Trump conta como decidiu, à sobremesa, atacar… o Iraque

Donald Trump voltou a cometer uma gafe que está a dar que falar. Desta vez, o presidente dos EUA trocou o nome da Síria pelo do Iraque quando contava a uma jornalista como decidiu, durante um jantar, atacar uma base militar síria, na semana passada.

Numa entrevista à Fox News, Donald Trump contou à jornalista que deu a ordem para bombardear a Síria, durante um jantar com o presidente da China, que estava em visita aos EUA, mas trocou o nome daquele país pelo do Iraque.

Estávamos sentados à mesa, tínhamos acabado de jantar e estávamos na sobremesa. Tínhamos o melhor pedaço de bolo de chocolate que já vi. O Presidente Xi estava a gostar! E recebi as mensagens dos generais de que os navios estavam carregados e preparados… O que quer fazer? E decidimos avançar. E aí eu disse, Presidente Xi, acabámos de disparar 59 mísseis a caminho do Iraque“, contou Trump à jornalista da Fox, que se apressou a corrigi-lo.

“A caminho da Síria?”, perguntou ela. Só depois de alguns segundos é que Trump respondeu e disse “Sim, a caminho da Síria“.

A gafe chegou ao Twitter, onde a Fox Business partilha também o curioso momento protagonizado por Trump.

Com ou sem a ajuda da China…

Na entrevista à Fox, o presidente dos EUA também disse que teve uma “grande química” com o presidente chinês, sublinhando, mais do que uma vez, que conta com a ajuda da China para combater a ameaça nuclear da Coreia do Norte.

“Falámos de comércio e posso dizer-lhe que a China se sairá muito melhor no comércio se nos ajudar com a Coreia do Norte”, salientou Trump.

“Expliquei ao presidente da China que um acordo de comércio com os EUA será de longe melhor para eles se resolverem o problema norte-coreano“, tinha escrito Trump no seu perfil do Twitter, antes da entrevista à Fox.

Na mesma rede social, o presidente norte-americano tinha avisado que se a China não se colocar do lado dos EUA na questão da desnuclearização da Coreia do Norte, “nós resolveremos o problema sem eles”, frisando ainda, que os norte-coreanos estão “à procura de sarilhos”.

“Armada muito poderosa” como aviso à Coreia

Na conversa com a jornalista Maria Bartiromo, da Fox News, Trump escusou-se a revelar qual é a estratégia dos EUA para a Coreia do Norte.

Surgiram notícias de que o presidente dos EUA ordenou a preparação de planos para atacar a Península norte-coreana, mas ele limita-se a realçar que “nunca se sabe”.

“Estamos a enviar uma armada. Muito poderosa”, disse a propósito do envio do porta-aviões USS Carl Vinson para o Mar do Japão.

Temos submarinos. Muito poderosos, de longe mais poderosos do que o porta-aviões”, acrescentou.

Comentando a situação na Síria, Trump garantiu, por outro lado, que os EUA não têm intenções de marcar presença militar no país, apesar do bombardeamento da semana passada a uma base aérea.

SV, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Já está a pensar no próximo? Não… uhm…teria dito Coreia… O homem anda baralhado mas nós percebemo-lo…
    Pelo sim, pelo não… alguém que explique ao homem onde é a Europa e a Península Ibérica… não vá ele enganar-se

  2. normalmente nestes almoços bebe-se tudo menos agua e está tudo dito, rssss
    o negocio das armas é mais importante
    por isso é que ele chamou-os para trabalharem com ele
    esta presidencia é tudo sobre negocios (ajudar os amigos magnatas que têm o poder das armas)

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …