A Izzy Move, a aplicação de mobilidade criada pela Associação Nacional de Transporte Rodoviário em Automóveis Ligeiros para concorrer diretamente contra a MyTaxi e apps como a Uber, Bolt ou Kapten, é lançada em 26 concelhos.
Além disso, a associação apresentou também uma “linha de vestuário” que “muito brevemente” vai ser possível ver nas ruas.
Num evento que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade José Mendes, o responsável da ANTRAL, Florêncio Almeida, afirmou, segundo o Observador, que não quer olhar para esta roupa como uma farda, mas como uma “proposta de vestuário”.
Apesar disso, o presidente da ANTRAL defendeu que, como no passado, a farda devia ser obrigatória para o setor do táxi, destacando-o assim mais da concorrência.
Esta novidade já tinha sido antecipada por Florêncio Almeida na sexta-feira e qualquer taxista vai poder adquiri-la por um preço simbólico. Este fardamento facultativo foi concebido pelo Grupo Latino. Do kit, segundo o Jornal de Notícias, faz parte um fato, blusão, parka, camisa, colete, gravata e sapatos.
José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, defendeu a iniciativa: “Pessoalmente, acho que a existência de um fardamento é algo que qualifica e distingue. Portanto, com certeza, a lei não o obriga, mas acho que é mais um sinal que o setor quer dar que, além de distintivo, temos de incentivar”.
Para aderir ao serviço de mobilidade da IzzyMove, os motoristas de táxi vão continuar a estar condicionados aos preçários atuais de bandeirada e serviços adicionais. Por cada serviço, o taxista tem de pagar “40 cêntimos”, independentemente do valor final da viagem. Este valor, que não será cobrado ao cliente, servirá para a manutenção da app, afirmou Florêncio Almeida.
À semelhança do que já acontece na MyTaxi, independentemente do modo de pagamento escolhido, no final da viagem o taxista tem de inserir na app o valor que está registado no taxímetro. Depois, o cliente confirma e paga. No futuro, a Izzy Move conta tornar mais eficiente esta forma de pagamento, mas para isso é necessário alterações aos mecanismos atuais nos táxis.
A Izzy Move refere a “tecnologia e qualidade de serviço”. Além disso, “tem um suporte de call center 24 horas por dias todos os dias por ano”, com o apoio das Rádio Táxi. Esta aplicação vai funcionar também com os táxis com letra A e T, um “serviço premium” para táxis de outras gamas.
A aplicação já tem funcionado desde há um ano em cidades como Chaves, Évora ou Montemor-o-Novo. Agora, chega oficialmente aos “centros urbanos”, com a entrada em Lisboa.
Ao todo, foram investidos cerca de 400 mil euros na Izzi Move. Este capital foi investido pela associação e em parceira com “dez rádio táxis” que querem fazer parte deste projeto. Os motoristas de táxi que já trabalhem com a MyTaxi vão poder trabalhar em simultâneo com a Izzy Move, garantiu também o responsável da associação.
É possível chamar um táxi com esta app e pagar diretamente na aplicação com cartão de crédito. Além disso, é possível também pagar em dinheiro no carro ou pedir em antecipação um taxista que aceite cartões multibanco para fazer o pagamento do serviço. Este serviço apresenta também uma estimativa de preço final da viagem “de forma clara” antes de se iniciar o serviço.
De acordo com o presidente da ANTRAL, Florêncio de Almeida, esta é “a primeira aplicação de âmbito nacional”, escreve a TSF. “É a única presente em Portugal 24 horas por dia, 365 dias por ano, é possível reservar qualquer táxi, até os táxis executivos”.
“Até ao final de abril estimamos ter 3000 viaturas. Queremos reforçar os sinais positivos já dados, com mais e melhor tecnologia e vincar de uma forma clara e evidente que o táxi é essencial e está orientado para o cliente”, disse o presidente da associação.
A aplicação vai funcionar em paralelo com as rádio táxis, permitindo o acompanhamento constante pelos call centers existentes. É possível fazer o download da aplicação para os sistemas operativos Android e iOS.