/

5-3: Google Maps vence Waze

Numa análise a 8 critérios, o Maps venceu por pouco. Mas o Waze é o melhor para um factor básico: chegar mais rapidamente ao destino.

A pergunta é eterna: Google Maps ou Waze? Qual a melhor aplicação de navegação? A resposta é eterna: depende de quem responde.

Mas, no meio deste debate contínuo, Elyse Betters Picaro, editora sénior no ZDNET e especialista em questões tecnológicas, fez uma análise imparcial – depois de usar as duas aplicações.

Elyse fez uma lista de 8 critérios e definiu qual é a melhor aplicação para cada contexto.

Rapidez, navegação em tempo real
Waze ganha. É melhor no reencaminhamento em tempo real e na rapidez em levar os utilizadores ao destino. A sua maior vantagem está nas “táticas agressivas” de evasão ao trânsito, reencaminhando imediatamente o condutor sem pedir confirmação. O Google Maps, por outro lado, sugere rotas mais rápidas, mas espera pela aprovação do utilizador antes de alterar o percurso.

Outros meios de transporte
Google Maps vence. Para quem anda de transportes públicos, para quem faz caminhadas, percursos na bicicleta ou outros, é melhor. “O Waze é apenas para condutores. Literalmente”. Se não estiver ao volante, o Waze não ajuda.

Trânsito, relato de incidentes
Waze ganha. O sistema de relatórios comunitários em tempo real funciona. Os condutores já se habituaram a avisar sobre engarrafamentos, acidentes, perigos na estrada e até a presença da polícia. O Google Maps também passou a ter algo semelhante – mas o Waze leva a melhor no reencaminhamento automático baseado nessas informações.

Navegar offline
Google Maps vence. O Waze não funciona devidamente sem ligação à internet. No Maps descarrega-se mapas e navega-se sem ligação à internet.

Radares, alertas sobre polícia
Waze ganha. Tem relatórios mais detalhados e frequentes, apresenta radares escondidos e zonas de deteção de telemóveis; as funcionalidades de alerta do Google Maps são mais básicas. Para quem quer evitar multas ou está atento à fiscalização rodoviária, o Waze é claramente a melhor escolha.

Interface
Google Maps vence. Tem um ambiente mais sofisticado e é mais bem recheado nas funcionalidades: vista de rua, imagens de satélite, índices de qualidade do ar, entre outros. O Waze apresenta uma interface divertida – e menos completa.

Assistente de voz por IA
Google Maps ganha. As duas aplicações têm o Gemini, mas o Google Maps apresenta uma funcionalidade mais abrangente, mais bem integrada – com IA não só para relatórios, mas também para sugestões tendo em conta o contexto, como encontrar restaurantes próximos.

Disponibilidade, compatibilidade
Google Maps vence. Maps e Waze estão disponíveis a nível global para iOS, Android, Android Auto e Apple CarPlay. Mas o Google Maps vem pré-instalado na maioria dos telemóveis Android e integrado no sistema operativo Android Automotive.

Se fez as contas, o Google Maps venceu por 5-3.

Mas, claro, a escolha entre Waze e Maps depende muitas vezes das prioridades de cada utilizador. O Waze é melhor para chegar ao destino o mais rapidamente possível ou para quem quer fugir à multa; o Google Maps é melhor para quem não o usa no carro, e tem uma aplicação mais completa, com mais detalhes e informações sobre serviços e comércio nos arredores.

Para condutores diários e utilizadores frequentes da estrada, o Waze pode ser a melhor escolha. Mas para viajantes, exploradores e quem procura uma ferramenta de navegação versátil, o Google Maps será mais indicado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.