A Turquia autoriza os Estados Unidos a usar bases aéreas do país, entre as quais a de Incirlik, no sul do território, como ponto de apoio nos ataques ao grupo autoproclamado Estado Islâmico, comunicaram hoje as autoridades norte-americanas.
“O acesso a esta base vai aumentar a eficácia operacional da coligação”, que combate o autoproclamado EI, afirmou um responsável da base de Incirlik à agência France Presse.
Ancara e Washington chegaram a acordo sobre a utilização da base aérea turca, após meses de negociações.
A informação foi revelada um dia depois de o Presidente norte-americano, Barack Obama, ter falado com o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, sobre o conflito.
“Decidimos aprofundar a cooperação” na luta contra o grupo EI, “unir os esforços para promover a segurança e estabilidade no Iraque e, com o nosso trabalho, trazer uma solução política para o conflito na Síria”, disse a porta-voz do departamento norte-americano de Defesa, Laura Seal.
A representante do Departamento de Defesa afirmou que os EUA, enquanto aliado da Turquia, levam “as ameaças à fronteira da Turquia com muita seriedade”.
O anúncio da cooperação entre as forças turcas e norte-americanas surge três dias após o atentado suicida, atribuído ao grupo extremista, contra os ativistas pró-curdos em Suruç, no sul da Turquia, perto da fronteira síria, que fez 32 mortos e uma centena de feridos.
/Lusa
…Mais uma vez os europeus continuam de cabeça enterrada na areia!
E aproveitam para “limpar” os curdos. Os ataques não escolhem alvos!!