Trump e Michelle Obama, homem e mulher mais admirados nos EUA

O Presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump, e a ex-primeira-dama Michelle Obama são o homem e a mulher mais admirados no país em 2020, segundo uma sondagem anual da empresa Gallup esta terça-feira divulgada.

Depois de ficar empatado no ano passado com o ex-Presidente Barack Obama (2009-2017), Trump subiu ao primeiro lugar em 2020, pondo assim fim ao reinado de 12 anos do seu antecessor no topo da lista.

Obama está empatado com o ex-Presidente Dwight Eiseinhower (1953-1961) como o mais admirado da história dos EUA.

Em resposta à pergunta “Quem é o homem vivo em qualquer parte do mundo sobre o qual leu ou ouviu falar e que mais admira?”, cerca de 18% dos inquiridos responderam Trump, 15% Obama, 6% o Presidente eleito Joe Biden e 3% o principal epidemiologista da Casa Branca, Anthony Fauci.

Na lista dos 10 mais admirados estão ainda o Papa Francisco, o magnata Elon Musk, o senador do Vermont Bernie Sanders, o filantropo e fundador da Microsoft, Bill Gates, o basquetebolista Lebron James e o Dalai Lama.

Das 74 vezes que a Gallup conduziu este inquérito desde 1946, o Presidente em exercício liderou a lista 60 vezes.

Os Presidentes que não figuraram no primeiro lugar enquanto estavam no poder foram Harry Truman entre 1946-47 e 1950-1952, Lyndon Johson, em 1967 e 1968, Richard Nixon, em 1973, Gerald Ford, em 1974 e 1975, Jimmy Carter, em 1980, George W. Bush, em 2008, e Donald Trump, em 2017 e 2018.

A Gallup explicou que quando o Presidente em exercício não ocupa o primeiro lugar é porque é impopular, o que foi o caso de Trump em 2017 e 2018, quando obteve percentagens de aprovação de 36% e 40%, respetivamente, e acabou atrás de Obama.

Embora o seu índice de aprovação seja atualmente semelhante, 39%, o domínio de Trump entre os republicanos contrasta com a divisão entre os democratas na escolha da figura que mais admiram, e isto foi o que o empurrou para o primeiro posto.

Entre as mulheres, Michelle Obama lidera a sondagem pelo terceiro ano consecutivo, seguida pela vice-presidente eleita, Kamala Harris, e pela primeira-dama, Melania Trump.

A completar a lista, seguem-se a apresentadora de televisão Oprah Winfrey, a chanceler alemã, Angela Merkel, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, a legisladora Alexandria Ocasio-Cortez, a rainha Isabel II de Inglaterra, a juíza ultraconservadora do Supremo Tribunal Amy Coney Barret e a ativista climática Greta Thunberg.

Tal como os Presidentes em exercício, os inquiridos costumam escolher a primeira-dama como a mulher mais admirada.

Nas 71 vezes que a Gallup perguntou sobre as mesmas, desde 1948, os norte-americanos responderam em 18 ocasiões a primeira-dama e em 57 ocasiões uma ex-primeira-dama.

Este tem sido o caso desde 1997, com Hillary Clinton, casada com o ex-Presidente Bill Clinton, como a mais nomeada, tal como Michelle Obama, de 2018 e 2020, e Laura Bush, em 2001.

Melania Trump esteve entre as 10 primeiras nos últimos quatro anos, mas nunca liderou a lista, tal como aconteceu anteriormente com Bess Truman (1945-1953) e Lady Bird Johnson (1963-1969).

O inquérito foi levado a cabo por telefone entre 1 e 17 de dezembro numa amostra aleatória de 1.080 adultos com mais de 18 anos em todos os 50 estados dos EUA e no Distrito da Colúmbia, onde se situa a capital, Washington.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Entre indiretas a Rui Moreira e farpas a Costa, Rio acusa PS de ter desistido de ganhar o Porto

O Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera "competente" e "trabalhador" à Câmara do Porto. Por outro lado, Rio usou a ocasião para acusar o PS de ir a …

Cientistas descobrem o segredo das pessoas que vivem mais de 105 anos

Uma equipa de investigadores descobriu que os idosos que vivem mais de 105 anos tendem a possuir uma base genética única que torna os seus corpos mais eficazes na reparação de ADN. Esta é a primeira …

Quem já teve covid-19 pode agendar vacina em junho. No verão, vacinados podem vir a deixar máscara

Os doentes recuperados há mais de seis meses de infeção por SARS-CoV-2 vão poder marcar a sua vacinação através do portal de auto-agendamento a partir da primeira semana de junho, confirmou fonte da task force …

Governo aprova 11 milhões de euros para SIRESP de indemnização compensatória

A indemnização compensatória foi aprovada no dia em que o Presidente da República promulgou o decreto-lei que define o modelo transitório de gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação da rede de comunicações do Estado SIRESP. O …

Tal como os humanos, há animais que podem sofrer ataques cardíacos (mas é raro)

Todos os dias milhões de pessoas no mundo são vítimas de ataques cardíacos. Mas será possível que também os animais possam passar por isto? Um ataque cardíaco ocorre quando um vaso sanguíneo que distribui sangue oxigenado …

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …