Acidentalmente, Trump revelou satélite ultra-secreto (e observadores curiosos encontraram-no)

(dr) Donald Trump / Twitter

O presidente dos Estados Unidos publicou no Twitter uma imagem de satélite de espionagem americano. Após algumas investigações, detetives amadores conseguiram descobrir qual era. 

Donald Trump publicou a fotografia a 30 de agosto, escrevendo: “Os Estados Unidos da América não se envolveram no acidente catastrófico durante os preparativos finais para o lançamento do Safir SLV no Semnan Launch Site One no Irão. Desejo ao Irão os melhores votos e boa sorte para determinar o que aconteceu”.

O presidente referia-se à explosão de um rocket no centro espacial Íman Khomeini, que ocorreu na passada semana, imputando-a a uma falha técnica. A explosão não causou mortes e as autoridades não encontraram nenhum sinal de sabotagem.

Especialistas em inteligência notaram imediatamente a alta resolução da fotografia e classificaram-na como secreta. Muitos especialistas disseram às agências de notícias que estavam preocupados com o facto de a fotografia poder revelar informações desconhecidas sobre a vigilância por drone ou satélite nos EUA.

E estavam certos. Rapidamente, a imagem foi revertida e descobriram que provavelmente teria tido origem no satélite ultra-secreto USA 224. Suspeita-se que este satélite seja um satélite de vigilância KH-11, um equipamento secreto sobre o pouco se sabe.

“É basicamente um telescópio muito grande, não muito diferente do Telescópio Espacial Hubble”, disse à MPR News o rastreador de satélites Marco Langbroek, da Holanda. “Mas, em vez de olhar para as estrelas, olha para a superfície da Terra e cria imagens muito detalhadas”.

Até os satélites secretos são fáceis de encontrar, segundo Michael Thompson, um estudante na Purdue University. Thompson disse que, quando um satélite é descoberto, calcular onde estará na sua órbita a qualquer momento requer cálculos simples.

As sombras na imagem que Trump publicou permitiram aos curiosos determinar a que horas a fotografia foi tirada. Langbroek também conseguiu calcular o ângulo de visão observando a obliquidade da barra de lançamento circular. A partir daí, ele e os colegas rastrearam a fotografia com o satélite mais próximo da época, que era o USA 224.

Esta revelação é surpreendente, pois muitos especialistas acreditavam que as imagens nítidas na foto da barra de lançamento deviam ter vindo de um drone.

É um desafio obter uma visão tão clara da atmosfera da Terra, disse à MPR News Melissa Hanham, especialista em imagens de satélite e vice-diretora da Rede Nuclear Aberta em Viena. “Imagino que os adversários vão olhar para essa imagem e revertê-la para descobrir como o próprio sensor funciona e que tipo de técnicas de pós-produção estão a usar”, disse Hanham.

Langbroek também ficou intrigado com a escolha do presidente de publicar as imagens. “Os satélites KH-11 são secretos, assim como as imagens dos satélites. Se um adversário coloca as mãos nas imagens do KH-11, revela informações sobre as capacidades óticas desses recursos espaciais”, escreveu Langbroek no seu blogue. “Em 1984, um analista de inteligência da Marinha foi enviado para a prisão por divulgar três imagens KH-11 à imprensa”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …