/

Turismo médico. SNS é usado por estrangeiros para tratamentos grátis

20

Há cada vez mais estrangeiros a inscreverem-se no Serviço Nacional de Saúde (SNS), até utilizando moradas de hotel, para obterem acesso a tratamentos e medicamentos grátis. Acabam por fazer “turismo médico”, obtendo o que desejam e voltando aos seus países.

Este fenómeno começou a ser notado nos últimos anos, nomeadamente com o chamado “turismo de nascimentos”, com grávidas estrangeiras a viajarem para Portugal para terem os seus filhos nos hospitais do SNS que é gratuito e melhor do que os sistemas de saúde dos seus países de origem.

São, maioritariamente, grávidas dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), com destaque para angolanas, guineenses e cabo-verdianas. Mas, nos últimos anos, começaram a aparecer casos de grávidas de países como Índia, Bangladesh e Paquistão.

O alerta para esta nova tendência chegou ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) depois do caso da grávida indiana que morreu, durante o parto num hospital do SNS.

O bebé ficou nos cuidados intensivos e o SEF suspeita que essa mulher e o marido, que a acompanhou até Portugal, podem ter sido ajudados por “máfias de imigração ilegal que operam na rota dos Balcãs”, como refere o Expresso.

Além dos serviços gratuitos e eficientes do SNS, algumas destas grávidas podem estar interessadas em obter a nacionalidade portuguesa para os seus filhos, para acelerar processos de regularização como imigrantes.

“Vêm buscar, regressam e voltam quando precisam de mais”

Mas, para lá das grávidas, há outros cidadãos que também estão a tirar proveito da gratuitidade do SNS, nomeadamente para obterem medicamentos e vacinas que nos seus países são muito caros.

“Após o caso da bebé que recebeu o medicamento para a atrofia muscular espinal, que custava €2 milhões, surgiram casais brasileiros que viajaram para Portugal para tentarem tratar os filhos”, revela uma fonte ouvida pelo Expresso.

Muitos estrangeiros fazem inscrições provisórias no SNS, só com o nome e até usando a morada de hotéis, para terem acesso a vacinas, medicamentos ou tratamentos, como apurou o semanário.

Os medicamentos antirretrovirais e de pré-exposição ao VIH (PrEP) estão entre os mais procurados, tal como os que se destinam a tratar doenças cardiovasculares e a diabetes.

“Chegam ao centro de saúde só com passaporte, alguns estão no país há três dias, e fazem uma inscrição esporádica. Vêm muito bem informados sobre como usufruírem de tudo”, revela ao Expresso uma enfermeira de Cascais.

“Recebemos pessoas de todo o mundo, mas o mais frequente são cidadãos brasileiros. Pedem tratamento para o VIH ou sífilis, grávidas ou mães recentes, também com os bebés infectados, vacinas ou os exames mais caros”, acrescenta a enfermeira.

“Temos ainda mulheres, sobretudo angolanas, que só vêm pedir o papel para abortarem nas clínicas pagas pelo SNS”, aponta ainda a profissional de saúde.

Há inclusive “sites nos países de origem, sobretudo no Brasil, que ensinam a utilizar o SNS sem custos“, revela ao Expresso um dirigente da Ordem dos Médicos.

A médica Inês Mendes salienta ainda que há “americanos que só vêm pedir tratamento para o VIH e PrEP e outras nacionalidades que querem medicamentos para doenças crónicas, por exemplo. Dizem-me que pedem aqui porque nos seus países é muito caro“, revela ao Expresso.

Estes cidadãos estrangeiros obtêm as receitas médicas válidas por seis meses e acabam por levantar embalagens para vários meses. “Vêm buscar, regressam aos seus países e voltam quando precisam de mais“, apontas Inês Mendes.

ZAP //

20 Comments

  1. Quando alguns políticos e portugueses doutrinados aprenderem que falar de outras raças, imigrantes ou estrangeiros nem sempre é racismo talvez se consiga por ordem nestes abusos que prejudicam fortemente o povo português. Mas como neste país as minorias têm mais força do que as maiorias fruto de ideologias políticas patéticas, continua-se a assobiar para ao lado e a queixamo-nos que os impostos estão demasiado altos.

  2. Todos nós temos direito a uma vida digna, cuidados médicos etc, seja quem for.
    Não á raças, tipos designados ou outra qualquer diferença, é para todos.
    Os governos dos diversos países que se organizem.

  3. Pode parecer abuso, mas é uma forma louvável de ajudar pessoas do chamado terceiro mundo. E sempre é melhor do que gastar dinheiro para mandar armas para a Ucrânia…

    • Encolher os ombros ou fechar os olhos ao genocídio dos ucranianos por parte dos criminosos de guerra russos é mais louvável!!!!

    • Todas as armas enviada para a Ucrânia são uma ação em prol da liberdade e contra os criminosos opressores nazis de Putin.

      • Não acredito que os estrangeiros ricos fiquem meses e anos à espera de consultas ou será que existe algum esquema com as clinicas privadas? A guerra da Ucrânia, no melhor caso, vai terminar com a vitória da Russia e como todas as que os EUA instigaram: Vietnam, Libia, Iraque, Afeganistão, Siria…. tudo ficará pior. No pior caso teremos uma guerra nuclear com a destruição, derrota da Europa e uma tragédia para a humanidade,

  4. O conceito Filantrópico , é sempre de louvar ; disso não há duvida . Onde reside o problema na atual situação Politico Economica de Portugal , é no facto que o SNS nem aos Contribuintes Portugueses consegue dar resposta em termos de qualidade e de suficiência . deve-se ajudar ? … claro que sim , mas sem sermos vitimas de abusos notórios . Quero Eu dizer com o que penso , que “nunca se viu un cego ajudar outro cego a atravessar a Rua” . O que se passa hoje nas diversas Instituições do SNS , é mais que “Alarmante” , só não vê quem não quer , ou que se pode dar au luxo de recorrer ao Privado !

    • O Problema, os responsaveis disto sao o BE e PCP e o PSD que na Oposição formam uma aliança, e dao tudo a todos sem nenhuma contenção, quando estao no governo roubam tudo.

  5. Quem paga isto? A classe média que paga todos os impostos…(pois há centenas de milhar que fogem dos impostos como o diabo foge da cruz). País de esquemas, agora tudo se aproveita das fragilidades do sistema…. E eu a pagar para esta gente toda, sejam portugueses ou estrangeiros…

  6. E eu que sou Português…sem médico de família e um raio x para ser feito com marcaçao para ser feito de hoje para o mês de Abril de 2023 e assim vai o SNS para os Portugueses…Estamos fu(i)didos…

  7. Parece impossível ! ! ! Eu vou todos os anos passar grande parte do inverno para países sub desenvolvidos mas antes de ir faço um seguro de 1 mês ou mais para poder eventualmente usufruir dos cuidados médicos nesses países….mas o seguro paga a esses hospitais.
    E aqui no nosso país como é ? ? ? …. é só chegar e ganhar e abusar ??? Parece-me que há aqui qualquer coisa mal contada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.