebido pelo Grupo Latino. Do kit, segundo o Jornal de Notícias, faz parte um fato, blusão, parka, camisa, colete, gravata e sapatos.

José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, defendeu a iniciativa: “Pessoalmente, acho que a existência de um fardamento é algo que qualifica e distingue. Portanto, com certeza, a lei não o obriga, mas acho que é mais um sinal que o setor quer dar que, além de distintivo, temos de incentivar”.

Para aderir ao serviço de mobilidade da IzzyMove, os motoristas de táxi vão continuar a estar condicionados aos preçários atuais de bandeirada e serviços adicionais. Por cada serviço, o taxista tem de pagar “40 cêntimos”, independentemente do valor final da viagem. Este valor, que não será cobrado ao cliente, servirá para a manutenção da app, afirmou Florêncio Almeida.

À semelhança do que já acontece na MyTaxi, independentemente do modo de pagamento escolhido, no final da viagem o taxista tem de inserir na app o valor que está registado no taxímetro. Depois, o cliente confirma e paga. No futuro, a Izzy Move conta tornar mais eficiente esta forma de pagamento, mas para isso é necessário alterações aos mecanismos atuais nos táxis.

A Izzy Move refere a “tecnologia e qualidade de serviço”. Além disso, “tem um suporte de call center 24 horas por dias todos os dias por ano”, com o apoio das Rádio Táxi. Esta aplicação vai funcionar também com os táxis com letra A e T, um “serviço premium” para táxis de outras gamas.

A aplicação já tem funcionado desde há um ano em cidades como Chaves, Évora ou Montemor-o-Novo. Agora, chega oficialmente aos “centros urbanos”, com a entrada em Lisboa.

Ao todo, foram investidos cerca de 400 mil euros na Izzi Move. Este capital foi investido pela associação e em parceira com “dez rádio táxis” que querem fazer parte deste projeto. Os motoristas de táxi que já trabalhem com a MyTaxi vão poder trabalhar em simultâneo com a Izzy Move, garantiu também o responsável da associação.

É possível chamar um táxi com esta app e pagar diretamente na aplicação com cartão de crédito. Além disso, é possível também pagar em dinheiro no carro ou pedir em antecipação um taxista que aceite cartões multibanco para fazer o pagamento do serviço. Este serviço apresenta também uma estimativa de preço final da viagem “de forma clara” antes de se iniciar o serviço.

De acordo com o presidente da ANTRAL, Florêncio de Almeida, esta é “a primeira aplicação de âmbito nacional”, escreve a TSF. “É a única presente em Portugal 24 horas por dia, 365 dias por ano, é possível reservar qualquer táxi, até os táxis executivos”.

“Até ao final de abril estimamos ter 3000 viaturas. Queremos reforçar os sinais positivos já dados, com mais e melhor tecnologia e vincar de uma forma clara e evidente que o táxi é essencial e está orientado para o cliente”, disse o presidente da associação.

A aplicação vai funcionar em paralelo com as rádio táxis, permitindo o acompanhamento constante pelos call centers existentes. É possível fazer o download da aplicação para os sistemas operativos Android e iOS.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Meteoritos desconhecidos podem estar a "bombardear" a atmosfera da Terra à velocidade da luz

Não é segredo que a Terra ocasionalmente recebe rochas do Espaço que explodem na atmosfera ou causam impacto na superfície. A Terra também vê chuvas de meteoros regularmente sempre que passa por nuvens de detritos …

Descoberto o ingrediente secreto para desenvolver um escudo contra radiação espacial mortal

Investigadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveram uma nova técnica para proteger eletrónicos da tecnologia de exploração militar e espacial da radiação ionizante. A nova abordagem é mais económica do que as técnicas …

Guardas e familiares das vítimas pediram clemência. Mas Nicholas Sutton foi executado

O norte-americano foi executado, esta quinta-feira, no Tennessee, devido ao assassinato de quatro pessoas, apesar de alguns pedidos de clemência por parte de guardas prisionais e familiares das vítimas. De acordo com a CNN, Nicholas Sutton, …

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …