Trump promove falsa teoria de que Kamala Harris não nasceu nos EUA (e que não será elegível para vice)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ouviu que Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidência da Casa Branca, não era elegível para o cargo, com base num boato que sugeria que pode não ter nascido em território norte-americano.

De acordo com o jornal espanhol El Economista, Donald Trump afirmou que “ouviu” que Kamala Harris “não cumpre os requisitos” para se tornar vice-presidente dos Estados Unidos.

Em causa está a cláusula de cidadania presente na 14.ª emenda da constituição norte-americana, que define quem tem direito a ter cidadania norte-americana.

Trump deu azo à teoria de que Kamala Harris não nasceu em território norte-americano, teoria que ganhou forçou depois da publicação de um artigo de opinião do advogado John Eastman na revista Newsweek. Eastman questiona se os pais de Kamala Harris, de origem jamaicana e indiana, residiam legalmente em Oakland, na Califórnia, quando a senadora nasceu em 1964.

Apesar de o boato ter sido desacreditado, Trump qualificou Eastman como um advogado “muito talentoso”. “Não tenho ideia se é verdade. Suponho que os democratas verificaram antes de a escolher para vice-presidente”, disse Trump, frisando que o rumor é algo “muito sério”.

Jenna Ellis, consultora de Donald Trump, publicou no Twitter uma mensagem do presidente do Judicial Watch, um grupo de ativistas conservadores próximos de Trump, questionando a legitimidade de Harris para vir a ocupar a vice-presidência dos Estados Unidos.

Já Kamala Harris publicou no Twitter uma fotografia com a sua mãe, defendendo o seu passado. “A minha mãe costumava dizer, ‘não te sentes e fiques a queixar das coisas, faz alguma coisa’. Gostava que ela estivesse connosco esta semana”.

 

De acordo com o Diário de Notícias, Trump ganhou proeminência política nacional ao promover a mentira sobre o nascimento de Obama, alegando que o primeiro presidente negro dos Estados Unidos não nasceu no país. Porém, Trump reconheceu no final de sua campanha presidencial de 2016 que não era verdade.

 

A três meses das presidenciais nos Estados Unidos, o candidato Joe Biden anunciou a sua escolha para a vice-presidência. Kamala Harris será o seu braço direito. É a primeira mulher negra e asiático-americana a ser nomeada para um cargo presidencial de um partido importante.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Goebells não faria melhor. Este sr. pensa que uma mentira repetida mil vezes acabará por tornar-se realidade. Enfim, como disse Churchill, “podes enganar alguns toda a vida, podes enganar todos durante algum tempo, mas não consegues enganar todos, toda a vida”. É o caso do cavalheiro.

  2. Ameacem o Tr..mpas com uma greve geral ao fornecimento de laca que entra logo na linha.
    Ele só pensa no “penteado”; ninguém o avisa que aquilo, em grandes quantidades, além de cristalizar as ideias, também lhe provoca a diarreia mental…

RESPONDER

O mistério das anãs brancas com campos magnéticos incrivelmente fortes pode ter sido resolvido

Uma equipa internacional de cientistas acredita ter desvendado o mistério dos campos magnéticos incrivelmente fortes em anãs brancas: um mecanismo de dínamo. Um dos fenómenos mais marcantes da Astrofísica é a presença de campos magnéticos. Como …

Nova Iorque quer oferecer vacina aos turistas. Miami vai começar a vacinar no aeroporto

Em Nova Iorque os turistas irão receber a vacina da Johnson & Johnson e em Miami a vacina da Pfizer. Com o objetivo de reativar o turismo na cidade, as autoridades de Nova Iorque querem oferecer …

Carta misteriosa escrita por passageira do Titanic está a intrigar os peritos

Uma equipa de investigadores está a tentar desvendar um mistério que envolve uma carta que terá sido escrita por uma jovem a bordo do Titanic na véspera do naufrágio. Uma família encontrou a carta numa garrafa …

Violência na Colômbia preocupa comunidade internacional

Várias cidades colombianas continuam a ser palco de violentas manifestações contra o Governo do país, mas são reprimidas com força pela polícia e por militares. As manifestações começaram em forma de protesto contra uma reforma tributária …

Veterana de Bletchley Park tem um novo código da 2.ª Guerra para decifrar (mas precisa de ajuda)

Um casal que encontrou mensagens codificadas da II Guerra Mundial sob o assoalho está tentar decifrá-las com a ajuda do seu vizinho, um decifrador de códigos de Bletchley Park. John e Val Campbell encontraram um esconderijo …

"Caixas mistério" com animais de estimação geram indignação na China

Uma nova moda conhecida como "caixa mistério" ganhou popularidade na China. O método consiste em fazer uma encomenda através da internet e é enviada, pelo correio, uma caixa com um animal de estimação. Estas encomendas estão …

Arquivos da polícia do Estado Islâmico revelam como era a vida sob o califado

Arquivos da polícia do Estado Islâmico, conhecida como shurta, revelam como era a vida sob o califado. Os polícias eram tão bem pagos que não podiam ser subornados. Não é sempre que os regimes mirram …

Barco português detido por ancorar ilegalmente em águas da Malásia

Um navio mercante registado em Portugal está retido na Malásia por ter alegadamente ancorado em águas territoriais do país sem autorização, avançou esta sexta-feira a Guarda Costeira malaia. Num comunicado, Nurul Hizam Zakaria, diretor da agência …

”Eficácia e qualidade”. OMS aprova vacina chinesa da Sinopharm

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, esta sexta-feira, o uso de emergência da vacina chinesa contra a covid-19 da Sinopharm. Trata-se da primeira vacina desenvolvida pela China a ser aprovada pela organização, lembra a agência …

Sem estado de emergência não pode haver confinamento de pessoas saudáveis

O constitucionalista Jorge Reis Novais defendeu hoje que sem estado de emergência que suspenda a garantia do artigo 27.º da Constituição não pode haver confinamento de pessoas saudáveis, até uma eventual revisão constitucional. Por outro lado, …