/

Trump diz que bloqueio judicial “é ridículo” e será anulado

2

Gage Skidmore / Flickr

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos considerou este sábado “ridícula” a decisão de um juiz federal de bloquear o seu decreto migratório que visa a proibição de entrada de pessoas de sete países de maioria muçulmana e prometeu anulá-lo.

“A opinião deste assim chamado juiz, que basicamente priva o nosso país da sua polícia, é ridícula e será anulado”, disse Donald Trump, numa série de tweets durante a manhã.

Um juiz federal de Seattle, Estados Unidos, ordenou na sexta-feira a suspensão temporária, a nível nacional, da proibição de entrada de pessoas de sete países de maioria muçulmana, decretada pelo novo Presidente.

A ordem temporária do juiz James Robart vai manter-se válida em todo o país até ser efetuada uma revisão completa da queixa apresentada pelo procurador-geral de Washington, Bob Ferguson.

A decisão surgiu depois de Ferguson ter apresentado uma ação legal para invalidar disposições essenciais da ordem executiva de Trump, que afasta refugiados sírios indefinidamente e bloqueia cidadãos do Irão, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iémen de entrarem nos Estados Unidos por 90 dias. Refugiados de outros países que não a Síria ficam impedidos de entrar por 120 dias.

“A Constituição prevaleceu hoje. Ninguém está acima da lei, nem sequer o Presidente”, afirmou Ferguson.

Ferguson argumentou, na sua queixa, que a ordem do Presidente viola os direitos constitucionais dos imigrantes e das suas famílias, já que visa especificamente muçulmanos.

O Departamento de Estado assegurou que foram cancelados cerca de 60 mil vistos de estrangeiros vindos dos sete países após a entrada em vigor do veto migratório, apesar de os números do mesmo departamento indicarem que os afetados podem chegar aos 100 mil.

No início da semana, a então procuradora-geral interina do país, Sally Yates, ordenou aos advogados do Ministério Público que não defendam a proibição de Trump, uma posição que fez com que, em seguida, fosse despedida pelo Presidente.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Que chatice haver leis num país “democrático”, não é? mas vais sempre a tempo (Trump) de mudares as leis em teu proveito (e dos “amigos”). Era para fazer isso mesmo que querias quando te candidataste para Presidente, não era? Pinta o “cabelo” (?) de preto e penteia-o com risca ao meio (se conseguires), deixa crescer um bigodinho (só por baixo do nariz) e está perfeito! Só falta um simbolo característico para simbolizar o “teu patriotismo”. Mas não precisas de inventar um. Ele já existe e os seus “adoradores”, (também teus apoiantes) de certeza que não se importam (e até devem insistir!). “Cientista russo diz que asteróide vai destruir a Terra em” F”evereiro”. Será que chegamos vivos até lá?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.