Chegaram os robôchargers — para carregar elétricos em qualquer lugar de estacionamento

Autev

Robô autónomo de carregamento da Autev

À medida que o número de veículos elétricos nas nossas estradas aumenta, também aumenta a necessidade de lugares de estacionamento com carregamento destes veículos. Os robôs autónomos prometem resolver o problema.

Chegou a era dos robochargers.

Em vez de ter que criar mais lugares específicos para veículos elétricos, os operadores de parques de estacionamentos poderão em breve usar robôs de carregamento que se dirigem aos veículos estacionados.

Nos últimos meses, a alemã Volkswagen e a norte-americana EV Safe Charge anunciaram ter em curso projetos de carregamento de veículos elétricos a partir de robôs autónomos.

Agora foi a vez de a Autev, startup de Seatle, nos Estados Unidos, se juntar ao grupo — com um robô que herdou o nome da empresa.

O Autev, basicamente uma enorme bateria sobre rodas, desloca-se de forma autónoma até ao carro elétrico do utilizador quando chamado através de uma app para telemóvel.

O veículo pode estar localizado em qualquer lugar de estacionamento do parque, seja ele dedicado a veículos elétricos ou não.

Quando o robô chega, o utilizador simplesmente liga o cabo de carregamento do robô à porta de carregamento do seu veículo e deixa-o fazer o trabalho — carregá-lo.

Ao regressar, o utilizador desliga o cabo do robô, permitindo que o Autev volte à sua própria estação de carregamento no parque do estacionamento.

Se o utilizador voltar mais cedo e quiser sair antes de o carregamento estar completo, pode reduzir a capacidade de carregamento desejada através do aplicativo ou simplesmente desligar manualmente o cabo do robô.

Em declarações à New Atlas, o CEO e co-fundador da Autev, Osama AlSalloum, explica que o robô suporta a tecnologia de carregamento rápido DCFC e é capaz de carregar até seis veículos antes de precisar ser recarregado.

A empresa espera que no primeiro trimestre do próximo ano frotas destes robôs estejam disponíveis para os operadores de parques de estacionamento — que pagam uma taxa mensal pelo serviço e recebem receitas quer das taxas de carregamento dos clientes quer de publicidade nos robôs.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.