Erdogan avisa: Turquia não vai ser o “armazém de refugiados da Europa”

2

Daniel Kopatsch / EPA

Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan

O Presidente turco advertiu, esta quinta-feira, perante a possibilidade de um forte afluxo de refugiados do Afeganistão, que a Turquia não está disposta a ser o “armazém de refugiados da Europa”.

“A Europa transformou-se no centro de atração de milhões de pessoas, está a fechar as suas fronteiras e não pode ficar à margem deste problema”, disse Recep Tayyip Erdogan num discurso transmitido pela televisão. “A Turquia não tem a responsabilidade, nem a obrigação, de se tornar o armazém de migrantes e refugiados da Europa”, sublinhou.

Neste momento, a Turquia acolhe 3,6 milhões de refugiados sírios e cerca de meio milhão de afegãos, números que poderão ser superiores dado que há um número desconhecido de migrantes indocumentados.

O chefe de Estado turco indicou que cerca de 450 mil sírios regressaram ao seu país por decisão própria, enquanto 235 mil afegãos “foram enviados” de volta, sem especificar o período em que ocorreram essas repatriações.

Na quarta-feira, o Alto Representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, assegurou à agência EFE que a situação no Afeganistão vai ser diferente da guerra na Síria e da onda migratória de 2015. A esse respeito, Borrell propôs formas de “cooperação regional” com países da Ásia Central e a Turquia.

No início da semana, ficou a saber-se que a Turquia está a construir um muro na fronteira com o Irão, que tem fronteira direta com o Afeganistão, e a enviar tropas para o local, para tentar travar a entrada de refugiados afegãos.

No mesmo discurso televisivo, avança a rádio TSF, o Presidente turco ofereceu a sua ajuda para tratar da segurança do aeroporto de Cabul, após a saída das tropas norte-americanas. Erdogan disse estar pronto para conversar com os líderes fundamentalistas e garantiu que o país está recetivo a qualquer cooperação.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Ó Toni, os refugiados não são da Europa, os refugiados são da Ásia! E tu também és! Por isso os refugiados são teus!!

  2. Este tipo quer é por vias dúbias islamizar a Europa! Não passa de um canalha que faz chatagem com tudo o que pode. Há tantos países no mundo, e vejam só, os migrantes e refugiados só vêm para a Europa! Então a “maravilhosa China” e outris “paraísis na Terra, mesmo ali ao lado?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.