Turquia “a perder o controlo”. Número real de casos pode ser 10 vezes superior ao admitido pelo Governo

Erdem Sahin / EPA

A Turquia tem registado cerca de 1.260 novos casos diários e 20 óbitos por dia nas últimas duas semanas. No entanto, os números reais podem ser 10 vezes superiores.

O número de casos na Turquia tem aumentado nas últimas semanas, principalmente no sudente do país e na capital, Ancara. Porém, de acordo com o semanário Expresso, muitos desconfiam dos números divulgados pelo Governo.

O ministério está a esconder os dados reais. Ao lançar dados falsos, criou-se complacência na sociedade, e as pessoas continuam a sua vida normal, já que não estão a par da extensão real dos surtos”, acusou Yıldız Ok-Orak, líder do Sindicato de Trabalhadores da Saúde (SES) da província de Diyarbakir.

A Associação Médica da Turquia publicou um relatório que sugere que o número de casos pode ser até dez vezes superior aos dados oficiais, já que “muitos pacientes com sintomas covid-19 não são testados”.

O número oficial de novas infeções é o dobro do de recuperados. O Ministério da Saúde diz que a taxa de ocupação dos cuidados intensivos a nível nacional ronda os 65%, mas vários hospitais relatam situações de rutura. Em julho, o ministério da Saúde deixou de publicar o número de pacientes em cuidados intensivos.

Os líderes das associações médicas das províncias de Diyarbakır, Mardin, Van, Urfa, Antep e Batman falam de “unidades de cuidados intensivos ocupadas a 100%”, e de muitos doentes que não podem ser admitidos porque as enfermarias estão cheias.

Alpay Azap, em doenças infeciosas da Faculdade de Medicina da Universidade de Ancara e membro do painel científico de acompanhamento da pandemia a nível nacional, disse que o “vírus está a espalhar-se de forma descontrolada nas últimas semanas”.

Já a Sociedade de Medicina Torácica emitiu um comunicado segundo o qual a Turquia “estava a perder o controlo da pandemia”.

Governo atribui infeções à negligência da população

O Governo da Turquia nega estar a manipular o número de casos divulgado, defendendo que “desde o primeiro dia, a Turquia tem anunciado o número de casos de uma forma transparente”.

O ministro da Saúde, Fahrettin Koca, disse ainda que o aumento das infeções se deve a atos de negligência por parte da população, que não segue as instruções e regras.

A Turquia levantou a maior parte das restrições a 1 de junho, mas o uso da máscara continua a ser obrigatório na rua. Agora, os cidadãos com mais de 65 anos na capital e em nove outras províncias passaram a estar outra vez parcialmente confinados, estando proibidos de ir a mercados, parques, casamentos, funerais e outros locais com frequência pública.

Dezasseis milhões de crianças e jovens vão começar o próximo ano letivo em casa na próxima segunda-feira. O ensino vai manter-se à distância pelo menos até 21 de setembro.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Lá o maioral anda mais ocupado na promoção do islamismo, vai convertendo igrejas em mesquitas, é mais importante e certamente dará mais votos.

RESPONDER

Cientistas medem temperatura a 4 mil borboletas (e revelam a influência do clima no seu habitat)

Um grupo de cientistas do Reino Unido recolheu 4 mil borboletas selvagens para medir a sua temperaturas, alertando que algumas das espécies mais reconhecidas do país estão em ameaça de colapso, e em risco de …

Teia da morte. Cientistas desenvolvem nova forma de matar células cancerígenas

Um novo estudo sugere que, através de uma interrupção direcionada e localizada da estrutura das células cancerígenas, o seu mecanismo de autodestruição pode ser ativado. As células cancerígenas multiplicam-se de forma incontrolável, levando a um crescimento …

Boavista 2-0 Porto | “Manita” em 45 minutos demolidores

Goleada do “dragão” no Bessa. No dérbi portuense entre Boavista e FC Porto, os campeões nacionais sentiram dificuldades na primeira parte, não conseguiram sequer enquadrar qualquer um dos seus remates, mas na segunda parte tudo …

Magawa, o rato que deteta minas, ganhou uma medalha de ouro

Magawa, um rato gigante africano, foi treinado para descobrir minas terrestres e tem estado ao serviço no Camboja. O animal foi agora proclamado herói e premiado por salvar vidas naquele país. A instituição de caridade britânica …

Cientistas descobrem nova espécie de crustáceo no lugar mais quente da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova espécie de crustáceo de água doce durante uma expedição ao deserto de Lute, no Irão, também conhecido como o lugar mais quente do planeta. Hossein Rajaei, do Museu Estadual …

Furacão Sally fragmentou parte de uma ilha da Florida em três

A passagem do furacão Sally fragmentou parte de uma ilha na costa da Florida, no Estados Unidos, criando assim três pequenas porções de terra. Na prática, tal como explica o portal USA Today, o furação abriu …

Benfica 2-0 Moreirense | “Águia” vence e convence cónegos

Após ter perdido e empatado nas duas últimas recepções ao Moreirense, o Benfica voltou a vencer o emblema de Moreira de Cónegos na Luz. Este sábado, em duelo relativo à segunda jornada do campeonato, as “águias” …

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …