Turquia ameaça inundar a Europa de refugiados

 

unaoc / Flickr

Recep Erdogan, Presidente da Turquia

Recep Erdogan, Presidente da Turquia

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, criticou esta quinta-feira os apelos internacionais para a abertura da fronteira turca aos milhares de sírios que fugiram dos combates em Alepo e ameaçou enviá-los para outros países.

Não está escrito ‘idiota’ nas nossas testas. Não pensem que os aviões e os autocarros estão aqui para nada. Faremos o que for necessário”, disse Erdogan num discurso a empresários em Ancara.

Há 10 dias, as forças do regime de Damasco, apoiadas pela aviação russa, lançaram uma ofensiva contra os rebeldes na província de Aleppo, em combates que deixaram 500 mortos e provocaram a fuga de cerca de mais 50 mil pessoas, e 30 mil destas estão a tentar entrar na Turquia pela fronteira da cidade de Kilis, onde se encontra um campo de refugiados.

No entanto, o governo turco tem, até agora, fechado a fronteira para parte destes refugiados, apesar dos apelos de líderes da União Europeia.

O chefe de Estado turco confirmou também a discussão com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, noticiada no final do ano passado, sobre o destino dos migrantes e refugiados.

Erdogan ameaçou abrir as fronteiras com os países europeus se a Turquia não recebesse um valor satisfatório para os acolher em seu território – na altura, Erdogan exigia receber 30 mil milhões como contrapartida da UE. “Defendemos os direitos da Turquia e dos refugiados”, afirmou o líder turco.

A Turquia afirma que já abriga 2,7 milhões de refugiados de guerra da Síria e que não tem como acolher mais pessoas, especialmente no campo de Kilis, que já é ocupado por 11.500 sírios.

Em novembro do ano passado, a União Europeia firmou um acordo com a Turquia, oferecendo três mil milhões de euros como contrapartida à ajuda de Ancara para conter os fluxos migratórios para a Europa.

Estima-se que mais de 4,5 milhões de pessoas tenham deixado a Síria desde que a guerra civil começou, em 2011. Outros 13,5 milhões ainda vivem no país e precisam urgentemente de assistência humanitária.

Agência Brasil / BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Pois… idiotas não, mas escumalha de certeza que sim!!
    E os alemãs são outros que tal – afinal nunca teriam feito as guerras que fizeram sem a ajuda dos turcos!!

RESPONDER

O primeiro protótipo em tamanho real da Starship explodiu durante um teste

O primeiro protótipo completo em aço inoxidável da nave Starship da empresa norte-americana Space X explodiu durante um teste levado a cabo na passada quarta-feira, 20 de novembro, nos Estados Unidos. O incidente ocorreu nas …

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …