No Twitter, o discurso de ódio contra chineses cresceu 900%

A L1ght, uma empresa que mede a toxicidade das plataformas digitais, partilhou recentemente um relatório no qual revela que o discurso de ódio contra a China e contra os chineses teve um crescimento de 900%.

Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos, rotulou o novo coronavírus como “vírus chinês”, mas parece que não está sozinho nesta estigmatização.

A pandemia de Covid-19, que surgiu em território chinês, levou milhares de internautas a insultar o país asiático e os seus cidadãos com insultos racistas. Um relatório da L1ght, uma empresa especializada em medir a toxicidade das plataformas digitais, sugere que houve um crescimento de 900% no discurso de ódio contra a China no Twitter.

“As pessoas estão a passar mais tempo online e, portanto, estão a ser expostas a cada vez mais discursos de ódio. Os instigadores de ódio estão, provavelmente, a usar o clima de incerteza e tensão para incentivar comportamentos discriminatórios“, refere a empresa.

“De acordo com os nossos dados, o abuso racista está a ter como alvo os asiáticos. Os tweets tóxicos estão a usar linguagem tóxica para acusar os asiáticos de transportarem o coronavírus e de o disseminarem”, lê-se no relatório, citado pelo The Next Web.

Segundo a empresa, a acompanhar o discurso de ódio, surgem também um conjunto de hashtags para criar o efeito de discriminação, como #Chinavirus ou #Kungflu.

Ainda assim, o relatório destaca que a discriminação não acontece apenas nas redes sociais. Vários asiáticos-americanos estão a enfrentar racismo nas ruas: em São Francisco, nos Estados Unidos, foram relatados mais de 1.000 casos de xenofobia entre 28 de janeiro e 24 de fevereiro, e o Reino Unido também registou vários casos de crime de ódio nas últimas semanas.

Se, por um lado, o mundo une-se para combater a atual pandemia de Covid-19, também há um ódio crescente pelas comunidades asiáticas a formar-se quer online, quer offline.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. a culpa nao é da populaçao mas sim do presidente pois sabia do virus e escondeu do mundo, ele é que deixou a populaçao viajar pelo pais e pelo mundo
    se o presidente tomasse logo medidas, com certeza o virus nao teria infectado tanta gente
    se o governo chines escondeu o virus do mundo, tambem é possivel que esconda os nºs reais de casos e de mortes. nao acredito nos nºs tao baixos de vitimas

  2. a culpa morre solteira. será que quem culpa os chineses são os mesmo que ncompram imensas coisas feitas na China para onde os industriais ocidentais em buscas de regras menos apertadas sobre o trabalho e poluição? não foram os chinese nem a china que obrigou os ocidentais a irem para a China fabricar !!!
    sera que Dr.Franis Boyle tem razão e o virus começou a ser desenvolvido nos EUA e no Canada? por agora nem interessa levantar a lebre com o isolamento social nem podemos protestar e agora o mais importante é salvar vidas tal como no 11 de Setembro se lerem o que dizem os bombeiros lá do sitio !!!
    O mais importante é salvar vidas de qualquer idade e isolar os nacionalistas e populistas mantendo o patriotismo e cooperando Vencer a epedemia e+e cooperar é ficar em casa é isolar os xenofobos.

  3. Tenho a certeza que não é contra os chineses, mas sim contra o governo chines e quem os apoia.
    Este tipo de jornalismo de esquerda é que são o cancro, deviam era ter vergonha e verem o mal que o regime chinês já fez incluindo alguns cidadãos chineses cegamente fiéis ao regime continuam a fazer danos nos países ocidentais.
    Se vocês pensam que a súbita escassez de material médico é por acaso estão enganados. E o governo chinês(já nem digo china por causa dos eternamente ofendidos), tem lançado uma campanha de desinformação pelo mundo fora direcionado à imprensa internacional. Mas quem os apanhou na curva foi os Australianos.

RESPONDER

Epidemiologista sueco admite erros. "Há potencial para melhorar o que fizemos"

O principal epidemiologista da Suécia, Anders Tegnell, admitiu que a sua estratégia para combater a covid-19 resultou em muitas mortes, depois de ter convencido o governo do país a evitar um confinamento. "Se encontrássemos a mesma doença, …

Renato Sanches a prazo no Lille. Chovem propostas pelo ex-Benfica

Renato Sanches voltou a encontrar a sua boa forma no Lille. As boas exibições do internacional português levaram-no a receber propostas volumosas de vários clubes. O presidente do Lille confirmou que tem recebido várias propostas avultadas, …

Ação judicial contra ordem executiva de Trump de restrição às redes sociais. Viola a Primeira Emenda

O Centro para a Democracia e Tecnologia (CDT) apresentou uma ação judicial contra a ordem executiva de Donald Trump cujo alvo eram as redes sociais, alegando que viola a Primeira Emenda da Constituição norte-americana. O The …

Grécia suspende voos com o Qatar após chegada de 12 passageiros infetados

A Grécia anunciou, esta terça-feira, a suspensão dos voos de e para o Qatar até 15 de junho, depois de ter detetado vários casos de coronavírus numa ligação de Doha para Atenas. Pelo menos 12 dos …

Norte e Porto são demasiado importantes para que TAP não olhe para região "com respeito"

Pedro Nuno Santos adiantou, esta quarta-feira, que o novo plano de retoma da atividade da TAP está a ser trabalhado e o objetivo é que a TAP "dê resposta às necessidades nacionais". O ministro das Infraestruturas …

Se Chega vencer eleições, "ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar prisão"

Tal como Donald Trump, André Ventura abriu guerra contra o Twitter e deixou um aviso: "Se o Chega vencer as eleições, ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar mesmo prisão". Numa altura em que os …

Reestruturação do Novo Banco é para terminar este ano, garante António Ramalho

António Ramalho, presidente do Novo Banco, garante que o processo de reestruturação ficará concluído ainda este ano. Desde a venda do Novo Banco ao fundo Lone Star a história repete-se todos os anos: a administração ativa …

Dívida pública pode atingir 141,8% do PIB em 2020

Esta quarta-feira, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) apresentou dois cenários para a evolução da economia e das finanças públicas no período 2020-2022. De acordo com as estimativas divulgadas esta quarta-feira pelo Conselho das Finanças Públicas …

Portugal entre incumpridores de recomendações anti-corrupção do Conselho da Europa

No final de 2019 Portugal só tinha implementado integralmente uma das 15 recomendações emitidas pelo Grupo de Estados contra a Corrupção (GRECO). Das restantes 14 recomendações, oito foram implementadas parcialmente e seis recomendações não foram …

André Ventura "é declaradamente uma pessoa racista", atira socialista Isabel Moreira

Numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, esta quarta-feira, a deputada socialista Isabel Moreira afirmou que o líder do Chega "é declaradamente uma pessoa racista". Esta quarta-feira, numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, …