/

Trump promove falsa teoria de que Kamala Harris não nasceu nos EUA (e que não será elegível para vice)

3

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ouviu que Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidência da Casa Branca, não era elegível para o cargo, com base num boato que sugeria que pode não ter nascido em território norte-americano.

De acordo com o jornal espanhol El Economista, Donald Trump afirmou que “ouviu” que Kamala Harris “não cumpre os requisitos” para se tornar vice-presidente dos Estados Unidos.

Em causa está a cláusula de cidadania presente na 14.ª emenda da constituição norte-americana, que define quem tem direito a ter cidadania norte-americana.

Trump deu azo à teoria de que Kamala Harris não nasceu em território norte-americano, teoria que ganhou forçou depois da publicação de um artigo de opinião do advogado John Eastman na revista Newsweek. Eastman questiona se os pais de Kamala Harris, de origem jamaicana e indiana, residiam legalmente em Oakland, na Califórnia, quando a senadora nasceu em 1964.

Apesar de o boato ter sido desacreditado, Trump qualificou Eastman como um advogado “muito talentoso”. “Não tenho ideia se é verdade. Suponho que os democratas verificaram antes de a escolher para vice-presidente”, disse Trump, frisando que o rumor é algo “muito sério”.

Jenna Ellis, consultora de Donald Trump, publicou no Twitter uma mensagem do presidente do Judicial Watch, um grupo de ativistas conservadores próximos de Trump, questionando a legitimidade de Harris para vir a ocupar a vice-presidência dos Estados Unidos.

Já Kamala Harris publicou no Twitter uma fotografia com a sua mãe, defendendo o seu passado. “A minha mãe costumava dizer, ‘não te sentes e fiques a queixar das coisas, faz alguma coisa’. Gostava que ela estivesse connosco esta semana”.

 

De acordo com o Diário de Notícias, Trump ganhou proeminência política nacional ao promover a mentira sobre o nascimento de Obama, alegando que o primeiro presidente negro dos Estados Unidos não nasceu no país. Porém, Trump reconheceu no final de sua campanha presidencial de 2016 que não era verdade.

 

A três meses das presidenciais nos Estados Unidos, o candidato Joe Biden anunciou a sua escolha para a vice-presidência. Kamala Harris será o seu braço direito. É a primeira mulher negra e asiático-americana a ser nomeada para um cargo presidencial de um partido importante.

ZAP //

3 Comments

  1. Goebells não faria melhor. Este sr. pensa que uma mentira repetida mil vezes acabará por tornar-se realidade. Enfim, como disse Churchill, “podes enganar alguns toda a vida, podes enganar todos durante algum tempo, mas não consegues enganar todos, toda a vida”. É o caso do cavalheiro.

  2. Ameacem o Tr..mpas com uma greve geral ao fornecimento de laca que entra logo na linha.
    Ele só pensa no “penteado”; ninguém o avisa que aquilo, em grandes quantidades, além de cristalizar as ideias, também lhe provoca a diarreia mental…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.