Trump chama “bufo” ao ex-diretor do FBI

Depois da intervenção de James Comey no Senado, o Presidente dos EUA atacou, esta sexta-feira, o ex-diretor do FBI, acusando-o de dizer mentiras e qualificando-o de “bufo”.

“Apesar de tantos falsos testemunhos e mentiras, total e completa justificação… e WOW, Comey é um ‘leaker’” (“bufo” em português), assegurou Donald Trump no Twitter.

Esta é a primeira reação do Presidente norte-americano à audiência de ontem no Senado, na qual o ex-diretor do FBI acusou Trump de dizer “puras e simples mentiras” sobre as razões da sua demissão.

O Governo escolheu difamar-me e, de maneira muito mais grave, [difamar] o FBI, ao dizer que a organização estava afundada no caos e que os seus funcionários tinham perdido a confiança no seu diretor”, afirmou ainda Comey.

Segundo a imprensa americana, Trump passou o dia de ontem com o seu advogado pessoal, Marc Kasowitz, e com o secretário de Defesa, James Mattis, um dos membros do seu gabinete da sua maior confiança.

Apesar de alguns dos seus assessores temerem que reagisse às declarações de Comey enquanto este falava, Trump manteve-se ocupado com vários eventos e reuniões e só viu 45 minutos de uma audiência que durou duas horas e meia, diz o New York Times.

Na audiência, muito esperada em Washington, Comey disse ainda que Trump lhe pediu “lealdade” e, de acordo com a sua opinião, que abandonasse a investigação ao ex-assessor Michael Flynn, que se viu obrigado a pedir a demissão por ocultar ao vice-presidente, Mike Pence, o conteúdo dos seus contactos com a Rússia.

O ex-diretor do FBI contou também que documentou os encontros a sós com o Presidente porque tinha medo que, posteriormente, o republicano mentisse sobre o conteúdo dessas conversas. “Estava genuinamente preocupado pelo facto de que ele pudesse mentir sobre a natureza dos nossos encontros”. “Sabia que podia chegar o dia no qual pudesse precisar de um registo do que ocorreu não só para me defender mas também para defender o FBI”.

Na mesma audiência, o senador Tom Cotton questionou-o diretamente: “Acredita que Trump esteve em conluio com a Rússia?”. Mas o ex-diretor do FBI não quis responder: “Essa é uma questão que penso que não devo responder numa reunião aberta”.

O depoimento de Comey causou uma enorme mobilização entre os norte-americanos, que assistiram em massa à sessão pela televisão. Inúmeros restaurantes e bares abriram mais cedo e promoveram festas temáticas, algumas batizadas com o nome “covfefe”.

Com direito a batatas fritas e vodka russa, o evento foi mesmo apelidado de “SuperBowl de Washington”, numa alusão à final do campeonato de futebol norte-americano que uma vez por ano faz o país parar para assistir ao jogo.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …

Seca pode ser a "próxima pandemia e não há vacinas que a curem", alerta a ONU

A seca e a escassez de água podem afetar o planeta de forma sistémica se não forem tomadas medidas urgentes sobre a gestão da água e dos solos, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) …

Três portugueses morrem em desabamento de escola na Bélgica

O desabamento de uma escola em construção em Antuérpia, na Bélgica, provocou, esta sexta-feira, a morte de três portugueses. As circunstâncias em que o desabamento ocorreu ainda não são conhecidas. Fonte consular portuguesa confirmou à RTP …

António Oliveira desiste de candidatura à Câmara de Gaia

Esta sexta-feira, numa reunião de emergência, António Oliveira, candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia, anunciou ao líder do PSD, Rui Rio, a sua desistência da corrida eleitoral. António Oliveira tinha sido a escolha de …

Elemento da comitiva olímpica portuguesa recusou vacina

Todas as outras pessoas que estarão em Tóquio, a representar Portugal, já foram vacinados contra a COVID-19. Quase todos os membros da comitiva olímpica portuguesa, que vão estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foram vacinados contra …

Os balões incendiários são a mais recente arma nas tensões Israel-Hamas

Durante a noite, forças israelitas voltaram a quebrar o cessar-fogo e lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários lançados pelo Hamas. Ativistas palestinianos lançaram dezenas de balões incendiários por cima …

Croácia 1-1 República Checa | Perisic empata e ninguém se chateia

A República Checa empatou hoje a um golo com a Croácia, em encontro da segunda jornada do Grupo D do Euro2020 de futebol, disputado em Glasgow, colocando-se em boa posição para chegar aos oitavos de …

Rio Ave não vai admitir adeptos nos jogos

Federação confirmou que o público pode voltar ao futebol mas o clube de Vila do Conde considera que a medida anunciada é injusta e tardia. Algumas competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol estão autorizadas a …

Parlamento levanta imunidade a André Ventura

O levantamento da imunidade parlamentar permite a André Ventura responder perante o Tribunal Judicial da Comarca de Braga sobre o jantar-comício nas presidenciais, que contou com mais de 170 pessoas. O Parlamento levantou, esta sexta-feira, a …