Trump promove falsa teoria de que Kamala Harris não nasceu nos EUA (e que não será elegível para vice)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ouviu que Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidência da Casa Branca, não era elegível para o cargo, com base num boato que sugeria que pode não ter nascido em território norte-americano.

De acordo com o jornal espanhol El Economista, Donald Trump afirmou que “ouviu” que Kamala Harris “não cumpre os requisitos” para se tornar vice-presidente dos Estados Unidos.

Em causa está a cláusula de cidadania presente na 14.ª emenda da constituição norte-americana, que define quem tem direito a ter cidadania norte-americana.

Trump deu azo à teoria de que Kamala Harris não nasceu em território norte-americano, teoria que ganhou forçou depois da publicação de um artigo de opinião do advogado John Eastman na revista Newsweek. Eastman questiona se os pais de Kamala Harris, de origem jamaicana e indiana, residiam legalmente em Oakland, na Califórnia, quando a senadora nasceu em 1964.

Apesar de o boato ter sido desacreditado, Trump qualificou Eastman como um advogado “muito talentoso”. “Não tenho ideia se é verdade. Suponho que os democratas verificaram antes de a escolher para vice-presidente”, disse Trump, frisando que o rumor é algo “muito sério”.

Jenna Ellis, consultora de Donald Trump, publicou no Twitter uma mensagem do presidente do Judicial Watch, um grupo de ativistas conservadores próximos de Trump, questionando a legitimidade de Harris para vir a ocupar a vice-presidência dos Estados Unidos.

Já Kamala Harris publicou no Twitter uma fotografia com a sua mãe, defendendo o seu passado. “A minha mãe costumava dizer, ‘não te sentes e fiques a queixar das coisas, faz alguma coisa’. Gostava que ela estivesse connosco esta semana”.

 

De acordo com o Diário de Notícias, Trump ganhou proeminência política nacional ao promover a mentira sobre o nascimento de Obama, alegando que o primeiro presidente negro dos Estados Unidos não nasceu no país. Porém, Trump reconheceu no final de sua campanha presidencial de 2016 que não era verdade.

 

A três meses das presidenciais nos Estados Unidos, o candidato Joe Biden anunciou a sua escolha para a vice-presidência. Kamala Harris será o seu braço direito. É a primeira mulher negra e asiático-americana a ser nomeada para um cargo presidencial de um partido importante.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Goebells não faria melhor. Este sr. pensa que uma mentira repetida mil vezes acabará por tornar-se realidade. Enfim, como disse Churchill, “podes enganar alguns toda a vida, podes enganar todos durante algum tempo, mas não consegues enganar todos, toda a vida”. É o caso do cavalheiro.

  2. Ameacem o Tr..mpas com uma greve geral ao fornecimento de laca que entra logo na linha.
    Ele só pensa no “penteado”; ninguém o avisa que aquilo, em grandes quantidades, além de cristalizar as ideias, também lhe provoca a diarreia mental…

RESPONDER

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …

Quatro portugueses detidos em Espanha por alegada violação de duas mulheres

A polícia espanhola anunciou, este sábado, ter detido quatro cidadãos portugueses por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país. Segundo a …

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …

Mais 20 mortes e 3396 casos de covid-19. Não havia tantos óbitos desde março

Portugal registou, este sábado, mais 20 mortes e 3396 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3396 novos …

"Integral confiança". Chega segura militantes acusados de agredir homossexual

O Chega anunciou, esta sexta-feira, que mantém "integral confiança" nos candidatos e estruturas local e distrital de Viseu, referindo que só se pronunciará sobre alegadas agressões de motivação homofóbica naquela cidade depois de apurados os …

Há dezenas de autarcas envolvidos em processos sem fim à vista

Dezenas de autarcas foram neste mandato acusados por corrupção, negócios imobiliários duvidosos e abuso de poder, entre outros, em processos judiciais que se arrastam, na maioria, sem desfecho à vista a dois meses de novas …

Milhares de pessoas manifestam-se na Austrália contra o confinamento

Milhares de australianos manifestaram-se, este sábado, em várias cidades do país contra as restrições impostas pelo Governo para controlar o aumento de casos de covid-19. Em Sidney, cerca de mil manifestantes protestaram contra o confinamento decretado …