Trump suspende transferência de embaixada para Jerusalém

Donald Trump assinou um documento que suspende, durante seis meses, a transferência da embaixada dos Estados Unidos em Israel por questões legais.

Apesar de ter inaugurado em maio uma nova instalação diplomática em Jerusalém, o Presidente norte-americano assinou um documento que suspende, durante seis meses, a transferência da embaixada dos EUA em Israel.

A Casa Branca confirmou que Donald Trump assinou o despacho esta terça-feira, que mantém suspensa a aplicação de uma lei de 1995 que ordena ao executivo de Washington a transferência da embaixada em Israel de Telavive para Jerusalém.

Esta aparente contradição de Trump com a sua própria política responde a uma exigência incluída naquela norma, que estabelece que se o Presidente não cumprir a transferência da embaixada para Jerusalém tem de dar uma explicação ao Congresso, de seis em seis meses, se não quiser perder fundos para a manutenção das embaixadas em todo o mundo.

Apesar de o Governo de Trump ter inaugurado formalmente a delegação diplomática no dia 14 de maio, teve de cumprir a determinação legal, uma vez que a residência do embaixador David Friedman continua em Telavive.

“A definição de ‘embaixada norte-americana’ inscrita na Lei da Embaixada, em Jerusalém inclui tanto as instalações da missão diplomática como a residência do embaixador”, explicou à EFE uma porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.

Na ordem que assinou, Trump usou a mesma justificação que tinham usado os seus três antecessores para não transferir a embaixada para Jerusalém, a saber, a necessidade de “proteger os interesses de segurança nacional dos EUA”.

No documento, “o Presidente reconhece que ainda tem de se manter suspensa a restrição dos fundos incluída na lei, até que se possa resolver o caso da residência do chefe da missão”, acrescentou aquela porta-voz.

Esta situação não implica que se esteja a recuar na transferência da embaixada. A Casa Branca tenciona “trabalhar com o Congresso para eliminar a necessidade” de o Presidente ter de assinar mais documentos destes, adiantou a fonte.

A Casa Branca admite que serão precisos anos – talvez uma década – para construir um edifício que permita transferir para Jerusalém o pessoal diplomático que está a trabalhar em Telavive. Atualmente, são menos de 10 os funcionários que foram transferidos para Jerusalém.

// Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Tanto Show off , este gajo não presta e cada vez mais demonstra que é uma bomba que poder explodir a qualquer momento…

    • Mas resolveu a Coreia do Norte, já conseguiu melhores condições comerciais com a China (as anteriores eram um escândalo para os EUA) e prepara-se para melhorar as relações comerciais com a UE, Canadá e México. E também já encostou o Irão a um canto.

  2. O mundo ocidental é um mundo de cobardes. Não são capazes de dizer que o responsável pelas mortes na palestina é a Trampa do Trump

    • Cobardes? Sim.
      Não são capazes de admitir que retiram a riqueza de muitos países subdesenvolvidos, através das suas empresas. Qualquer um deles! EUA, União Europeia, China, etc…
      Mas a comunidade internacional mesmo assim, continua a fazer negócios com os ditadores que por lá andam e a recebê-los nos seus palácios.
      Ainda mais cobardes? Sim.
      São capazes de propagar muitas mentiras convenientes, mantendo vendas nos olhos dos seus cidadãos. Veja vídeos que há disponíveis na internet, de muçulmanos (sírios ou palestinianos) a velar supostos cadáveres vítimas de opressores (Assad ou Israelitas), mas, surpresa, por baixo dos lençóis os gajos até coçavam o nariz. Ou então encenações dos bombardeamentos na Síria, onde um indivíduo detona uma bomba num carro e a seguir vêm as pessoas a correr a deitar-se no chão a fingir ferimentos, e os capacetes brancos a socorrê-las.
      Quer mais cobardia?
      Um estado social europeu (na UE quase toda), que põe em perigo a cultura europeia, que é a que nos deu todos os valores de humanismo, liberdade, liberdade de expressão, etc, a ser minado pela aceitação de migrantes económicos, que vêm para cá usufruir dos benefícios económicos, mas não para contribuir e trabalhar!
      Dúvidas sobre esta última afirmação? Nenhuma. Sabe porquê? porque já falei com portugueses (e alguns deles professores em universidades na Suécia, UK, França e Alemanha, que me dizem o mesmo. Nas Tv’s não passam nem um décimo das agressões e violações que lá ocorrem, motivadas por puro racismo, xenofobia e ódio, destes recém chegados face à nossa cultura, que consideram herege e opressora!
      Cobardes? Sim, porque deixaram de defender os seus cidadãos/contribuintes/eleitores em toda a linha.
      E porque depois, tal como nos EUA (e Hungria, Áustria, Polónia, Itália, etc), é eleito alguém que não pensa “politicamente correcto”, não sabem transmitir a informação toda, para esclarecer as pessoas.

  3. Sim, infelizmente o mundo ocidental está cada vez mais cheio de cobardes, cada vez mais cheio de rodrigos e outros palermas, que além de cobardes são burros arrogantes. Os nossos antepassados, que deram o sangue pela nossa civilização e os nossos valores, estão a dar voltas no túmulo com estes rodriguinhos que valem zero à esquerda.

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …