Turquia ameaça inundar a Europa de refugiados

 

unaoc / Flickr

Recep Erdogan, Presidente da Turquia

Recep Erdogan, Presidente da Turquia

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, criticou esta quinta-feira os apelos internacionais para a abertura da fronteira turca aos milhares de sírios que fugiram dos combates em Alepo e ameaçou enviá-los para outros países.

Não está escrito ‘idiota’ nas nossas testas. Não pensem que os aviões e os autocarros estão aqui para nada. Faremos o que for necessário”, disse Erdogan num discurso a empresários em Ancara.

Há 10 dias, as forças do regime de Damasco, apoiadas pela aviação russa, lançaram uma ofensiva contra os rebeldes na província de Aleppo, em combates que deixaram 500 mortos e provocaram a fuga de cerca de mais 50 mil pessoas, e 30 mil destas estão a tentar entrar na Turquia pela fronteira da cidade de Kilis, onde se encontra um campo de refugiados.

No entanto, o governo turco tem, até agora, fechado a fronteira para parte destes refugiados, apesar dos apelos de líderes da União Europeia.

O chefe de Estado turco confirmou também a discussão com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, noticiada no final do ano passado, sobre o destino dos migrantes e refugiados.

Erdogan ameaçou abrir as fronteiras com os países europeus se a Turquia não recebesse um valor satisfatório para os acolher em seu território – na altura, Erdogan exigia receber 30 mil milhões como contrapartida da UE. “Defendemos os direitos da Turquia e dos refugiados”, afirmou o líder turco.

A Turquia afirma que já abriga 2,7 milhões de refugiados de guerra da Síria e que não tem como acolher mais pessoas, especialmente no campo de Kilis, que já é ocupado por 11.500 sírios.

Em novembro do ano passado, a União Europeia firmou um acordo com a Turquia, oferecendo três mil milhões de euros como contrapartida à ajuda de Ancara para conter os fluxos migratórios para a Europa.

Estima-se que mais de 4,5 milhões de pessoas tenham deixado a Síria desde que a guerra civil começou, em 2011. Outros 13,5 milhões ainda vivem no país e precisam urgentemente de assistência humanitária.

Agência Brasil / BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Pois… idiotas não, mas escumalha de certeza que sim!!
    E os alemãs são outros que tal – afinal nunca teriam feito as guerras que fizeram sem a ajuda dos turcos!!

RESPONDER

Há duas estirpes de gripe desaparecidas. Foram vítimas da pandemia

Os virologistas acreditam que a crise pandémica causada pela covid-19 ajudou a erradicar duas estirpes de gripe. As medidas de segurança adotadas, como usar  máscara e manter distância social, foram as principais culpadas. De acordo com …

Cristiano Ronaldo no...Barcelona?

Será uma "utopia" do presidente do Barcelona colocar o português na equipa de Lionel Messi. Mas Laporta já começou a agir. Ainda não se sabe se Lionel Messi vai continuar no Barcelona. A renovação parece estar …

Afinal, a atividade geológica não é aleatória. É impulsionada por ciclos

Ao longos dos tempos, os especialistas têm proposto a existência de ciclos de grandes acontecimentos, tendo em conta a atividade vulcânica e extinções em massa na terra e no mar. Agora, uma análise de grandes …

Confronto de Titãs. Hubble identifica colisão cósmica cataclísmica

Com a ajuda do Telescópio Espacial Hubble, uma equipa de astrónomos capturou uma nova fotografia do sistema de galáxias em interação IC 1623. Também conhecido como Arp 236, ESO 541-23 e IRAS 01053-1746, o par de …

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …