A primeira-ministra britânica, Liz Truss, demitiu o seu ministro das Finanças, Kwasi Kwarteng, avançou a estação pública BBC.
Kwarteng encurtou uma visita aos Estados Unidos e regressou hoje a Londres, onde o governo britânico tem estado sob pressão para alterar o controverso plano de crescimento apresentado em 23 de setembro.
A notícia da demissão iminente já tinha sido avançada por outros meios de comunicação social. É o segundo ministro das Finanças do Reino Unido com o mandato mais curto já registado, segundo a BBC.
O gabinete de Truss anunciou uma conferência de imprensa para cerca das 14:00, sem esclarecer o motivo.
Entretanto, o próprio ministro divulgou uma carta de despedida, através do Twitter, em que escreve: “Vocês pediram-me para me afastar de governante. Eu aceitei”.
Kwarteng escreveu ainda que “seguir o status quo” estava “simplesmente fora de questão” e que o país “tem de mudar se quiser ser bem-sucedido”. O governante referia-se às “baixas taxas de crescimento” e aos “altos impostos”.
— Kwasi Kwarteng (@KwasiKwarteng) October 14, 2022
As promessas de uma revolução fiscal feitas por Liz Truss fizeram soar os alarmes ainda antes da confirmação de que seria a nova líder dos Conservadores.
Muita desta agitação surgiu depois de o Ministro das Finanças ter anunciado o mini-orçamento que Truss tinha prometido. Kwasi Kwarteng prometeu que as medidas iriam pôr fim ao “ciclo de estagnação” com uma série de cortes de impostos.
Após muita contestação interna e o crash da libra, o Governo britânico voltou atrás na proposta para abolir o escalão mais alto de IRS. O mini-orçamento está a fazer mossa na popularidade de Liz Truss, que está na chefia do Governo há cerca de um mês.
O anúncio da decisão foi feito pelo Ministro das Finanças através do Twitter.
“Nós percebemos e ouvimos”, escreveu Kwarteng, que justifica o recuo dizendo que a medida se tornou uma “distração” de outras medidas previstas no mini-orçamento, como os limites nos preços da energia, e também da “missão primordial” do Governo de “responder aos desafios que o nosso país enfrenta”.
Jeremy Hunt é o novo Ministro das Finanças
Downing Street entretanto confirmou que o sucessor de Kwarteng será Jeremy Hunt, ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros e um dos adversários que Truss enfrentou na corrida à liderança dos Conservadores.
Hunt será assim o quarto Ministro das Finanças britânico só este ano. O The Guardian avança que a escolha faz parte do esforço da primeira-ministra de tentar agradar aos membros Conservadores que não aprovam o trabalho que tem feito e que têm ameaçado avançar com uma rebelião e sinaliza que Truss deve abrandar nas políticas de cortes de impostos.
ZAP // Lusa