Trump pode vetar OPA chinesa à EDP. Processo está em banho-maria há 10 meses

A oferta pública de aquisição (OPA) da EDP lançada pela China Three Gorges está em banho-maria desde Maio de 2018, altura em que foi lançada. E o processo pode estagnar de vez na secretária de Donald Trump que poderá vir a ser chamado a analisar o caso.

A EDP apresenta na próxima semana os resultados financeiros do ano transacto, bem como a estratégia para os próximos anos, numa altura em que o futuro da eléctrica nacional continua em suspenso, depois do lançamento da OPA da China Three Gorges (CTG).

O processo está em stand-by há cerca de 10 meses, pendente da aprovação de vários países e entidades, fruto das operações da EDP em diversas geografias.

A CTG, que já detém 21,35% da EDP e que oferece 11,9 mil milhões na OPA, refere ao Jornal Económico que continua “a progredir com todos os requisitos regulatórios” e “em discussões com reguladores em várias jurisdições”.

Além da Comissão Europeia, onde a Direcção Geral da Concorrência tem que se pronunciar sobre o caso, a OPA tem também que passar pelo crivo das autoridades norte-americanas.

A EDP Renováveis é o quarto maior produtor eólico nos EUA, onde se encontra também o seu principal mercado. Deste modo, a Comissão de Investimento Estrangeiro dos Estados Unidos (CFIUS na sigla em inglês) tem que avaliar a OPA dos chineses.

Presidida pelo secretário do Tesouro Steven Munchin, a CFIUS é constituída por diversos elementos da administração de Donald Trump e a sua intervenção, nos últimos tempos, passou pelo chumbo a investimentos com proveniência na China. Uma postura que se justifica pela guerra comercial encetada por Trump contra a China.

Este pode, assim, ser um grande entrave às pretensões da CTG que tem ainda que obter a aprovação da Comissão Federal Reguladora de Energia dos EUA.

Em última instância, e se se vier a considerar que a OPA da empresa chinesa acarreta implicações para a segurança nacional, o dossier poderá acabar em cima da secretária do próprio Trump. Ficará, então, nas mãos dele o futuro da EDP. E a meio de uma guerra com a China, o veto será bem provável.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …

CV30. O poderoso anticorpo descoberto por cientistas que dá luta ao novo coronavírus

Investigadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, descobriram um potente anticorpo, encontrado no sangue de um recuperado de covid-19, que interfere com a superfície espinhosa do novo coronavírus, fazendo com que partes …

Igreja flutuante "nasceu" num canal de Londres

A Denizen Works recentemente concluiu uma igreja flutuante pouco ortodoxa em Londres, no Reino Unido. O projeto tem um novo teto que pode ser baixado ou levantado conforme as necessidades. Batizado de Génesis em homenagem ao …

Compostos de alga vermelha da costa de Peniche eficazes no tratamento do cancro

A alga vermelha “Sphaerococcus coronopifolius” da costa de Peniche possui compostos com atividade antitumoral que podem contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos ou potenciar o efeito de fármacos de combate ao cancro já existentes, …

Surto de covid-19 em Vila Flor. Festa de aniversário de autarca gera polémica

A festa organizada por funcionários da Câmara de Vila Flor, no distrito de Bragança, para celebrar o aniversário do seu presidente, está a dar que falar. O município já conta com cerca de 70 infetados. De …

Alberto II da Bélgica conhece filha de relação extraconjugal pela primeira vez

O antigo rei Alberto II da Bélgica encontrou-se pela primeira vez com a filha Delphine de Saxe-Cobourg, depois de anos de negações sobre a paternidade da recém-reconhecida princesa. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Estados Unidos testaram míssil balístico intercontinental

Os Estados Unidos anunciaram que testaram hoje com sucesso um míssil balístico intercontinental, para demonstrar a eficácia da dissuasão nuclear norte-americana e tranquilizar os aliados de Washington. O míssil, apelidado de Minuteman III, estava equipado com …