U.Minho cria bebida alcoólica a partir da borra de café

Uma investigação da Universidade do Minho permitiu criar, a partir da borra do café, uma bebida com um teor alcoólico que a torna tão forte como vodka ou aguardente e que foi considerada pela revista “Time” uma das 25 melhores invenções do ano.

Em comunicado, a UMinho explica que aquela é a primeira bebida destilada directamente da borra de café e que, por se basear no aproveitamento daqueles resíduos, tem “elevado potencial comercial”.

Solange Mussatto, responsável pela investigação, lembra que os resíduos do café são “muito ricos”, desde logo porque “a borra representa cerca de 80% do grão”.

“A nova bebida foi identificada como café alcoólico mas, na verdade, é um destilado, como uma aguardente transparente, com 40 por cento de etanol e aroma a café”, refere a investigadora.

O resultado é “diferente do que existia até agora”, pois a nova bebida é obtida dos resíduos, ao contrário dos licores actuais, que são produzidos a partir dos grãos de café.

O estudo foi publicado na revista científica “LWT – Food Science and Technology” e mereceu uma referência na conceituada revista “Time”, dos EUA, que a considerou uma das 25 melhores invenções de 2013.

Pedro Costa / U.Minho

Solange Mussatto, investigadora da Universidade do Minho, criou uma bebida alcoólica a partir de borras de café.

Solange Mussatto, investigadora da Universidade do Minho, criou uma bebida alcoólica a partir de borras de café.

A nova bebida tem um teor alcoólico que a torna tão forte como vodka ou aguardente, por exemplo. Foi obtida em laboratório depois de os resíduos secos de café serem fervidos em água, que de seguida foi coada, tendo-lhe sido adicionados açúcar e levedura para catalisar a fermentação.

Entretanto, foi feito um estudo para chegar às melhores condições para a produção da bebida, desde a extracção do aroma da matéria-prima, fermentação, destilação, bem como já foi caracterizado o produto final para apurar se reunia a composição adequada para consumo – que tem regras europeias quanto a compostos voláteis para uma bebida alcoólica -, tendo sido comprovado ser regulamentar para consumo.

No que diz respeito à viabilização da bebida, enquanto produto comercial, os primeiros passos já foram dados. A patente está registada e “aguarda alguém que se interesse pelo produto”, revela Solange Mussato, em entrevista à newsletter da U.Minho.

“Num formato de produção em contexto industrial, apesar de o processo ser relativamente simples e barato, a recolha de grandes quantidades de borra de café necessita de um sistema com alguns cuidados, já que estes resíduos têm humidade e outros factores de fácil contaminação”, realça a investigadora.

ZAP /U.Minho /Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Sempre soube que os Minhotos gostam da sua bebida, mas não sabia que chegavam a ponto de inventar uma. 🙂
    Fora de brincadeiras, isto é um bom exemplo do que a inovação nas universidades portuguesas é capaz de fazer. Em termos ecológicos também muito bom. Há muito boa massa cinzenta por lá e cortes nessa área são mesmo injustificáveis. Parte-se-me o coração ao ver jovens bem formados sem qualquer outra opção a deixarem o país.

  2. E os alces na Simbéria ingerem amanitas so what? Já todos vimos macacos a fumar e a cravar cigarros so what? O próprio darwin era um racista de primeira apanha que passou grande parte da sua vida em bairros pobres por todo o mundo a estudar a condição dessas próprias pessoas so what? O próprio hitler que era considerado um demónio por “se dizer” ter feito sabão dos judeus na verdade levantou um país em termos económicos e culturais contra os banqueiros e politicos(Zionistas) que hoje( coicidencia) nos tiram o paõ e tecto dos nossos filhos e filhas. Veja-se o caso de Aniki Cavaco um ex PIDE ( http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-a-verdade-escondida-sobre-cavaco-silva-e-a-pide ) que foi ordenado por ricardo salgado para se candidatar á PR e acabar o serviço que não tinha terminado nos anos 90 (nesse mesmo jantar tinhamos O professor Marcelo (que em conjunto com Pedro Santana Lopez trouxe Durão barroso (membro do comite dos 300, os mesmo que o elegeram ilegalmente para a UE https://socioecohistory.wordpress.com/2012/04/23/current-membership-list-of-the-illuminati-committee-of-300/ ) do lado comunista) fa-lo hoje com uma impunidade que até dá gosto pois o povo portugues está mais preocupado com a teressa paquiderme e o sua novela pseudo orweliana a tornar-se realidade ficticia a cada dia que passa o já tão grandiosamente degradante “grande irmão” ou até mesmo preocupado se tem um novo update para o seu Eyephonny ou se os cajós do facetretiana fizeram likes na sua selfie a tirar macacos do nariz. È mesmo verdade o humano quer-se descendente dos macacos..

RESPONDER

Barack Obama: "Taxem os ricos, como eu," para financiar proposta de Biden

Apelo está relacionado com a aprovação de um grande plano legislativo proposto por Joe Biden e que deverá ser negociado nas duas câmaras do Congresso norte-americano ao longo das próximas semanas. Numa semana decisiva da governação …

As origens dos antigos Etruscos foram finalmente reveladas

Vestígios de ADN encerraram, finalmente, o debate sobre a origem dos Etruscos,  uma antiga civilização cujos restos mortais foram encontrados em Itália. De acordo com quase dois mil anos de dados genómicos, recolhidos de 12 locais …

Rússia acusa Navalny e aliados de extremismo em novo processo

A Rússia intensificou a campanha contra o opositor do governo Alexei Navalny, abrindo esta terça-feira um novo processo judicial, que poderá levá-lo a cumprir uma pena de prisão de mais uma década. Navalny cumpre dois anos …

Governo demite Chefe do Estado-Maior da Armada. Gouveia e Melo provável sucessor

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, vai propor ao Presidente da República a demissão do Chefe do Estado-Maior da Armada, confirmaram hoje à Lusa fontes ligadas à Defesa. O Governo propôs ao Presidente da …

Borussia Dortmund 1-0 Sporting | Um Mal(en) que veio só… e foi suficiente

O “bicho papão Haaland não jogou, mas nem assim os “leões” conseguiram contrariar o maior poderio germânico. O Sporting saiu de Dortmund com uma derrota, apesar da excelente réplica no Signal Iduna Park, e muito por …

FC Porto 1-5 Liverpool | Dragão atropelado em casa

O Liverpool é uma espécie de “besta” em tons de “red” para o FC Porto. Em nove jogos oficiais, os “azuis-e-brancos” nunca venceram, somando 3 empates e 6 derrotas, a mais recente foi pesadíssima e …

China desenvolve arma invisível capaz de destruir redes de comunicação em dez segundos

Uma equipa de cientistas chineses está a desenvolver uma arma sónica, que gera um intenso pulso eletromagnético, capaz de destruir redes de comunicação e de fornecimento de energia elétrica. A arma poderá ter um alcance …

Dezenas de mulheres abusadas por funcionários da OMS na República Democrática do Congo

Dezenas de mulheres e meninas foram abusadas sexualmente por voluntários da Organização Mundial de Saúde (OMS) destacados para enfrentar o Ébola na República Democrática do Congo (RDC), entre 2018 e 2020, concluiu um inquérito independente …

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …