Turismo é um dos setores mais poluentes (mas há exemplos de boas práticas em Portugal)

O turismo dos que mais contribui para as alterações climáticas, representado 8% do total de emissões de CO2, segundo um estudo da Universidade de Sidney.

Uma gestão eficiente de águas, energia e resíduos é hoje uma das maiores dores de cabeça de qualquer gestor hoteleiro. A pressão pela eficiência energética e ambiental é enorme, potenciada pela constante divulgação de estudos que, tal como o recentemente apresentado pela Universidade de Sidney, apontam para a grande responsabilidade que o sector do turismo tem sobre as alterações climáticas.

Mais do que as poupanças geradas pela introdução de processos mais eficientes, com reflexo quase imediato nas folhas de cálculo das empresas, a importância do impacto que as medidas adotadas têm no ambiente é muito superior.

Apesar da crescente consciência sobre estas temáticas, muitas empresas turísticas ainda estão apenas a dar os primeiros passos. Existem outras, porém. que há muito se aperceberam da necessidade de fazer mais pelo ambiente. Para Gilberto Jordan, administrador do Grupo André Jordan, responsável pela construção da Quinta do Lago, no Algarve, “este desafio começou para há muitos anos”.

Uma das medidas destacadas pelo responsável, de acordo com o Expresso, foi a opção de não colocar ar condicionado nos edifícios que compõem o empreendimento. “O clima em Portugal é temperado, pelo que não há grande necessidade de aquecer ou de arrefecer os ambientes”.

Assim, o grupo preferiu investir num tipo de construção que aposta na qualidade da vertente térmica. “Construir bem tem um grande impacto na eficiência energética”.

Além desta aposta, o Grupo André Jordan utiliza também a água da chuva para as sanitas e tem todos os imóveis preparados para produzir energia própria e comercializar a terceiros, assim que esta prática seja regulamentada.

Outro exemplo, destaca o Expresso, é o Grupo Galo Resorts, com sede na Madeira, representado pelo seu administrador, Roland Bachmeier. Quando chegou ao arquipélago, o administrador tinha a seu cargo um hotel com cerca de 40 anos que, desde logo, quis transformar num projeto auto-suficiente e sustentável.

O caminho não foi fácil, como contou ao jornal, mas está satisfeito com os resultados. A utilização de painéis fotovoltaicos foi o primeiro passo para a poupança. Roland Bachmeier conta que pagava quase 300 mil euros de eletricidade anual, valor que reduziu ao longo dos anos em mais de 80 mil euros.

A utilização de ventiladores eletrónicos nos quartos permitiu ao grupo hoteleiro adicionar uma poupança de 65%. Outras medidas como a utilização das águas dos duches e lavatórios, assim como a água das levadas, para as sanitas, ou a escolha de água do mar para as piscinas, permitem poupar ainda mais.

Para o empresário, outro dos desafios para os hoteleiros passa pela mudança de hábitos dos clientes. No caso do Grupo Galo Resorts, uma das práticas que incentivam esta mudança de comportamentos inclui desafios e passatempos, a cumprir pelos hóspedes, que depois se materializam na oferta de estadias e viagens.

Já a a Fundação Gulbenkian é também pioneira na adoção de medidas de sustentabilidade. Desde 2006 que o faz internamente, tendo poupado, entre 2007 e 2011, cerca de três milhões de euros com a fatura energética.

Osório Tomás, responsável pela gestão de edifícios da Fundação, admite ao Expresso que esta poupança, “apesar de pequena no universo da Fundação”, é muito positiva pela redução da pegada de carbono da instituição.

Estes exemplos servem agora de modelo às empresas que estão a iniciar este caminho rumo à sustentabilidade. O importante é que as metas se cumpram de forma a que toda a economia, com destaque para o sector do turismo, se torne mais limpa e eficiente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo nada diz sobre eventual candidatura de Ana Gomes à Presidência da República

O Presidente da República recusou esta quinta-feira comentar, em Israel, uma possível candidatura presidencial da ex-eurodeputada do PS Ana Gomes. "Eu não faço comentários sobre a vida política portuguesa", justificou Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado …

Defeito nos travões força Metro do Porto a andar devagar. Falha foi detetada há um ano

O descarrilamento de um metro na estação de Campanhã foi provocado por um defeito nos patins eletromagnéticos. A avaria afeta vários veículos da frota do Metro do Porto. No passado dia 2 de janeiro, uma falha …

Soares da Costa acusada de ajudar hotel-fantasma a "sacar" 1,2 milhões de euros ao Estado

A Soares da Costa e dois ex-responsáveis de um dos maiores grupos de construção civil portugueses estão acusados de fraude e de branqueamento de capitais num processo judicial que envolve um hotel-fantasma, que nunca foi …

Chega vai organizar angariação de fundos para a pediatria do S. João (mas hospital não sabe de nada)

O partido Chega, liderado por André Ventura, vai realizar um jantar no Mercado Ferreira Borges, no Porto, esta sexta-feira, e anunciou que parte da receita reverte para o serviço de Oncologia Pediátrica do S. João. …

Isabel dos Santos também sai da Efacec. Era "o negócio mais vulnerável" da empresária em Portugal

A Efacec anunciou, nesta sexta-feira, que Isabel dos Santos decidiu "sair da estrutura accionista" da empresa, "com efeitos definitivos". Uma decisão que surge no âmbito do "Luanda Leaks" que implica a empresária no desvio de …

Há pessoas a fingir serem funcionários da Segurança Social

A Segurança Social está a alertar para situações de fraude e roubo por pessoas que se fazem passar por funcionários que prometem prémios. Esta sexta-feira, o Instituto da Segurança Social alertou para situações de fraude e …

Já chegaram à Assembleia da República quase 600 propostas de alteração ao Orçamento

Nos serviços do Parlamento já deram entrada quase 600 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020. A esquerda domina a lista de mudanças. O PCP foi o partido que mais alterações colocou em cima …

Brexit já recebeu luz verde da Comissão e do Conselho Europeu

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, formalizaram esta sexta-feira o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE), faltando agora apenas a …

Isabel dos Santos esteve em Portugal, mas saiu na hora da reunião entre procuradores

No mesmo dia, Isabel dos Santos chegou e saiu de Portugal, onde esteve em Lisboa para conceder "plenos poderes" aos seus representantes legais no processo de alienação do capital do Eurobic. Isabel dos Santos esteve em …

Invencível fora de portas. Benfica é quase caso único nas grandes ligas

O Benfica é uma das três equipas das grandes ligas europeias que ainda não perdeu fora de casa para o campeonato, esta temporada. As 'águias' venceram todos os oito jogos. Jogar em casa costuma ser um …