Twitter suspendeu quase 400 mil contas por apologia do terrorismo

Tom Raftery

-

A rede social norte-americana Twitter anunciou esta terça-feira ter suspendido 376.890 contas no seu serviço nos últimos seis meses, no quadro da luta contra as publicações que fazem a apologia do terrorismo.

O Twitter – que começou a divulgar estas estatísticas há um ano – precisou que este número representa um aumento de 60% face ao período de seis meses anterior.

No total, entre 1 de agosto de 2015 e 31 de dezembro de 2016, a rede social cancelou 636.248 contas com conteúdos que defendem ou incentivam o terrorismo.

O Twitter também revelou que mantém, desde 2010, uma parceria com um organismo de investigação norte-americano, a Lumen, que atua como uma “terceira parte independente”, recebendo da rede social uma cópia dos pedidos de suspensão das contas.

Ainda assim, o Twitter sublinhou que reserva o direito de não passar certas informações à Lumen, como as moradas pessoais e os números de telefone dos subscritores das contas, por razões de confidencialidade e de respeito pela vida privada.

A empresa também realçou que os pedidos de informação por parte das autoridades governamentais aumentaram 7% face ao período anterior, mas relativamente a um número inferior de contas (-13%).

Também se registou um aumento do número de pedidos de suspensão das contas (mais 13%), mas incidindo sobre um menor número de contas (menos 37%).

O Twitter indicou ainda que, nos Estados Unidos, o FBI o autorizou a divulgar a existência de pedidos de vigilância sobre duas contas específicas.

Quanto a contas Twitter de jornalistas e órgãos de comunicação social “reconhecidos”, a empresa informou ter recebido 88 pedidos de suspensão no mundo inteiro, mas que, “na maioria dos casos”, não adotou medidas, com exceção para a Alemanha e a Turquia (que representaram quase 90% dos pedidos).

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. afinal aonde anda a liberdade ? toda a gente devia ter o direito de expressar a sua opiniao,por mais absurda ou errada que seja,a censura do politicamente correto,nao deixa de ser censura !

RESPONDER

Túmulos reais do Taj Mahal limpos pela primeira vez em 300 anos para receber Trump

Os túmulos reais do Taj Mahal foram limpos pela primeira vez em 300 anos como parte da preparação da visita do Presidente norte-americano, Donald Trump, à Índia, escreve o portal Newsweek citando média locais. Donald …

Microsoft revela novos detalhes da Xbox Series X

A Microsoft revelou novos detalhes da Xbox Series X, a principal corrente à Playstation 5 e à Nintendo Switch. A consola vai ser equipada com "12 Teraflops" e memória interna SSD. A Microsoft quer apostar forte …

OMS sobre Covid-19: O mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia

O especialista que liderou a equipa da Organização Mundial de Saúde (OMS) enviada à China disse hoje que o mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia do novo coronavírus. Bruce Aylward, médico canadiano especialista …

Um quinto das florestas australianas arderam devido a seca extrema

Os incêndios recentes "sem precedentes" que destruíram um quinto das florestas australianas estão ligados a uma seca de vários anos, devido às alterações climáticas, segundo um estudo publicado na segunda-feira. Os climatólogos estão, atualmente, a estudar …

Auditorias aos estádios da I Liga devido a casos de racismo começam amanhã

As auditorias aos estádios onde se realizam jogos da I Liga de futebol, motivadas pelos recentes atos de violência e racismo, vão decorrer até março, diz o Ministério da Administração Interna. As auditorias à segurança dos …

Liverpool já tem tantas vitórias como o invencível Arsenal de Wenger

O Liverpool operou esta segunda-feira a reviravolta sobre o West Ham (3-2) e evitou a primeira derrota na Liga inglesa de futebol, repondo a vantagem de 22 pontos para o Manchester City, no jogo que …

Lenine Cunha campeão de triplo e pentatlo em atletismo adaptado

O atleta paralímpico português Lenine Cunha sagrou-se, esta terça-feira, campeão mundial de triplo-salto e pentatlo, em Torun, na Polónia. Ana Filipe venceu a prova de triplo-salto no feminino. Lenine Cunha venceu a medalha de ouro, esta …

Kroos: Não foi fácil "adaptar-nos à falta de 40 ou 50 golos" de Ronaldo

Toni Kroos assumiu que foi difícil para o Real Madrid superar a saída de Cristiano Ronaldo. O alemão realçou a falta dos 40 ou 50 golos marcados pelo português fizeram-se sentir. Em entrevista ao The Athletic, …

Companhias aéreas querem conclusão das "obras urgentes" no aeroporto de Lisboa

A associação das companhias aéreas em Portugal (RENA) pediu ao Governo e à concessionária do aeroporto de Lisboa (ANA) a conclusão imediata "das obras urgentes" na infraestrutura, para além do "desenvolvimento do novo aeroporto" no …

Um em cada três venezuelanos não tem acesso aos alimentos para uma vida saudável

Um em cada três venezuelanos não tem acesso a todos os alimentos necessários para ter uma nutrição saudável, segundo um estudo realizado pelo Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, divulgado na segunda-feira. De acordo com o …