Donald Trump e Kim Jong-un devem reunir-se dentro de “três a quatro semanas”

Gage Skidmore / Flickr

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente norte-americano, Donal Trump, anunciou este domingo que se reunirá previsivelmente com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em “três a quatro semanas”, um prazo mais curto do que o avançado anteriormente pela Casa Branca.

Inicialmente, Washington tinha adiantado como data provável para o encontro finais de maio ou inícios de junho.

“Creio que vamos ter um encontro nas próximas três a quatro semanas“, afirmou Trump no seu discurso num comício no Michigan, nos Estados Unidos, considerando que “vai ser um encontro muito importante” onde vai ser discutida “a desnuclearização da península coreana”.

Quando o Presidente norte-americano começou a falar do seu diálogo com a Coreia do Norte, os seus apoiantes começaram a gritar a palavra “Nobel”, o que provocou risos a Trump, que respondeu: “Só quero fazer o trabalho”.

O Comité Nobel norueguês, encarregado de escolher anualmente o prémio da Paz, começou em fevereiro uma investigação sobre uma possível falsa nomeação a este galardão em nome de Trump, o que levou alguns simpatizantes do Presidente norte-americano, incluindo o congressista Luke Messer, a pedir formalmente o Nobel para Trump devido à questão da Coreia do Norte.

A cimeira entre Trump e Kim será a primeira da história entre líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte.

Donald Trump afirmou no sábado que o seu governo está a avaliar “dois ou três” lugares para a reunião com Kim Jong-un, tendo descartado a hipótese de entre as localizações em estudo estejam os Estados Unidos.

A Casa Branca tem tentado evitar responder à questão sobre se um dos locais em cima da mesa é a fronteira entre as duas Coreias, onde ocorreu a cimeira entre Kim Jong-un e o seu homólogo sul-coreano, Moon Jae-in.

Mike Pompeo, o novo secretário de Estado norte-americano, que recentemente se reuniu com Kim numa visita a Pyongyang inicialmente mantida em seegredo, afirmou que o líder norte-coreano se manifestou disposto a apresentar um plano que contribua para a desnuclearização da península da Coreia.

As declarações de Mike Pompeo foram feitas numa entrevista à cadeia televisiva ABC News, citada pela France Press, que será transmitida este domingo mas da qual foram já divulgados excertos.

Na entrevista, Mike Pompeo refere uma “boa conversa” mantida com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, no âmbito da sua visita.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estúdios de tatuagens podem reabrir na segunda-feira

Os estúdios de tatuagens e de ‘bodypiercing’ vão poder reabrir na segunda-feira juntamente com outros serviços de atendimento ao público e comerciais, mas terão de funcionar mediante marcação prévia e cumprindo as regras sanitárias. Na resolução …

As rãs de cristal revelaram uma nova forma de camuflagem

As rãs de cristal são bem conhecidas pela sua pele transparente, mas, até agora, o motivo desta curiosa característica não tinha recebido atenção experimental. Uma equipa de cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, da …

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …