Basta um gesto diário, de apenas cinco minutos, para proteger o seu telemóvel contra ataques de hackers.
Quando se trata de nos proteger contra ataques de piratas informáticos, os especialistas em segurança nunca se cansam de aconselhar cautela máxima.
A verdade é que, atualmente, há várias formas avançadas de roubar dados, ao ponto de os hackers conseguirem controlar qualquer dispositivo remotamente.
Dado que, a partir do telemóvel, acede a todo o tipo de plataformas – desde o banco até ao backoffice do trabalho – todo o cuidado é pouco. Contudo, um pequeno gesto pode dar uma grande camada de segurança e impedir que cibercriminosos tenham acesso ao seu dispositivo.
Basta desligar o telemóvel durante cinco minutos, todos os dias.
Segundo o portal Computer Hoy, o conselho foi dado pelo primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, durante a apresentação do novo chefe de cibersegurança nacional. No entanto, não é o primeiro do género: a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) recomenda o mesmo.
O organismo norte-americano aconselha que o faça diariamente antes de dormir, como uma rotina. Se combinar esse gesto com atualizações do sistema operativo e de cada uma das aplicações e evitar o download de arquivos suspeitos, estará a proteger os seus dados de ciberataques mal intencionados.
Ao desligar e reiniciar o smartphone, estará a interromper qualquer tipo de conexão indesejada, a excluir arquivos temporários e a reiniciar todas as aplicações.
Se mantiver o dispositivo desligado durante a noite, ninguém conseguirá aceder ao mesmo remotamente. Desta forma, conseguirá aumentar a proteção dos seus dados e privacidade.
E se o mantiver sempre desligado, então estará sempre seguro.
nao to conseguindo fazer ligação desligado 🙁