/

Para Trump, as eleições intercalares são um “sim” ou um “não” à sua Presidência

Larry W. Smith / EPA

Donald Trump afirmou que as eleições intercalares desta terça-feira para a Câmara dos Representantes, Senado e governadores são um referendo à sua Presidência.

Esta segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos afirmou que as eleições desta terça-feira para a Câmara dos Representantes, Senado e governadores  são um referendo à sua própria Presidência.

Mesmo que eu não esteja no boletim de voto, de certa maneira estou lá“, afirmou Donald Trump durante uma videoconferência organizada pelos seus apoiantes para encorajarem os republicanos a irem votar. “A comunicação social está a considerar a eleição como um referendo a mim e ao nosso movimento”, acrescentou.

Os comentários de Donald Trump foram feitos quando este se prepara para um périplo final, por três Estados, para procurar manter o controlo republicano do Senado e impedir perdas que podem alterar profundamente a sua Presidência.

Os argumentos finais de Trump assentam no medo – avisando, sem provas, que uma vitória dos democratas lançaria o país no caos, alimentando a imigração ilegal e o crime.

A verdade é que estas eleições intercalares são verdadeiramente importantes já que podem permitir uma alteração radical de forças entre os dois partidos no Capitólio.

Atualmente, os Republicanos controlam a Câmara dos Representantes e o Senado, com uma margem confortável na câmara baixa (235 congressistas contra 193 congressistas Democratas) e uma margem curta a câmara alta (51 contra 47 senadores Democratas e dois independentes).

Mas, segundo o Jornal de Notícias, as sondagens apontam que o Partido Democrata deverá recuperar o controlo da Câmara dos Representantes, assim como entre seis e dez governos estaduais, apesar de não conseguir eliminar o controlo Republicano do Senado.

É a maioria na câmara baixa que permitirá aos Democratas dificultar a vida a Trump, podendo iniciar, por exemplo, um processo de impeachment por suspeitas de conluio com uma alegada interferência russa nas eleições presidenciais e obstrução à justiça.

Contudo, se os Republicanos mantiverem a maioria no Senado – como indicam as sondagens -, a influência Democrata será limitada.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.