Acidentalmente, Trump revelou satélite ultra-secreto (e observadores curiosos encontraram-no)

(dr) Donald Trump / Twitter

O presidente dos Estados Unidos publicou no Twitter uma imagem de satélite de espionagem americano. Após algumas investigações, detetives amadores conseguiram descobrir qual era. 

Donald Trump publicou a fotografia a 30 de agosto, escrevendo: “Os Estados Unidos da América não se envolveram no acidente catastrófico durante os preparativos finais para o lançamento do Safir SLV no Semnan Launch Site One no Irão. Desejo ao Irão os melhores votos e boa sorte para determinar o que aconteceu”.

O presidente referia-se à explosão de um rocket no centro espacial Íman Khomeini, que ocorreu na passada semana, imputando-a a uma falha técnica. A explosão não causou mortes e as autoridades não encontraram nenhum sinal de sabotagem.

Especialistas em inteligência notaram imediatamente a alta resolução da fotografia e classificaram-na como secreta. Muitos especialistas disseram às agências de notícias que estavam preocupados com o facto de a fotografia poder revelar informações desconhecidas sobre a vigilância por drone ou satélite nos EUA.

E estavam certos. Rapidamente, a imagem foi revertida e descobriram que provavelmente teria tido origem no satélite ultra-secreto USA 224. Suspeita-se que este satélite seja um satélite de vigilância KH-11, um equipamento secreto sobre o pouco se sabe.

“É basicamente um telescópio muito grande, não muito diferente do Telescópio Espacial Hubble”, disse à MPR News o rastreador de satélites Marco Langbroek, da Holanda. “Mas, em vez de olhar para as estrelas, olha para a superfície da Terra e cria imagens muito detalhadas”.

Até os satélites secretos são fáceis de encontrar, segundo Michael Thompson, um estudante na Purdue University. Thompson disse que, quando um satélite é descoberto, calcular onde estará na sua órbita a qualquer momento requer cálculos simples.

As sombras na imagem que Trump publicou permitiram aos curiosos determinar a que horas a fotografia foi tirada. Langbroek também conseguiu calcular o ângulo de visão observando a obliquidade da barra de lançamento circular. A partir daí, ele e os colegas rastrearam a fotografia com o satélite mais próximo da época, que era o USA 224.

Esta revelação é surpreendente, pois muitos especialistas acreditavam que as imagens nítidas na foto da barra de lançamento deviam ter vindo de um drone.

É um desafio obter uma visão tão clara da atmosfera da Terra, disse à MPR News Melissa Hanham, especialista em imagens de satélite e vice-diretora da Rede Nuclear Aberta em Viena. “Imagino que os adversários vão olhar para essa imagem e revertê-la para descobrir como o próprio sensor funciona e que tipo de técnicas de pós-produção estão a usar”, disse Hanham.

Langbroek também ficou intrigado com a escolha do presidente de publicar as imagens. “Os satélites KH-11 são secretos, assim como as imagens dos satélites. Se um adversário coloca as mãos nas imagens do KH-11, revela informações sobre as capacidades óticas desses recursos espaciais”, escreveu Langbroek no seu blogue. “Em 1984, um analista de inteligência da Marinha foi enviado para a prisão por divulgar três imagens KH-11 à imprensa”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …