/

Twitter pode ser banido da União Europeia

A rede social Twitter abandonou o Código de Conduta Reforçado sobre Desinformação da União Europeia e pode mesmo vir a ser banido dos 27 Estados-membros.

O Twitter anunciou que vai abandonar o seu compromisso com o quadro de boa práticas da União Europeia sobre as redes sociais, Código de Conduta Reforçado sobre Desinformação.

A partir de Agosto,  esta legislação será obrigatória para todas as plataformas que actuam na União Europeia, pelo que a rede social de Elon Musk pode ser banida na UE, ameaçou o ministro francês das Telecomunicações, Jean-Noël Barrot.

Entre algumas das medidas da nova regulamentação, encontram-se a obrigação de retirar conteúdos ilícitos e proibição de publicidade focada em menores. Quem não cumprir estas regras pode ser multado em até 6% dos seus lucros.

Em declarações à rádio francesa Franceinfo, Jean-Noël Barrot assegurou que o Twitter pode mesmo ser banido caso não obedeça às novas leis a partir de Agosto.

“O Twitter vai ser banido da União Europeia caso não esteja de acordo com as nossa regras. Espero que o seu regulamento esteja de acordo com as nossas regras até 25 de agosto, senão não serão bem vindos na Europa“, defendeu o ministro francês.

Thierry Breton, comissário europeu do Mercado Interno da União Europeia, avisou que o Twitter “pode fugir, mas não se pode esconder” e que a empresa não terá outra alternativa a não ser obedecer às leis europeias caso queira continuar a ter utilizadores europeus.

Antes de ser comprado por Elon Musk, o Twitter tinha uma equipa dedicada ao combate à desinformação, mas a maior parte destes especialistas terá já saído da empresa ou sido despedidos pela nova administração.

O código da União Europeia é seguido por várias plataformas, incluindo a Meta — que inclui Facebook e Instagram — mas também o TikTok, Google, Microsoft eTwitch.

// RFI

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.