/

Elegante, leve e com fibra de carbono. O Tyr quer ser diferente de todos os outros caiaques

Embora os caiaques com assento se tenham tornado muito populares entre os pescadores, a maioria dos barcos é bastante tubular, pesada e de plástico. O Tyr da Apex Watercraft é diferente por ser elegante, leve e feito de fibra de carbono.

O Tyr é uma criação de Eric Jackson, que foi quatro vezes campeão mundial de caiaque de águas bravas, pescador campeão e fundador da conhecida empresa de embarcações Jackson Kayak. Entre as pessoas que se juntaram à equipa Apex com Jackson estão Russ Emanis, que anteriormente dirigia o programa de compósitos da Lockheed Martin, e Bob Blair, que projetou pranchas de stand-up paddle premiadas.

Chamado Tyr – uma runa antiga associada à vitória na competição, o caiaque tem um corpo com núcleo de espuma coberto por uma concha de fibra de carbono pintada à mão e pesa cerca de 18 quilogramas. Caiaques tradicionais de plástico, com assentos específicos para a pesca, pesam entre 27 e 45 quilogramas.

Além disso, ao contrário da maioria dos outros caiaques, o barco de Jackson tem um casco plano que permite que se aventure em águas bastante rasas sem afundar.

Embora os cascos planos geralmente não sejam tão bons como os cascos de deslocamento com quilha, uma aleta na parte inferior ajuda-o a ficar reto, mantendo-se altamente manobrável.

O arco de Tyr é projetado para cortar rapidamente as ondas em vez de subir sobre elas. Qualquer água que escorra para dentro do cockpit sai pela parte traseira da popa aberta. Assim, o caiaque não requer nenhum furo de drenagem, o que Jackson diz que pode aumentar o ruído de arrasto e água.

O remador senta-se num assento de fibra de carbono moldado que gira de um lado para o outro e que pode ser deslizado para a frente ou para trás até 30 centímetros. Também se podem levantar, com a tração a ser fornecida por uma camada de cortiça natural que cobre o convés.

O equipamento é armazenado num compartimento de carga dianteiro, cuja escotilha é mantida fechada magneticamente. Ímanes de neodímio integrados noutras áreas permitem que objetos metálicos sejam mantidos no lugar sem o uso de tiras ou ganchos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.