Trump tentou despedir chefe das investigações à Rússia

The White House / Wikimedia

O Procurador Especial do Departamento da Justiça dos EUA, Robert Mueller

Em junho, Donald Trump terá dado ordens para despedir Robert Mueler, quando este foi nomeado para apurar se houve conluio entre a equipa do Presidente e o Kremlin. Só não o fez porque o seu principal advogado ameaçou despedir-se.

O Expresso avança que o chefe da equipa legal da Casa Branca ameaçou despedir-se depois de Donald Trump ter dado ordens para o despedimento de Robert Mueller, nomeado para a apurar a alegada ingerência russa nas presidenciais norte-americanas.

Segundo as fontes citadas pelo New York Times, o antigo diretor do FBI soube desta tentativa de Trump recentemente, quando a sua equipa começou a contactar atuais e ex-funcionários da administração para perceber se o Presidente cometeu crimes de obstrução à Justiça.

Foi após as primeiras notícias que davam conta de que o conselheiro especial tinha intenção de examinar se houve obstrução à Justiça da parte do Presidente, a começar pelo despedimento de Comey dias depois de este ter recusado suspender os inquéritos deste caso e passando pelo facto de ter ajudado o seu filho mais velho, Donald Trump Jr., a mentir sobre uma reunião com uma advogada do Kremlin que queria “ajudar” Trump pai a derrotar Hillary Clinton, que Trump considerou despedir Mueller.

Na altura, o Presidente argumentou que Mueller não devia investigá-lo por causa de conflitos de interesse e alegou ainda que o chefe das investigações não podia ser imparcial porque tinha trabalhado recentemente para uma sociedade de advogados que, em tempos, representou o seu genro, Jared Kushner.

Finalmente, apresentou como justificação o facto de Mueller ter sido entrevistado para voltar a chefiar o FBI dias antes de o vice-procurador-geral dos EUA, Rod Rosenstein, o ter escolhido para liderar as investigações à ingerência russa e ao conluio.

Quando recebeu a ordem do Presidente, o principal advogado da Casa Branca, Donald F. McGahn, recusou passar o pedido para o Departamento de Justiça, ameaçando despedir-se se tivesse de o fazer. Segundo as quatro fontes, McGahn não concordou com os argumentos de Trump e disse a membros da administração que despedir Mueller teria um efeito catastrófico na presidência do empresário.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …