Trump rejeita indignação contra a polícia e afirma que agentes matam mais pessoas brancas do que negras

Chris Kleponis / EPA

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, rejeitou a indignação com os assassinatos da polícia, afirmando na terça-feira que os agentes da autoridade matam “mais brancos” do que negros.

“Também são os brancos!”, respondeu Trump quando questionado numa entrevista à CBS News sobre o elevado número de afro-americanos mortos pela polícia. “O mesmo acontece com os brancos! Que pergunta terrível para fazer”, disse, citado pela NPR. O Presidente sublinhou que são mortas pela polícia “mais pessoas brancas” do que pessoas negras.

Contudo, embora mais pessoas brancas possam ser mortas pela polícia anualmente, a taxa de negros norte-americanos mortos é muito maior.

De acordo com dados de tiroteios policiais contabilizados desde 2015, divulgados pelo Washington Post, 1.301 negros e 2.495 brancos foram mortos pela polícia nos últimos cinco anos e meio. No entanto, a taxa de afro-americanos mortos – que compõem uma parcela muito menor da população -, é duas vezes maior do que a dos brancos.

Uma pesquisa da NPR, do PBS NewsHour e do Marista, publicada em junho, revelou que dois terços dos norte-americanos acreditam que Trump aumentou as tensões após o assassinato de George Floyd por um agente da polícia de Minneapolis.

A pesquisa foi realizada depois que a polícia removeu violentamente manifestantes pacíficos que se encontravam perto da Casa Branca para que Trump pudesse ser fotografado com uma Bíblia fora de uma igreja parcialmente queimada.

Outra pesquisa, realizada pela ABC News e pela Ipsos, divulgada na sexta-feira, mostrou que dois terços dos norte-americanos desaprovavam a maneira como Trump está a lidar com as questões raciais. A maioria também desaprova o trabalho que o Presidente tem feito no combate à pandemia de coronavírus.

Noutra pesquisa da NPR, do PBS NewsHour e do Marista, de junho, constatou-se que 58% dos norte-americanos desaprovam o trabalho de Trump no geral.

Esse é um nível de desaprovação que certamente teve um efeito sobre a sua posição política contra o democrata Joe Biden. O RealClearPolitics informou que, numa média das pesquisas, Biden está à frente de Trump em 9 pontos percentuais. Isso tem levado Trump a pedir mais debates e a atacar a capacidade mental e o histórico do adversário.

“Ele [Biden] nunca fez nada, exceto tomar decisões muito ruins”, disse na terça-feira o Presidente na Casa Branca.

Noutras partes da entrevista com a CBS, Trump indicou ainda que Los Angeles cometeu um “erro” ao decidir retomar as aulas no outono via ensino à distância, ao invés de reabrir as salas de aula. “Uma decisão como essa é política”, apontou, acusando os democratas de o quererem prejudicar nas eleições de novembro, mantendo as escolas fechadas.

Na segunda-feira, a Califórnia ordenou o encerramento de bares, restaurantes e cinemas, devido ao aumento de casos de coronavírus. Quanto à política, desde 1988 nenhum republicano vence a Califórnia. Em 2016, venceu a democrata Hillary Clinton.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …