Trump não quer imigrantes de “países de merda”

Kevin Dietsch / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos qualificou El Salvador, Haiti e várias nações africanas, que não identificou, de “países de merda”, sinalizando que preferia abrir as portas a imigrantes procedentes de países como a Noruega.

“Por que razão temos todas estas pessoas de países de merda a virem para aqui?”, afirmou Donald Trump, durante uma reunião com deputados na Casa Branca, segundo meios de comunicação social norte-americanos, como o jornal The Washington Post, que cita fontes familiarizadas com o encontro.

O Presidente dos Estados Unidos recorreu ao calão, com a expressão “shithole countries”, depois de dois senadores lhe terem apresentado um projeto de lei migratório ao abrigo do qual seriam concedidos vistos a alguns cidadãos de países que foram recentemente retirados do Estatuto de Proteção Temporária (TPS), como El Salvador, Haiti, Nicarágua e Sudão.

O TPS é um benefício concedido pelos Estados Unidos a imigrantes indocumentados, que não podem regressar aos países devido a conflitos civis, desastres naturais ou outras circunstâncias extraordinárias, permitindo-lhes trabalhar no país com uma autorização temporária.

Donald Trump sugeriu, na réplica, que os Estados Unidos deviam atrair mais imigrantes de países como a Noruega, com cuja primeira-ministra se reuniu na véspera.

Os deputados presentes na reunião ficaram chocados com os comentários, de acordo com o jornal, que não esclareceu se o Presidente norte-americano se referia também à Nicarágua e não identificou os países africanos em causa.

O jornal Los Angeles Times também corroborou a informação, acrescentando que, antes de proferir o insulto, Trump exclamou: “Para que é que queremos haitianos aqui? Para que é que queremos todas estas pessoas de África aqui?”

Raj Shah, um porta-voz da Casa Branca, não negou que Donald Trump tenha feito as referidas declarações quando questionado sobre o assunto.

“Certos políticos de Washington escolhem lutar por países estrangeiros, mas o Presidente Trump sempre lutará pelo povo norte-americano“, afirmou Raj Shah, num comunicado reproduzido por diversos meios de comunicação social.

“O Presidente Trump luta para conseguir soluções permanentes que tornam o nosso país mais forte, ao dar as boas-vindas àqueles que possam contribuir para a nossa sociedade, fazer crescer a nossa economia e integrar-se na nossa grande nação”, afirmou o porta-voz da Casa Branca.

Trump “sempre rejeitará as medidas temporárias, débeis e perigosas que ameacem as vidas dos norte-americanos que trabalham duro, e que prejudiquem aqueles imigrantes que procuram uma vida melhor nos Estados Unidos através de uma via legal”, acrescentou.

O projeto de lei negociado por seis senadores de ambos os partidos, republicano e democrata, prevê a eliminação da chamada “lotaria dos vistos”, programa eletrónico que seleciona aleatoriamente imigrantes de países com baixas taxas de migração para os Estados Unidos.

Anualmente, cerca de 50 mil pessoas entram no país através desse programa que abre caminho à cidadania norte-americana e que beneficia maioritariamente países de África.

Fonte do Senado, que pediu o anonimato, indicou à agência de notícias espanhola EFE, que metade desses vistos seria consignada aos que até agora estavam protegidos ao abrigo do TPS e que a outra metade estaria reservada a imigrantes com qualificações profissionais que merecem entrar nos Estados Unidos, o “mérito” defendido por Trump.

Os comentários de Trump motivaram protestos de vários quadrantes da comunidade internacional, mas o Presidente dos EUA já negou tere-se referido àqueles países com o vocabulário referido.

“A linguagem que usei na reunião com legisladores norte-americanos, na quinta-feira foi dura, mas não usei essas palavras”, escreveu hoje Trump no Twitter.

// Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

    • Exacto… Há cretinos que pensam assim e alguns nem tentam esconder a sua cretinice. Costuma acontecer quando se dá poder a mais a um cretino.

    • Dizer a verdade chega a ser tabu para os muitos hipócritas que desgraçam o planeta e para os imbecis é politicamente incorrecto!
      Será assim tão dificil de reconhecer que há paises merdosos e que são o resultado das suas próprias ideologias merdosas e tais humanos por maior que seja o nosso respeito pela dignidade do ser humano são mesmo muito indesejáveis como companheiros de quem quer outro tipo de sociedades ?!

