Suspeitas de fraude superior a 30 milhões em empresas ligadas à Uber

As instalações da Uber em Lisboa foram alvo de buscas. Há suspeitas de apropriação indevida de 28 milhões de euros em IVA. A este valor deverá somar-se ainda o montante correspondente às contribuições para a Segurança Social.

As instalações da Uber em Lisboa foram, esta terça-feira, alvo de buscas.

As autoridades suspeitam que o Estado terá sido lesado em 28 milhões de euros em IVA, por ilegalidades cometidas por empresas de entrega de refeições ao domicílio através da Uber, que estão na origem das buscas em instalações da empresa.

A este valor, acrescenta, deverá somar-se o montante correspondente às contribuições para a Segurança Social, que ainda não está apurado.

De acordo com o Jornal de Notícias, a fraude supera os 35 milhões de euros.

A plataforma eletrónica referiu, no entanto, numa nota enviada à Lusa que “não é a entidade visada das mesmas”.

“Confirmamos as diligências nas nossas instalações, sendo que a Uber não é a entidade visada das mesmas. Estamos a colaborar com as autoridades e a disponibilizar toda a informação solicitada”, confirmou fonte oficial da Uber.

Num comunicado, entretanto, divulgado pelo Instituto da Segurança Social, este organismo refere que uma equipa mista que integra também a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e outras organismos, colocou no terreno uma operação visando “a perseguição de ilícitos criminais tributários no setor das empresas de distribuição de refeições ao domicílio”, estimando-se que até à data este esquema tenha resultado na subtração de 28 milhões de euros em IVA.

Na operação, denominada “Express Delivery”, foram cumpridos 65 mandados de busca, sendo 31 de busca domiciliária, 14 não domiciliárias, e 20 a veículos

De acordo com a CNN Portugal, o acesso ao piso onde estão localizados os servidores da empresa foram vedados aos funcionários.

A mesma estação de televisão acrescentou que os inspetores estão a investigar informação comercial e que a investigação poderá estar ligada com a frota de estafetas ligada à Uber Eats, que coloca em contacto os motoristas com os restaurantes.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.