O ar condicionado consome menos do que viajar com janelas abertas? Pode-se adiar uma revisão se não se circular muitos quilómetros por ano?
Verão é, para muitas famílias, sinónimo de viagens mais frequentes. Ou no mínimo uma ou outra viagem mais longa.
E é altura de recuperar – ou acabar com – mitos sobre automóveis. À boleia do portal Segurança Rodoviária, recuperamos a lista de 10 mitos frequentes sobre automóveis.
Entre combustível, ar condicionado ou telemóvel, há umas ideias que são muito espalhadas e que muitos acreditam; há outras que são… quase anedota.
As transmissões manuais poupam combustível
Se já aconteceu, já não acontece. Hoje em dia a caixa automática – particularmente as de dupla embraiagem – consegue escolher bem a mudança ideal, é mais eficiente e permite poupar mais combustível.
Ar condicionado consome menos do que viajar com janelas abertas
Depende da velocidade. Conduzir devagar com janelas abertas: o ar causa menos resistência. Conduzir depressa: a potência acaba por ser retirada em maior parte ao motor do carro, pelo esforço deste sofrer atrito com a alta velocidade. Se cumprir os limites de velocidade, as janelas abertas gastarão menos combustível do que o ar condicionado.
Telemóvel faz explodir posto de combustível
Sim, há radiação. Mas não é perigoso falar ao telemóvel num posto de combustível. No entanto, fica o aviso: se houver oxigénio (no ar), se estiver perante a presença de combustível e se houver uma fonte de ignição (faísca, por exemplo) – este trio pode realmente originar um incêndio.
É melhor encher o depósito de manhã ou durante a noite
A gasolina não é armazenada ao ar livre. Por isso, a temperatura e a quantidade são constantes. As temperaturas mais baixas no exterior não fazem diferença lá dentro. Reabasteça quando quiser.
Combustíveis de marca branca podem destruir o motor
Os combustíveis vêm todos do mesmo lugar: refinarias de Sines e de Leça da Palmeira. A marca não faz diferença. O resto é negócio, marketing.
Eléctricos incendeiam-se mais em acidentes
A gasolina é mais inflamável do que os ácidos presentes nas baterias dos carros eléctricos… Além disso, as hipóteses de um carro eléctrico se incendiar são bem reduzidas.
Adiar revisão se o carro andar pouco
Há determinadas peças que requerem atenção para a sua substituição. O óleo, os componentes lubrificantes do motor degradam-se com o tempo, os filtros do ar e do habitáculo também precisam de actualizações.
Carro sujo consome menos
Pelo contrário: a lama e a sujidade aumentam o peso do carro e prejudicam aerodinâmica, aumentando o consumo do combustível.
Ponto morto consome menos
Para já, nem é seguro circular em ponto porto. Depois, a injecção electrónica deve estar activada porque, assim, um carro consegue saber quando deve cortar a emissão do combustível – e aí sim, reduz o consumo.
Eléctrico não pode ir à lavagem automática
Quem disse? Os componentes eléctricos estão muito bem resguardados, pode ir à vontade.