  1. provavelmente trump nem chamou paises de merda… os jornalistas de merda é que deviam ter escutado algum som quando foram a casa de banho …e dai deduziram que a sua flutulencia eram palavras do trump!!!
    o haiti por exempro teria recebido mais dinheiro que o resgate grego e ainda esta totalmente destruido. provavelmente os 30 milhoes para derrubar trump devem ser parte dessa verba doada aos pobres hitianos. quanto a el salvador nicaragua ..etc nos sabemos que ha uma grande percentagem de pessoas que querem fugir das ditaduras ferozes dos marxistas que tomaram o poder com o dinheiro dos democratas e afins e que tem os povos a beira da fome …mas nao podem ser os EU a receber toda essa gente como e obvio….

  2. Se prenunciou tais palavras elas são de facto pouco diplomáticas mas no fundo traduzirão aquilo que muitos pensam mas que não terão a coragem de o dizer e isto por vezes não se trata de um caso de racismo mas simplesmente de verificar que de alguns países vêm ideologias religiosas incompatíveis com as sociedades ocidentais e de outros gente por vezes faminta mas que uma vez chegados ao El Dorado acabam por ser alérgicos a trabalho e muito hábeis em vandalismo e o resultado acaba por ser desastroso para quem está habituado a viver com alguma paz cívica, portanto fica a pergunta se o mal está do lado de quem recebe ou do que é acolhido?.

  3. Na verdade , os USA é que são o shit-hole, já que tudo quer ir para lá… O Trampas, só quer escolher trampa que seja mais parecida com ele. Só isso.

  4. Dizer a verdade chega a ser tabu para os muitos hipócritas que desgraçam o planeta e para os imbecis é politicamente incorrecto!
    Será assim tão dificil de reconhecer que há paises merdosos e que são o resultado das suas próprias ideologias merdosas e tais humanos por maior que seja o nosso respeito pela dignidade do ser humano são mesmo muito indesejáveis como companheiros de quem quer outro tipo de sociedades ?!

  5. Olha que não, olha que não… tu é que não pões cá os pézinhos, entendes?!!!! De certeza que aqui não entras….não passas do aeroporto…

RESPONDER

Misterioso raio cósmico detetado incrivelmente perto da Terra

Uma estranha rajada de ondas de rádio detetada no espaço foi rastreada até uma galáxia a 120 milhões de anos-luz do nosso planeta - a nível astronómico, esta é uma distância incrivelmente curta da Terra. …

Primeira missão europeia a Mercúrio lançada com cientista e tecnologia portuguesas

A primeira missão europeia que vai estudar Mercúrio, o planeta mais pequeno e mais próximo do Sol, vai ser lançada no sábado, e nela participa uma cientista e uma empresa portuguesas. A astrofísica Joana S. Oliveira …

Sertanense vs Benfica | Águias passam sem dificuldade

O Benfica venceu hoje o Sertanense, do Campeonato de Portugal, por 3-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, em que Jonas voltou a ser titular e a marcar ao fim …

Quase todo o património da UNESCO no Mediterrâneo ameaçado pela subida das águas

O aumento da erosão costeira devido à subida do nível das águas está a pôr em risco quase todos os monumentos reconhecidos como Património da Humanidade que se localizam na zonas baixas da costa do …

Carne podre e cadáveres que explodem por falta de eletricidade na Venezuela

Em Maracaibo, na Venezuela, a energia elétrica falha constantemente. Nos mercados, há carne podre à venda, mas ainda assim a procura aumenta. Porquê? "O que fazer, se é mais barato?" A Venezuela atravessa, desde 2014, uma …

Ministro da Administração Interna não emitiu despacho de alerta para a Leslie

Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna, não emitiu o despacho de alerta que podia reforçar os meios de proteção e socorro durante a tempestade que atingiu Portugal. A decisão poderia ter tido impacto junto das …

Trump ameaça fechar fronteira com o México

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou esta quinta-feira fechar a fronteira entre os Estados Unidos e o México, numa altura em que milhares de migrantes atravessam a pé vários países da América Central na esperança …

Rendas vão ter duração mínima de um ano

Apresentada pelo PS, a medida já foi aprovada e prevê que contratos de arrendamento tenham um prazo mínimo de um ano e que se renovem por mais três anos, não havendo dados em contrário. O Parlamento …

Mais de 12 mil jovens vão viajar gratuitamente pela Europa

Os jovens escolhidos vão poder viajar de comboio até 30 dias e visitar entre um a quatro destinos. Os requisitos: ter completado 18 anos este ano e ser cidadãos europeus. A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, …

"O emprego mais difícil do mundo" é português, não tem salário e procura "gente de fibra"

"O emprego mais difícil do mundo" é uma campanha de recrutamento dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, no Algarve, que abriram candidaturas para "gente de fibra". Honestos face àquilo que são os requisitos para a profissão, a …