Trump e Biden unem forças para criticar a China e querem uma economia “made in America”

Brainstorm Health, Gage Skidmore / Flickr

Joe Biden, Donald Trump

O clima entre o atual presidente dos EUA e o candidato democrata tem sido tenso nos últimos tempos, ou não fossem eles rivais na corrida às presidenciais. Agora Trump e Biden unem forças para criticar a China, que é oponente económico, tecnológico e geopolítico dos Estados Unidos.

Durante o seu discurso, Joe Biden não mostrou intenção de criar vínculos com o país asiático, assinalando no seu programa económico o regime chinês como um rival. Apesar de frequentemente discordar do seu adversário, Donald Trump partilha agora da mesma opinião, e pretende reduzir ao mínimo os acordos bilaterais que unem atualmente as economias das duas potências.

O atual presidente dos EUA pretende enaltecer a economia e a tecnologia americana, mostrando que o país é capaz de ser uma potência independente, realça o Expresso.

“Fabricaremos as nossos abastecimentos cruciais nos Estados Unidos, criaremos créditos fiscais para a economia made in America, traremos os nossos postos de trabalho de volta para os EUA e vamos impor deveres às empresas que deixem os Estados Unidos para criar empregos na China e noutros países”, garante Trump durante o seu discurso.

O discurso anti-China inclui “pôr fim à nossa dependência da China, porque não podemos depender deles e não quero que construam a força militar que estão a construir com o nosso dinheiro”, acrescentou o Presidente norte-americano.

Surpreendentemente, Joe Biden concordou com as palavras de Trump, e diz que está consciente das perdas significativas que a classe média trabalhadora dos Estados Unidos têm tido, devido à desindustrialização no país.

Na corrida à Casa Branca, o candidato democrata promete “mão dura” contra os “abusos comerciais” do gigante asiático e revela a importância dos EUA “recuperarem as cadeias de fornecimento essenciais”. Desta forma o país não deverá depender da Pequim “ou de nenhum outro para a produção de bens essenciais em tempos de crise”.

De acordo com o Expresso, as declarações de Biden distanciam-se muito daquilo que foi dito em 2001 por si, após ter visitado a China, “Os Estados Unidos dão as boas-vindas à emergência de uma China próspera e integrada no cenário global. Esperamos que esta seja uma China que joga de acordo com as regras”. Passados quase 20 anos, a opinião do democrata mudou drasticamente.

Joe Biden descreve agora Xi Jiping como “um tipo” sem “um único osso democrático no seu corpo” – remata o Expresso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …