Tumor cerebral de criança de quatro anos foi extraído pelo nariz

Em Espanha, uma equipa de cirurgiões extraiu o tumor cerebral de uma menina de quatro pelo nariz. Esta operação é feita para evitar a manipulação do cérebro e dos nervos óticos.

Uma equipa de cirurgiões do Instituto Oliver & Ayats, do Centro Médico Teknon de Barcelona, extraiu o tumor com recurso a uma cirurgia endoscópica multidisciplinar, permitindo que o cérebro e os nervos óticos não fossem manipulados.

A operação envolveu a ajuda de especialistas de neurocirurgia, otorrinolaringologia, anestesia e enfermaria. A taxa de sucesso deste procedimento cirúrgico está fixada nos 100% e é realizada pelo instituto desde 2005. A extração consegue ser feita por uma cavidade de apenas um centímetro de diâmetro, explica o La Vanguardia.

Em comunicado, o Centro Médico de Teknon realça que, tendo em conta a sua dificuldade, esta cirurgia tem de ser executada por uma equipa com um elevado nível de experiência. Os benefícios passam por uma recuperação mais rápida e com “menos efeitos adversos e danos neurológicos”.

A menina de apenas quatro anos tinha um craniofaringioma, um tumor cerebral benigno típico em crianças entre os cinco e os dez anos. O tumor provocava-lhe fortes e persistentes dores de cabeça, mal-estar geral e uma diminuição na capacidade de visão.

“São restos do tecido embrionário que permanecem onde não devem, desenvolvem-se e assim surge o tumor. Normalmente de crescimento lento”, explica Bartolomé Oliver, o neurocirurgião responsável pela operação.

A diferença entre a cirurgia endoscópica transesfenoidal transnasal — como é conhecida — para o outro tipo de intervenção cirúrgica normalmente usada é que “com esta cirurgia não tem que se manipular o cérebro ou os nervos óticos. Trabalha-se sob eles”, afirmou Oliver.

Este tipo de operação permite uma melhor visão sobre todas as pequenas artérias que devem ser separadas do tumor e, segundo o neurocirurgião, “é a única maneira de garantir extrações completas desses tumores“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …