/

Trump quer cancelar o novo “Air Force One”

Gage Skidmore / Flickr

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente norte-americano eleito, Donald Trump, defendeu esta terça-feira o cancelamento de um contrato milionário com a fabricante Boeing para a construção de um novo avião presidencial Air Force One, classificando os custos envolvidos como “ridículos”.

O projeto foi atribuído à construtora americana Boeing em janeiro de 2015 e na altura estava avaliado em cerca de três mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de euros). A conclusão do projeto está prevista para 2024.

“A Boeing está a construir um novo Air Force One 747 para futuros Presidentes, mas os custos estão fora de controlo, mais de quatro mil milhões de dólares [3,7 mil milhões de euros]. Cancelar encomenda”, escreveu Trump na sua conta na rede social Twitter.

“O avião está completamente fora de controlo. Queremos que a Boeing ganhe dinheiro, mas não tanto como este”, afirmou o empresário aos jornalistas na Torre Trump, em Nova Iorque.

Num comunicado, a construtora americana reagiu, mas sem comentar diretamente as declarações de Trump ou os custos estimados.

“Estamos atualmente a trabalhar sob um contrato de 170 milhões de dólares (158 milhões de euros) para ajudar a determinar as capacidades destes complexos aviões militares que servem os requisitos únicos do Presidente dos Estados Unidos”, segundo a nota informativa da Boeing.

“Estamos ansiosos para trabalhar com a Força Aérea dos Estados Unidos em fases subsequentes do programa que nos permita entregar os melhores aviões ao melhor preço para o contribuinte americano”, acrescentou a fabricante.

Os dois aparelhos que transportam atualmente o Presidente Barack Obama e que serão utilizados por Donald Trump foram encomendados pela administração de Ronald Reagan (1981 -1989) e entraram ao serviço no início da década de 1990 com o chefe de Estado George Bush.

O Air Force One, que só assume tal designação quando o Presidente dos Estados Unidos está a bordo, permite ao homem considerado como o mais poderoso do mundo exercer todas as prerrogativas do mandato a partir do espaço aéreo, incluindo desencadear um ataque nuclear.

O mítico aparelho Air Force One tem uma pintura exterior discreta em tons de azul e branco, a inscrição “United States of America”, a bandeira norte-americana e o selo presidencial. É encarado como um importante símbolo do poder dos Estados Unidos.

Em 2009, o Presidente Barack Obama suspendeu um projeto para substituir os helicópteros Marine One que transportam o chefe de Estado americano.

Os custos deste projeto ascenderam até quase 11,5 mil milhões de dólares (10,7 mil milhões de euros) desde que os 28 helicópteros foram encomendados em 2005.

Donald Trump, vencedor das eleições do passado dia 08 de novembro, será empossado a 20 de janeiro de 2017, numa cerimónia pública junto ao edifício do Capitólio, em Washington.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.