Acidentalmente, Trump revelou satélite ultra-secreto (e observadores curiosos encontraram-no)

(dr) Donald Trump / Twitter

O presidente dos Estados Unidos publicou no Twitter uma imagem de satélite de espionagem americano. Após algumas investigações, detetives amadores conseguiram descobrir qual era. 

Donald Trump publicou a fotografia a 30 de agosto, escrevendo: “Os Estados Unidos da América não se envolveram no acidente catastrófico durante os preparativos finais para o lançamento do Safir SLV no Semnan Launch Site One no Irão. Desejo ao Irão os melhores votos e boa sorte para determinar o que aconteceu”.

O presidente referia-se à explosão de um rocket no centro espacial Íman Khomeini, que ocorreu na passada semana, imputando-a a uma falha técnica. A explosão não causou mortes e as autoridades não encontraram nenhum sinal de sabotagem.

Especialistas em inteligência notaram imediatamente a alta resolução da fotografia e classificaram-na como secreta. Muitos especialistas disseram às agências de notícias que estavam preocupados com o facto de a fotografia poder revelar informações desconhecidas sobre a vigilância por drone ou satélite nos EUA.

E estavam certos. Rapidamente, a imagem foi revertida e descobriram que provavelmente teria tido origem no satélite ultra-secreto USA 224. Suspeita-se que este satélite seja um satélite de vigilância KH-11, um equipamento secreto sobre o pouco se sabe.

“É basicamente um telescópio muito grande, não muito diferente do Telescópio Espacial Hubble”, disse à MPR News o rastreador de satélites Marco Langbroek, da Holanda. “Mas, em vez de olhar para as estrelas, olha para a superfície da Terra e cria imagens muito detalhadas”.

Até os satélites secretos são fáceis de encontrar, segundo Michael Thompson, um estudante na Purdue University. Thompson disse que, quando um satélite é descoberto, calcular onde estará na sua órbita a qualquer momento requer cálculos simples.

As sombras na imagem que Trump publicou permitiram aos curiosos determinar a que horas a fotografia foi tirada. Langbroek também conseguiu calcular o ângulo de visão observando a obliquidade da barra de lançamento circular. A partir daí, ele e os colegas rastrearam a fotografia com o satélite mais próximo da época, que era o USA 224.

Esta revelação é surpreendente, pois muitos especialistas acreditavam que as imagens nítidas na foto da barra de lançamento deviam ter vindo de um drone.

É um desafio obter uma visão tão clara da atmosfera da Terra, disse à MPR News Melissa Hanham, especialista em imagens de satélite e vice-diretora da Rede Nuclear Aberta em Viena. “Imagino que os adversários vão olhar para essa imagem e revertê-la para descobrir como o próprio sensor funciona e que tipo de técnicas de pós-produção estão a usar”, disse Hanham.

Langbroek também ficou intrigado com a escolha do presidente de publicar as imagens. “Os satélites KH-11 são secretos, assim como as imagens dos satélites. Se um adversário coloca as mãos nas imagens do KH-11, revela informações sobre as capacidades óticas desses recursos espaciais”, escreveu Langbroek no seu blogue. “Em 1984, um analista de inteligência da Marinha foi enviado para a prisão por divulgar três imagens KH-11 à imprensa”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Bactéria mortal que ataca o cérebro impede texanos de usar água da torneira

Em causa está a bactéria Naegleria fowleri, que ataca o cérebro e pode causar uma doença rara e debilitante chamada meningoencefalite amebiana primária. Segundo o jornal online Observador, as autoridades do Texas, nos Estados Unidos, avisaram, na …

Estátua do papa João Paulo II a retratar a sua luta contra o comunismo está a gerar discórdia

Uma nova estátua do Papa João Paulo II, está a gerar discórdia na Polónia. A escultura está relacionada com os esforços do pontífice na década de 80, altura em que ajudou o país a libertar-se …

Reembolso do IVA, novo apoio e "afinação" no sucessor do lay-off. Governo anuncia novas medidas

O Governo anunciou esta segunda-feira através do seu ministro da Economia e de Estado, Pedro Siza Vieira, uma série de medidas para estimular a procura interna e apoiar a liquidez das empresas no período de …

"É uma tolice continuar a usar gás natural", diz ministro do Ambiente

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que a aposta no hidrogénio verde é a melhor opção para descarbonizar a indústria nacional e que "é uma tolice continuar a …

Condições desumanas no centro de Lisboa: Moradores sem água despejam dejetos na rua

Na Quinta do Ferro, no coração de Lisboa, o cenário é descrito pelos moradores como “assustador” e “uma miséria”. Neste bairro, há quem viva sem luz e ainda despeje os dejetos na rua como em …

Governo vai criminalizar graffiti que custam um milhão de euros à CP

O Ministério da Justiça prepara-se para endurecer a lei contra o graffiti, que tinha sido descriminalizado, em 2013, durante o Governo de Pedro Passos Coelho. De acordo com o jornal Público, o Governo está a preparar …

Matos Fernandes diz que há "pressa" em explorar lítio, mas garante que Portugal não o fará a todo o custo

O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, afirmou esta segunda-feira que Portugal não vai explorar o lítio “a todo o custo”, mas que este é “absolutamente fundamental" para a descarbonização, razão pela qual o Governo vai …

Governo vai reembolsar parte do IVA das compras no turismo e restauração

O Governo prepara uma flexibilização da medida de apoio à retoma, que veio substituir o ‘lay-off’ simplificado, bem como uma iniciativa que permitirá reaver parte do IVA dos serviços de turismo e restauração, adiantou o …

97,3% dos doentes com covid-19 estão a recuperar em casa

A grande maioria dos doentes (97,3%) com covid-19 está a recuperar em casa, estando os restantes internados em enfermarias e nos cuidados intensivos, disse hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde. Segundo os dados …

Restauração quer esplanadas cobertas no inverno e “mordomo” a fiscalizar regras

A associação nacional de restaurantes PRO.VAR – Promover e Inovar a Restauração Nacional pediu este domingo ao Governo a criação da figura de “mordomo” no programa Adaptar 2.0 para ajudar na manutenção das regras de …