Turquia “a perder o controlo”. Número real de casos pode ser 10 vezes superior ao admitido pelo Governo

Erdem Sahin / EPA

A Turquia tem registado cerca de 1.260 novos casos diários e 20 óbitos por dia nas últimas duas semanas. No entanto, os números reais podem ser 10 vezes superiores.

O número de casos na Turquia tem aumentado nas últimas semanas, principalmente no sudente do país e na capital, Ancara. Porém, de acordo com o semanário Expresso, muitos desconfiam dos números divulgados pelo Governo.

O ministério está a esconder os dados reais. Ao lançar dados falsos, criou-se complacência na sociedade, e as pessoas continuam a sua vida normal, já que não estão a par da extensão real dos surtos”, acusou Yıldız Ok-Orak, líder do Sindicato de Trabalhadores da Saúde (SES) da província de Diyarbakir.

A Associação Médica da Turquia publicou um relatório que sugere que o número de casos pode ser até dez vezes superior aos dados oficiais, já que “muitos pacientes com sintomas covid-19 não são testados”.

O número oficial de novas infeções é o dobro do de recuperados. O Ministério da Saúde diz que a taxa de ocupação dos cuidados intensivos a nível nacional ronda os 65%, mas vários hospitais relatam situações de rutura. Em julho, o ministério da Saúde deixou de publicar o número de pacientes em cuidados intensivos.

Os líderes das associações médicas das províncias de Diyarbakır, Mardin, Van, Urfa, Antep e Batman falam de “unidades de cuidados intensivos ocupadas a 100%”, e de muitos doentes que não podem ser admitidos porque as enfermarias estão cheias.

Alpay Azap, em doenças infeciosas da Faculdade de Medicina da Universidade de Ancara e membro do painel científico de acompanhamento da pandemia a nível nacional, disse que o “vírus está a espalhar-se de forma descontrolada nas últimas semanas”.

Já a Sociedade de Medicina Torácica emitiu um comunicado segundo o qual a Turquia “estava a perder o controlo da pandemia”.

Governo atribui infeções à negligência da população

O Governo da Turquia nega estar a manipular o número de casos divulgado, defendendo que “desde o primeiro dia, a Turquia tem anunciado o número de casos de uma forma transparente”.

O ministro da Saúde, Fahrettin Koca, disse ainda que o aumento das infeções se deve a atos de negligência por parte da população, que não segue as instruções e regras.

A Turquia levantou a maior parte das restrições a 1 de junho, mas o uso da máscara continua a ser obrigatório na rua. Agora, os cidadãos com mais de 65 anos na capital e em nove outras províncias passaram a estar outra vez parcialmente confinados, estando proibidos de ir a mercados, parques, casamentos, funerais e outros locais com frequência pública.

Dezasseis milhões de crianças e jovens vão começar o próximo ano letivo em casa na próxima segunda-feira. O ensino vai manter-se à distância pelo menos até 21 de setembro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Lá o maioral anda mais ocupado na promoção do islamismo, vai convertendo igrejas em mesquitas, é mais importante e certamente dará mais votos.

RESPONDER

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …