Trump promove falsa teoria de que Kamala Harris não nasceu nos EUA (e que não será elegível para vice)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ouviu que Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidência da Casa Branca, não era elegível para o cargo, com base num boato que sugeria que pode não ter nascido em território norte-americano.

De acordo com o jornal espanhol El Economista, Donald Trump afirmou que “ouviu” que Kamala Harris “não cumpre os requisitos” para se tornar vice-presidente dos Estados Unidos.

Em causa está a cláusula de cidadania presente na 14.ª emenda da constituição norte-americana, que define quem tem direito a ter cidadania norte-americana.

Trump deu azo à teoria de que Kamala Harris não nasceu em território norte-americano, teoria que ganhou forçou depois da publicação de um artigo de opinião do advogado John Eastman na revista Newsweek. Eastman questiona se os pais de Kamala Harris, de origem jamaicana e indiana, residiam legalmente em Oakland, na Califórnia, quando a senadora nasceu em 1964.

Apesar de o boato ter sido desacreditado, Trump qualificou Eastman como um advogado “muito talentoso”. “Não tenho ideia se é verdade. Suponho que os democratas verificaram antes de a escolher para vice-presidente”, disse Trump, frisando que o rumor é algo “muito sério”.

Jenna Ellis, consultora de Donald Trump, publicou no Twitter uma mensagem do presidente do Judicial Watch, um grupo de ativistas conservadores próximos de Trump, questionando a legitimidade de Harris para vir a ocupar a vice-presidência dos Estados Unidos.

Já Kamala Harris publicou no Twitter uma fotografia com a sua mãe, defendendo o seu passado. “A minha mãe costumava dizer, ‘não te sentes e fiques a queixar das coisas, faz alguma coisa’. Gostava que ela estivesse connosco esta semana”.

 

De acordo com o Diário de Notícias, Trump ganhou proeminência política nacional ao promover a mentira sobre o nascimento de Obama, alegando que o primeiro presidente negro dos Estados Unidos não nasceu no país. Porém, Trump reconheceu no final de sua campanha presidencial de 2016 que não era verdade.

 

A três meses das presidenciais nos Estados Unidos, o candidato Joe Biden anunciou a sua escolha para a vice-presidência. Kamala Harris será o seu braço direito. É a primeira mulher negra e asiático-americana a ser nomeada para um cargo presidencial de um partido importante.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Goebells não faria melhor. Este sr. pensa que uma mentira repetida mil vezes acabará por tornar-se realidade. Enfim, como disse Churchill, “podes enganar alguns toda a vida, podes enganar todos durante algum tempo, mas não consegues enganar todos, toda a vida”. É o caso do cavalheiro.

  2. Ameacem o Tr..mpas com uma greve geral ao fornecimento de laca que entra logo na linha.
    Ele só pensa no “penteado”; ninguém o avisa que aquilo, em grandes quantidades, além de cristalizar as ideias, também lhe provoca a diarreia mental…

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …