/

Trump tentou despedir chefe das investigações à Rússia

The White House / Wikimedia

O Procurador Especial do Departamento da Justiça dos EUA, Robert Mueller

Em junho, Donald Trump terá dado ordens para despedir Robert Mueler, quando este foi nomeado para apurar se houve conluio entre a equipa do Presidente e o Kremlin. Só não o fez porque o seu principal advogado ameaçou despedir-se.

O Expresso avança que o chefe da equipa legal da Casa Branca ameaçou despedir-se depois de Donald Trump ter dado ordens para o despedimento de Robert Mueller, nomeado para a apurar a alegada ingerência russa nas presidenciais norte-americanas.

Segundo as fontes citadas pelo New York Times, o antigo diretor do FBI soube desta tentativa de Trump recentemente, quando a sua equipa começou a contactar atuais e ex-funcionários da administração para perceber se o Presidente cometeu crimes de obstrução à Justiça.

Foi após as primeiras notícias que davam conta de que o conselheiro especial tinha intenção de examinar se houve obstrução à Justiça da parte do Presidente, a começar pelo despedimento de Comey dias depois de este ter recusado suspender os inquéritos deste caso e passando pelo facto de ter ajudado o seu filho mais velho, Donald Trump Jr., a mentir sobre uma reunião com uma advogada do Kremlin que queria “ajudar” Trump pai a derrotar Hillary Clinton, que Trump considerou despedir Mueller.

Na altura, o Presidente argumentou que Mueller não devia investigá-lo por causa de conflitos de interesse e alegou ainda que o chefe das investigações não podia ser imparcial porque tinha trabalhado recentemente para uma sociedade de advogados que, em tempos, representou o seu genro, Jared Kushner.

Finalmente, apresentou como justificação o facto de Mueller ter sido entrevistado para voltar a chefiar o FBI dias antes de o vice-procurador-geral dos EUA, Rod Rosenstein, o ter escolhido para liderar as investigações à ingerência russa e ao conluio.

Quando recebeu a ordem do Presidente, o principal advogado da Casa Branca, Donald F. McGahn, recusou passar o pedido para o Departamento de Justiça, ameaçando despedir-se se tivesse de o fazer. Segundo as quatro fontes, McGahn não concordou com os argumentos de Trump e disse a membros da administração que despedir Mueller teria um efeito catastrófico na presidência do empresário.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.