/

“Votei num tipo chamado Trump”. Presidente dos EUA votou antecipadamente na Florida

Gage Skidmore / Flickr

O Presidente dos EUA, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, votou este sábado antecipadamente em West Palm Beach, na Florida, para as eleições presidenciais, juntando-se aos quase 55 milhões de americanos que também já o fizeram.

Donald Trump deslocou-se na manhã deste sábado, 10 dias antes da eleição presidencial, a uma biblioteca na Florida para cumprir o seu dever de voto.

“Votei num tipo chamado Trump”, disse aos jornalistas, acrescentando: “Foi uma votação muito segura, muito mais segura do que quando se envia o boletim.”

O Presidente norte-americano levanta regularmente, sem provas, a ameaça de fraude maciça em relação ao voto pelo correio. No local, estavam centenas de apoiantes com bandeiras e cartazes fora da biblioteca onde Trump e que gritavam “mais quatro anos”.

O Presidente usou uma máscara durante a votação, mas remove-a ao abordar os jornalistas. À semelhança do Presidente norte-americano, quase 55 milhões de eleitores anteciparam o seu voto, a maioria por medo do novo coronavírus.

Donald Trump apelou este sábado ao voto dos latinos do estado da Florida.

Trump disse que Washington apoia a luta pela liberdade em “Cuba, Venezuela e Nicarágua”, numa altura em que o candidato republicano precisa do maior número de votos da Florida, um estado fundamental para a vitória nas eleições de 03 de novembro.

O voto hispânico tem vindo a crescer no estado devido ao aumento da emigração das últimas décadas, sobretudo cubanos, venezuelanos e nicaraguenses.

“Pusemos este país no mundo e o melhor está para vir, vamos continuar a lutar e vamos continuar a ganhar. Com o povo da Florida pusemos o país a ganhar”, disse ainda o Presidente que, durante todo o discurso, atacou os adversários do Partido Democrata.

“Se Joey [Joe Biden] e Kamala [Harris] forem eleitos vai haver um ‘tsunami’ de imigração ilegal”, acusou. “Donald Trump é querido no estado da Florida e no estado vizinho do Alabama”, disse ainda, referindo-se a si próprio e frisando que estas são as eleições mais importantes de sempre no país.

A votação antecipada obedece a regras diferentes em diferentes estados.

Importante estado de Nova Iorque

Um dos mais populosos e, portanto, um dos mais significativos para o resultado final é o Estado de Nova Iorque, que abre a votação antecipada presencial este sábado, sendo expectável um elevado número de votos.

Os democratas têm insistido na abertura célere de votações antecipadas, como medida de precaução perante a pandemia, mas mesmo este cuidado não tem evitado longas listas de eleitores em vários estados.

Do lado republicano, a abordagem tem sido diferente, criticando a forma como alguns estados estão a abrir as urnas muito cedo, prometendo que os seus apoiantes irão em massa às urnas apenas no dia 3.

Os Estados Unidos realizam no dia 3 de novembro eleições presidenciais, nas quais o atual inquilino da Casa Branca, o republicano Donald Trump, concorre à reeleição contra o democrata Joe Biden.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.