Pete Marovich / POOL / EPA

Donald Trump ficou furioso com Vladimir Putin, pelo facto de o presidente russo ter criticado a credibilidade da liderança de Volodymyr Zelenskyy. Trump diz que as negociações não estão a ir no caminho certo e aponta para a falta de vontade russa.
Donald Trump diz estar “muito zangado” e “furioso” com Vladimir Putin.
Numa entrevista telefónica à NBC News, o presidente norte-americano disse que estava zangado por Putin ter posto em causa a liderança de Volodymyr Zelenskyy.
Na sexta-feita, o líder da Rússia sugeriu que a Ucrânia seja posta sob uma forma de administração temporária para permitir novas eleições que afastem Zelenskyy.
Também próprio Trump já tinha, há cerca de um mês, apelado à realização de novas eleições na Ucrânia – tendo, inclusivamente, descrito Zelenskyy como um ditador.
Mas agora Donald Trump acha que, com este tipo de discurso, Moscovo está a bloquear os seus esforços para acabar com a guerra na Ucrânia.
Tarifas ao petróleo russo
Como “castigo”, o líder dos EUA ameaça impor tarifas secundárias de 25% a 50% sobre os compradores de petróleo russo.
“Se a Rússia e eu não conseguirmos chegar a um acordo para parar o derramamento de sangue na Ucrânia, e se eu achar que a culpa foi da Rússia … Vou impor tarifas secundárias sobre o petróleo, sobre todo o petróleo que sai da Rússia”, disse
Como cita a Reuters, Trump disse que poderia impor as novas medidas comerciais “dentro de um mês” – numa ameaça que reflete a sua frustração com a falta de movimento para um cessar-fogo.
Trump vai falar com Putin
Trump disse que tenciona falar com Putin no decorrer desta semana e deixou um pré-aviso: “se ele [Putin] fizer a coisa certa, a raiva dissipa-se rapidamente”.
O presidente russo sabe que o seu homólogo norte-americano está zangado, disse ainda o presidente norte-americano, acrescentando que tem “uma relação muito boa com ele”.
Os dois líderes tiveram duas chamadas públicas nos últimos meses, mas o Kremlin sugeriu, na semana passada, que ambos podem ter tido mais contactos secretos.
Em conversa à parte, as autoridades norte-americanas têm pressionado Kiev a aceitar um acordo sobre minerais – em que os EUA ficariam todos os rendimentos dos recursos naturais da Ucrânia durante vários anos.
Guerra na Ucrânia
-
30 Março, 2025 Trump está furioso com Putin – e usa petróleo como trunfo
Porque o Putin devia estar preocupado com tarifas sobre o petróleo americanas? A Russia não vende petróleo a eles.
É como uma peça de teatro , dois Atores , o bom e o mau , agriden-se , insultam-se mas no final da representação , vão os dois para a mesma cama !
O rufia mor do planeta está zangado e irritado com toda agente: vizinhos, “aliados”, arqui-inimigos. Não haverá ninguém para lhe dar colinho, além do seu circulo de alucinados subservientes?