/

Túmulo de Tutankhamon restaurado pela primeira vez desde que foi descoberto

Pela primeira vez desde que foi descoberto pelo britânico Howard Carter em 1922, o túmulo de Tutankhamon vai ser alvo de uma restauração, que durará oito meses.

“O ataúde está em muito mau estado. Nunca foi restaurado antes e foi simplesmente deixado dentro do túmulo submetido à humidade, calor e erosão”, explicou o ministro das antiguidades egípcias, Jaled el Anani.

Depois de uma viagem atribulada de 500 quilómetros até ao Grande Museu Egípcio, perto das pirâmides de Gizé, cuja abertura está prevista para o final do próximo ano, após uma sucessão de adiamentos. “Fizemos uma intervenção de primeiros socorros no caixão, depois transferimo-lo para o museu. Mantivemo-lo em isolamento por sete dias. A fumigação começou há poucos dias e durará três semanas”, adiantou El Anani.

Tutankhamon terá nascido em 1346 antes de Cristo (A.C.) e morreu em 1327 A.C., aos 19 anos, tendo reinado entre os anos de 1336 e 1327 A.C.. Sucedeu ao seu pai, o faraó Akhenaton, mas tem suscitado várias dúvidas entre os egiptólogos.

Tutankhamon foi o último faraó da XVIII dinastia e durante o seu curto reinado recuperou Memphis como capital do Egito e retomou o politeísmo, abandonado pelo pai, que proclamara Aton como o único deus.

O túmulo de Tutankhamon, no Vale dos Reis, atual Luxor, descoberto em 1922, foi o primeiro de um faraó encontrado intacto, pois todos os outros túmulos reais tinham sido saqueados em maior ou menor grau séculos atrás.

Tutankhamon morreu com apenas 19 anos, havendo várias teorias sobre a sua morte. Alguns especialistas defenderam que o faraó foi assassinado com um golpe na cabeça, mas uma tomografia à múmia descartou depois esta hipótese.

Outra teoria popular sustenta que o faraó morreu num acidente de carro. Contudo, estudos mais recentes apontam que o “rei-menino” faleceu devido a doenças, como a malária. Outros estudos indicam que a sua saúde era mais frágil e que padecia de várias patologias, porque era fruto de uma relação incestuosa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.