Trump rejeita indignação contra a polícia e afirma que agentes matam mais pessoas brancas do que negras

Chris Kleponis / EPA

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, rejeitou a indignação com os assassinatos da polícia, afirmando na terça-feira que os agentes da autoridade matam “mais brancos” do que negros.

“Também são os brancos!”, respondeu Trump quando questionado numa entrevista à CBS News sobre o elevado número de afro-americanos mortos pela polícia. “O mesmo acontece com os brancos! Que pergunta terrível para fazer”, disse, citado pela NPR. O Presidente sublinhou que são mortas pela polícia “mais pessoas brancas” do que pessoas negras.

Contudo, embora mais pessoas brancas possam ser mortas pela polícia anualmente, a taxa de negros norte-americanos mortos é muito maior.

De acordo com dados de tiroteios policiais contabilizados desde 2015, divulgados pelo Washington Post, 1.301 negros e 2.495 brancos foram mortos pela polícia nos últimos cinco anos e meio. No entanto, a taxa de afro-americanos mortos – que compõem uma parcela muito menor da população -, é duas vezes maior do que a dos brancos.

Uma pesquisa da NPR, do PBS NewsHour e do Marista, publicada em junho, revelou que dois terços dos norte-americanos acreditam que Trump aumentou as tensões após o assassinato de George Floyd por um agente da polícia de Minneapolis.

A pesquisa foi realizada depois que a polícia removeu violentamente manifestantes pacíficos que se encontravam perto da Casa Branca para que Trump pudesse ser fotografado com uma Bíblia fora de uma igreja parcialmente queimada.

Outra pesquisa, realizada pela ABC News e pela Ipsos, divulgada na sexta-feira, mostrou que dois terços dos norte-americanos desaprovavam a maneira como Trump está a lidar com as questões raciais. A maioria também desaprova o trabalho que o Presidente tem feito no combate à pandemia de coronavírus.

Noutra pesquisa da NPR, do PBS NewsHour e do Marista, de junho, constatou-se que 58% dos norte-americanos desaprovam o trabalho de Trump no geral.

Esse é um nível de desaprovação que certamente teve um efeito sobre a sua posição política contra o democrata Joe Biden. O RealClearPolitics informou que, numa média das pesquisas, Biden está à frente de Trump em 9 pontos percentuais. Isso tem levado Trump a pedir mais debates e a atacar a capacidade mental e o histórico do adversário.

“Ele [Biden] nunca fez nada, exceto tomar decisões muito ruins”, disse na terça-feira o Presidente na Casa Branca.

Noutras partes da entrevista com a CBS, Trump indicou ainda que Los Angeles cometeu um “erro” ao decidir retomar as aulas no outono via ensino à distância, ao invés de reabrir as salas de aula. “Uma decisão como essa é política”, apontou, acusando os democratas de o quererem prejudicar nas eleições de novembro, mantendo as escolas fechadas.

Na segunda-feira, a Califórnia ordenou o encerramento de bares, restaurantes e cinemas, devido ao aumento de casos de coronavírus. Quanto à política, desde 1988 nenhum republicano vence a Califórnia. Em 2016, venceu a democrata Hillary Clinton.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Áustria deixará de administrar a vacina da AstraZeneca

A Áustria deixará de usar a vacina da AstraZeneca devido a problemas de entrega e à relutância da população à vacina, após decisões semelhantes tomadas pela Noruega e Dinamarca. "Provavelmente, continuaremos a administrar as primeiras doses …

Portugal com duas mortes e 386 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 386 novos casos de infeção por covid-19 e mais duas mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.  De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Audição a Nuno Vasconcellos por confirmar. Advogado avisou que a rede não é boa

A audição de Nuno Vasconcellos na comissão de inquérito ao Novo Banco, agendada para a próxima quinta-feira, ainda está por confirmar. No site do Parlamento, o agendamento previsto para a audição de Nuno Vasconcellos, antigo presidente …

Portugal com maior queda do PIB na União Europeia no primeiro trimestre

A economia da zona euro recuou 1,8% e a da União Europeia 1,7% no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo, com Portugal a apresentar a maior quebra, de 5,4%. De acordo com uma estimativa …

Corrida dos portugueses ao novo estatuto de imigrante entope consulados do Reino Unido

Mais de 380 mil portugueses já se candidataram ao novo estatuto de imigrante no Reino Unido, mas os postos consulares não estão a conseguir dar resposta a esta corrida. Segundo o jornal Público, os atrasos dos …

Autoridade Tributária demora, em média, 20,7 dias a pagar reembolso de IRS

Até ao momento, foram reembolsados 1.180.738 contribuintes, num valor total de 1.125 milhões de euros, de acordo com dados do Ministério das Finanças. O ECO avança que a Autoridade Tributária e Aduaneira já devolveu 1.125 milhões …

Médicos de família admitem que recuperados podem passar a grupo de risco

A área das sequelas da infeção pelo vírus SARS-CoV-2 "é uma zona muito cinzenta", sobre a qual Portugal “não tem ainda orientações totalmente definidas”. Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), …

Muito mais do que só um divórcio milionário. "Perseguições a mulheres" e má fama ameaçam legado de Bill Gates

O mediático e multimilionário divórcio de Bill Gates é muito mais do que apenas a separação de um casal ao cabo de 27 anos de vida em comum. A ruptura com Melinda está a colocar …

Marcelo na Guiné Bissau

Banho de multidão e "pedras" do PAIGC e de Ana Gomes. Marcelo em visita histórica à Guiné Bissau

Marcelo Rebelo de Sousa está na Guiné-Bissau na primeira visita de um chefe de Estado português ao país em mais de 30 anos. A população recebeu Marcelo em delírio, mas a visita está a causar …

Reservas nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicam"

As reservas de passageiros nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicaram" desde que Portugal entrou na lista verde de destinos de Inglaterra, adiantou a transportadora em comunicado. "De 7 a …