Não há acordo. Trump acaba com última esperança dos dreamers

David Maxwell / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Donald Trump afirmou este domingo que não há acordo sobre a legalização dos jovens imigrantes abrangidos pelo antigo programa DACA, Deferred Action for Childhood Arrivals, e deu por terminadas as negociações com os democratas.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou este domingo que não vai haver acordo para regularizar a situação dos jovens imigrantes ilegais protegidos da deportação pelo DACA, e pediu aos congressistas republicanos para usarem a maioria no Congresso para aprovar leis migratórias mais duras.

As declarações de Trump representam uma mudança de postura do presidente em relação ao DACA. Até então, ele afirmava querer solucionar o problema dos dreamers, os jovens imigrantes conhecidos como “sonhadores”, e tinha culpado os democratas pelo bloqueio das negociações sobre o assunto.



Hoje, porém, Trump pediu aos correligionários que usem a chamada “opção nuclear” para mudar o regimento do Senado e aprovar uma lei de imigração sem contemplar uma solução para o DACA. “Os republicanos devem usar a opção nuclear para aprovar leis duras. Não mais acordos com o DACA“, disse Trump no Twitter.

A “opção nuclear” faz com que os projetos sejam aprovados por maioria simples (51 votos) e não com 60, como normalmente ocorre. Quem pode convocar a medida é o líder do Senado, o republicano Mitch McConnell.

Congressistas dos dois partidos apresentaram várias propostas para dar uma solução definitiva para a situação dos “sonhadores”, mas Trump não aceitou nenhuma delas por não garantirem dinheiro suficiente para o muro com o México ou porque não acabavam com o atual sistema de reagrupamento familiar.

No Twitter, Trump também criticou o México e voltou a ameaçar acabar com o NAFTA, Tratado de Livre-Comércio da América do Norte, que os EUA estão a renegociar com mexicanos e canadianos.

O México está a fazer muito pouco, quase nada, para evitar que as pessoas cheguem ao país através da sua fronteira sul e, depois, aos Estados Unidos. Riem das nossas leis tolas de imigração. Eles têm que acabar com as drogas e o fluxo de gente, ou vou acabar com o NAFTA. Precisamos de um muro!”, disse Trump.

ZAP // EFE

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Por este andar, a America vai ficar deserta ou apenas com os índios, se é que não os exterminaram já todos. São todos emigrantes ou filhos deles…

      • Exato.
        E só para relembrar mentes mais esquecidas, quando o Clinton começou a construir o muro, ninguém se lembrou de o chamar de racista… A campanha suja dos democratas continua.

RESPONDER

Encontrado cemitério perto do campo de concentração de Auschwitz

Um residente local descobriu cerca de 12 crânios humanos e vários ossos na margem do rio que atravessa a cidade vizinha de Oswiecim, perto de Auschwitz. As autoridades estão a investigar se os restos mortais …

Taiwan vai ter uma enfermaria hospitalar feita de lixo reciclado

O Hospital da Universidade Católica Fu Jen, em Taipei, capital de Taiwan, vai ter a primeira enfermaria hospitalar do mundo construída com materiais reciclados. Quando a pandemia da covid-19 apareceu, o arquiteto e engenheiro taiwanês Arthur Huang …

Turquia 0-3 Itália | Euro arranca com vitória italiana

A Itália, campeã europeia em 1968, venceu hoje a Turquia por 3-0, no encontro inaugural do Euro2020 de futebol, disputado no Estádio Olímpico de Roma, a contar para a primeira jornada do Grupo A. A 16.ª …

"Exército" de cabras ajuda a prevenir incêndios florestais na Califórnia

A Califórnia soltou um "exército" de cabras para mastigar arbustos e ervas demasiado grandes em todo o estado na esperança de reduzir o risco de incêndios florestais neste verão. Este tipo de vegetação inflamável contribui para …

Kim Jong-un perdeu peso (e isso pode ter consequências geopolíticas)

O líder norte-coreano parece ter perdido algum peso, o que já levou alguns analistas políticos a avançar com algumas teorias e possíveis consequências geopolíticas. Depois de não ser visto em público durante quase um mês, o …

Portugal Campeão Europeu em 2016

Campeões em 2016, ausentes do Euro 2020: onde estão esses 12 portugueses?

Mais de metade dos jogadores convocados por Fernando Santos para o histórico Europeu 2016 não vai estar nesta edição do torneio. Rui Patrício, Pepe, Raphaël Guerreiro, José Fonte, Cristiano Ronaldo, João Moutinho, Anthony Lopes, Danilo Pereira, …

Marrocos avisa a Europa que Ceuta “é uma cidade marroquina ocupada”

A Câmara dos Representantes de Marrocos condenou a moção aprovada pelo Parlamento Europeu (PE) a rejeitar a estratégia do Governo de Rabat na recente crise migratória em Ceuta e reforçou o estatuto do enclave espanhol …

Hong Kong vai censurar filmes em busca de “ameaças à segurança nacional”

As autoridades de Hong Kong vão começar a censurar todos os filmes nacionais e estrangeiros em busca de casos que possam ser interpretados como “violações da segurança nacional”, no mais recente exemplo do reforço do …

Reino Unido confirma que variante Delta é 60% mais transmissível

O Reino Unido registou 17 mortes e 8.125 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais mais recentes, que hoje também confirmaram que a variante Delta é 60% mais transmissível. Um …

Médicos de Saúde Pública pedem "cautela" e alertam que a "pandemia ainda não acabou"

A Associação de Médicos de Saúde Pública apelou hoje à população para ter “algumas cautelas” em celebrações familiares e noutros contextos, lembrando que a vacina contra a covid-19 não é “100% eficaz” e que a …