Para Trump, as eleições intercalares são um “sim” ou um “não” à sua Presidência

Larry W. Smith / EPA

Donald Trump afirmou que as eleições intercalares desta terça-feira para a Câmara dos Representantes, Senado e governadores são um referendo à sua Presidência.

Esta segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos afirmou que as eleições desta terça-feira para a Câmara dos Representantes, Senado e governadores  são um referendo à sua própria Presidência.

Mesmo que eu não esteja no boletim de voto, de certa maneira estou lá“, afirmou Donald Trump durante uma videoconferência organizada pelos seus apoiantes para encorajarem os republicanos a irem votar. “A comunicação social está a considerar a eleição como um referendo a mim e ao nosso movimento”, acrescentou.

Os comentários de Donald Trump foram feitos quando este se prepara para um périplo final, por três Estados, para procurar manter o controlo republicano do Senado e impedir perdas que podem alterar profundamente a sua Presidência.

Os argumentos finais de Trump assentam no medo – avisando, sem provas, que uma vitória dos democratas lançaria o país no caos, alimentando a imigração ilegal e o crime.

A verdade é que estas eleições intercalares são verdadeiramente importantes já que podem permitir uma alteração radical de forças entre os dois partidos no Capitólio.

Atualmente, os Republicanos controlam a Câmara dos Representantes e o Senado, com uma margem confortável na câmara baixa (235 congressistas contra 193 congressistas Democratas) e uma margem curta a câmara alta (51 contra 47 senadores Democratas e dois independentes).

Mas, segundo o Jornal de Notícias, as sondagens apontam que o Partido Democrata deverá recuperar o controlo da Câmara dos Representantes, assim como entre seis e dez governos estaduais, apesar de não conseguir eliminar o controlo Republicano do Senado.

É a maioria na câmara baixa que permitirá aos Democratas dificultar a vida a Trump, podendo iniciar, por exemplo, um processo de impeachment por suspeitas de conluio com uma alegada interferência russa nas eleições presidenciais e obstrução à justiça.

Contudo, se os Republicanos mantiverem a maioria no Senado – como indicam as sondagens -, a influência Democrata será limitada.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …

O novo amplificador de guitarra tem maior capacidade de encaixe (e é mais poderoso)

Em 2016, o engenheiro eletrónico Chris Prendergast lançou um projeto Kickstarter para o amplificador de guitarra portátil JamStack. Este encaixava-se num pino de correia e emitia sons gerados por um smartphone. Agora foi lançada a …

Etiópia. Comissão de direitos humanos denuncia massacre de 600 civis na região de Tigré

A organização independente que investiga acusações de violência contra civis na Etiópia corroborou o relatório da Amnistia Internacional que denunciou a chacina de pelo menos 600 pessoas na região de Tigré, no Norte do país. Segundo …

A Torre de Londres foi palco de várias experiências estranhas com animais

Antigamente, os humanos tinham algumas teorias muito estranhas sobre vários animais e, infelizmente, nem um pouco do bom senso que os impediria de as testar. Segundo o site IFLScience, Plínio, o Velho, era um desses exemplos. …

Grupo hacker português reivindica ataque a 61 sites do Brasil este ano

O grupo do hacker português que assumiu publicamente o recente ataque cibernético ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil admitiu ter invadido 61 sites brasileiros este ano, segundo o jornal O Estado de São Paulo. O …

PCP e PEV vão abster-se na votação final do Orçamento do Estado

O PCP e o PEV anunciaram, esta quarta-feira, que vão abster-se na votação final global do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), que está agendada para esta quinta-feira na Assembleia da República. O Partido Comunista vai …

Economia e tecnologia. Quem irá vencer a guerra comercial? EUA não facilitam, mas China já prepara plano para 2025

A atual guerra comercial entre a China e os Estados Unidos começou depois do atual presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar a 22 de março de 2018 uma lista de tarifas superiores a 60 mil milhões …

Estudantes estrangeiros podem renovar autorização de residência online

Os estudantes estrangeiros que frequentam o ensino superior em Portugal podem renovar automaticamente 'online', desde esta semana, os títulos de autorização de residência, anunciou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). A nova funcionalidade está disponível …

Nas pinturas de Van Gogh predomina a cor amarela (e isso tem uma explicação científica)

As obras do pintor Van Gogh encaixam-se na corrente artística do pós-impressionismo. Estas caraterizam-se por terem cores fortes com capacidade de atrair um público bastante diversificado. Mas por que razão predominavam quase sempre as mesmas …

ONU sem dinheiro para alimentar deslocados de Cabo Delgado. Portugal presta ajuda militar a "país irmão"

O Programa Alimentar Mundial diz que as verbas vão acabar para a semana depois de um ano inteiro de sub-financiamento. O conflito no Norte de Moçambique já fez pelo menos 500 mil deslocados. O Programa Alimentar …