/

Trump chama “bufo” ao ex-diretor do FBI

Depois da intervenção de James Comey no Senado, o Presidente dos EUA atacou, esta sexta-feira, o ex-diretor do FBI, acusando-o de dizer mentiras e qualificando-o de “bufo”.

“Apesar de tantos falsos testemunhos e mentiras, total e completa justificação… e WOW, Comey é um ‘leaker’” (“bufo” em português), assegurou Donald Trump no Twitter.

Esta é a primeira reação do Presidente norte-americano à audiência de ontem no Senado, na qual o ex-diretor do FBI acusou Trump de dizer “puras e simples mentiras” sobre as razões da sua demissão.

O Governo escolheu difamar-me e, de maneira muito mais grave, [difamar] o FBI, ao dizer que a organização estava afundada no caos e que os seus funcionários tinham perdido a confiança no seu diretor”, afirmou ainda Comey.

Segundo a imprensa americana, Trump passou o dia de ontem com o seu advogado pessoal, Marc Kasowitz, e com o secretário de Defesa, James Mattis, um dos membros do seu gabinete da sua maior confiança.

Apesar de alguns dos seus assessores temerem que reagisse às declarações de Comey enquanto este falava, Trump manteve-se ocupado com vários eventos e reuniões e só viu 45 minutos de uma audiência que durou duas horas e meia, diz o New York Times.

Na audiência, muito esperada em Washington, Comey disse ainda que Trump lhe pediu “lealdade” e, de acordo com a sua opinião, que abandonasse a investigação ao ex-assessor Michael Flynn, que se viu obrigado a pedir a demissão por ocultar ao vice-presidente, Mike Pence, o conteúdo dos seus contactos com a Rússia.

O ex-diretor do FBI contou também que documentou os encontros a sós com o Presidente porque tinha medo que, posteriormente, o republicano mentisse sobre o conteúdo dessas conversas. “Estava genuinamente preocupado pelo facto de que ele pudesse mentir sobre a natureza dos nossos encontros”. “Sabia que podia chegar o dia no qual pudesse precisar de um registo do que ocorreu não só para me defender mas também para defender o FBI”.

Na mesma audiência, o senador Tom Cotton questionou-o diretamente: “Acredita que Trump esteve em conluio com a Rússia?”. Mas o ex-diretor do FBI não quis responder: “Essa é uma questão que penso que não devo responder numa reunião aberta”.

O depoimento de Comey causou uma enorme mobilização entre os norte-americanos, que assistiram em massa à sessão pela televisão. Inúmeros restaurantes e bares abriram mais cedo e promoveram festas temáticas, algumas batizadas com o nome “covfefe”.

Com direito a batatas fritas e vodka russa, o evento foi mesmo apelidado de “SuperBowl de Washington”, numa alusão à final do campeonato de futebol norte-americano que uma vez por ano faz o país parar para assistir ao jogo.

ZAP // EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.