Turismo é um dos setores mais poluentes (mas há exemplos de boas práticas em Portugal)

O turismo dos que mais contribui para as alterações climáticas, representado 8% do total de emissões de CO2, segundo um estudo da Universidade de Sidney.

Uma gestão eficiente de águas, energia e resíduos é hoje uma das maiores dores de cabeça de qualquer gestor hoteleiro. A pressão pela eficiência energética e ambiental é enorme, potenciada pela constante divulgação de estudos que, tal como o recentemente apresentado pela Universidade de Sidney, apontam para a grande responsabilidade que o sector do turismo tem sobre as alterações climáticas.

Mais do que as poupanças geradas pela introdução de processos mais eficientes, com reflexo quase imediato nas folhas de cálculo das empresas, a importância do impacto que as medidas adotadas têm no ambiente é muito superior.

Apesar da crescente consciência sobre estas temáticas, muitas empresas turísticas ainda estão apenas a dar os primeiros passos. Existem outras, porém. que há muito se aperceberam da necessidade de fazer mais pelo ambiente. Para Gilberto Jordan, administrador do Grupo André Jordan, responsável pela construção da Quinta do Lago, no Algarve, “este desafio começou para há muitos anos”.

Uma das medidas destacadas pelo responsável, de acordo com o Expresso, foi a opção de não colocar ar condicionado nos edifícios que compõem o empreendimento. “O clima em Portugal é temperado, pelo que não há grande necessidade de aquecer ou de arrefecer os ambientes”.

Assim, o grupo preferiu investir num tipo de construção que aposta na qualidade da vertente térmica. “Construir bem tem um grande impacto na eficiência energética”.

Além desta aposta, o Grupo André Jordan utiliza também a água da chuva para as sanitas e tem todos os imóveis preparados para produzir energia própria e comercializar a terceiros, assim que esta prática seja regulamentada.

Outro exemplo, destaca o Expresso, é o Grupo Galo Resorts, com sede na Madeira, representado pelo seu administrador, Roland Bachmeier. Quando chegou ao arquipélago, o administrador tinha a seu cargo um hotel com cerca de 40 anos que, desde logo, quis transformar num projeto auto-suficiente e sustentável.

O caminho não foi fácil, como contou ao jornal, mas está satisfeito com os resultados. A utilização de painéis fotovoltaicos foi o primeiro passo para a poupança. Roland Bachmeier conta que pagava quase 300 mil euros de eletricidade anual, valor que reduziu ao longo dos anos em mais de 80 mil euros.

A utilização de ventiladores eletrónicos nos quartos permitiu ao grupo hoteleiro adicionar uma poupança de 65%. Outras medidas como a utilização das águas dos duches e lavatórios, assim como a água das levadas, para as sanitas, ou a escolha de água do mar para as piscinas, permitem poupar ainda mais.

Para o empresário, outro dos desafios para os hoteleiros passa pela mudança de hábitos dos clientes. No caso do Grupo Galo Resorts, uma das práticas que incentivam esta mudança de comportamentos inclui desafios e passatempos, a cumprir pelos hóspedes, que depois se materializam na oferta de estadias e viagens.

Já a a Fundação Gulbenkian é também pioneira na adoção de medidas de sustentabilidade. Desde 2006 que o faz internamente, tendo poupado, entre 2007 e 2011, cerca de três milhões de euros com a fatura energética.

Osório Tomás, responsável pela gestão de edifícios da Fundação, admite ao Expresso que esta poupança, “apesar de pequena no universo da Fundação”, é muito positiva pela redução da pegada de carbono da instituição.

Estes exemplos servem agora de modelo às empresas que estão a iniciar este caminho rumo à sustentabilidade. O importante é que as metas se cumpram de forma a que toda a economia, com destaque para o sector do turismo, se torne mais limpa e eficiente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vandalizadas instalações da delegação da União Europeia em Israel

As paredes da delegação da missão da União Europeia (UE) em Israel apareceram, este domingo, vandalizadas com grafiti e com acusações ameaçadoras de que “o dinheiro alemão mata judeus”. A delegação da UE naquele país já …

Morreu Ric Ocasek, vocalista dos The Cars

Ric Ocasek, vocalista dos The Cars, foi encontrado morto no domingo à tarde em sua casa em Manhattan, anunciou a polícia de Nova Iorque. Segundo um porta-voz do Departamento de Polícia de Nova Iorque, foi a …

Por que ganhamos peso à medida que envelhecemos? A Ciência respondeu

Muitas pessoas lutam para controlar o seu peso à medida que envelhecem. Fazem dietas e praticam exercício físico, mas, quando chegam à balança, ficam dececionadas. Agora, uma nova investigação descobriu porque é que as pessoas …

Lagos de metano de Titã podem ser crateras de explosões gigantes

Um novo estudo sugere que os lagos de metano líquido encontrados na superfície de Titã, a principal lua de Saturno, podem ter-se formado quando azoto aquecido explodiu debaixo da sua superfície. De acordo com o Business …

Todos os cometas do Sistema Solar podem ter vindo do mesmo lugar

Os cometas do Sistema Solar podem ter nascido no mesmo lugar. Um astrónomo da Universidade de Leiden aplicou modelos químicos a catorze cometas conhecidos e encontrou um padrão claro. Todos os cometas do Sistema Solar podem …

Descoberta enguia que tem a maior descarga elétrica alguma vez vista

Foram descobertas duas novas espécies de enguias elétricas (Electrophorus electricus), sendo que uma delas tem a maior descarga elétrica alguma vez vista num animal, com uma potência de 850 volts. Podendo chegar a 2,5 metros de …

Nova tecnologia consegue gerar eletricidade através das noites frias

Cientistas da Universidade de Stanford e da Universidade da Califórnia em Los Angeles construíram um dispositivo que consegue gerar eletricidade através do frio sentido durante a noite. Há dois anos, numa noite gelada de dezembro, num telhado da Califórnia, …

Descoberto um mundo subterrâneo perdido no meio da Antártida

Durante as primeiras expedições na Antártida, exploradores polares descobriram uma caverna de gelo "perdida" com três andares, vários lagos e um rio. A formação geológica foi encontrada na ilha Galindez, onde estão baseados os exploradores da …

Boavista 1-1 Sporting | Duelo felino de portas fechadas

O Sporting foi ao Estádio do Bessa perder mais dois pontos. Após a derrota em casa com o Rio Ave na ronda anterior, que valeu o despedimento a Marcel Keizer, Leonel Pontes estreou-se no banco …

Durante a Guerra Fria, os melhores agentes da CIA não eram humanos

A CIA desclassificou dezenas de documentos da época da Guerra Fria, que revelam detalhes das suas missões. A agência de inteligência norte-americana não apostava só em humanos. De acordo com a agência France-Press, os documentos revelam …