Trump está farto que se riam dele (e quer investigar programas de humor)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu este domingo às autoridades eleitorais que regulam as comunicações para investigarem os responsáveis por programas humorísticos como o “Saturday Night Live”.

“É verdadeiramente incrível que programas como Saturday Night Live, que não têm piada nem talento, possam passar todo o tempo a atacar a mesma pessoa (eu próprio), uma e outra vez, sem mencionar sequer o ‘outro lado'”, criticou Trump, através da sua conta na rede social Twitter.

No resto do texto o presidente americano levanta a hipótese de os programas de comédia serem investigados pelas autoridades federais por violarem um suposto dever de ouvir as duas partes.

“O mesmo acontece com os programas late night de comédia. A Comissão Eleitoral Federal e/ou a FCC [Comissão Federal de Comunicações] devem investigar este assunto? Deve haver conluio com os Democratas e, claro, com a Rússia! Que cobertura tão parcial, a maior parte dela Fake News. É difícil acreditar que ganhei e continuo a ganhar. Nível de aprovação de 52%, 93% entre Republicanos. Lamento!”, concluiu.

Não é a primeira vez que Trump se queixa de parcialidade nos programas de comédia e pede que se aplique a regra do “tempo equivalente”, uma norma que obriga a que as televisões e as rádios dediquem o mesmo espaço a políticos de lados opostos – mas ainda não tinha pedido uma investigação.

O apelo, porém, deverá ser em vão. De acordo com uma advogada que colabora com o Law and Crime – site especializado em assuntos relacionados com a legislação -, este pedido evidencia “uma completa falta de conhecimento sobre as leis básicas dos media e da liberdade de opinião”, diz Elura Nanos.

“Os programas de comédia têm zero obrigação legal de serem imparciais na sátira, independentemente de o alvo das piadas ser uma figura política. De igual modo, os noticiários estão legalmente autorizados a serem tão unilaterais quanto quiserem. Como uma agência do governo federal, a FCC deve aderir às limitações estabelecidas pela Primeira Emenda”. Segundo a Visão, censurar o discurso com base no conteúdo político é absolutamente ilegal.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Queria ver se fosse contigo… É tudo muito engraçado quando é com os outros não é EU?
      Há coisas que se vê que não são comédia, mas sim bullying disfarçado. Tudo o que é demais, não presta. Isto é válido para o Trump ou outra pessoa qualquer, não estou a tirar partido de ninguém.

      • Comigo?!
        Força; eu prometo que não vou processar (ou calar) ninguém!..
        Costuma dizer-se que “quem diz o que quer, ouve o que não quer”!!
        E, tal como o Trump tem toda a liberdade para ser palerma, nos (os outros) também temos a liberdade de nos rimos e de fazer piadas com as cenas que ele faz!…
        Diz o Trump (mais uma vez no Twitter) que “o Saturday Night Live, não têm piada nem talento…”; isto dito pelo Trump (que andou tantos anos nas tv’s americanas a fazer “lixo”), também é uma piada!

RESPONDER

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …

Bolsonaro alarga veto para uso de máscaras no Brasil

Jair Bolsonaro vetou, esta segunda-feira, a obrigatoriedade do uso de máscaras em prisões durante a pandemia, segundo informações divulgadas no Diário Oficial da União. A decisão do Presidente brasileiro incluiu também o fim da obrigatoriedade de …