Trump apareceu de surpresa na cimeira da Nações Unidas (e gozou com Greta)

Jason Szenes / EPA

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma aparição surpresa, de apenas uns minutos, para assistir à Cimeira da Ação Climática, nas Nações Unidas.

A presença de Trump na cimeira, que decorre em Nova Iorque, não era esperada, mas ainda assim o Presidente norte-americano fez questão de se sentar durante alguns minutos no auditório onde decorriam os trabalhos, onde ouviu e aplaudiu o discurso do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Trump tinha usado a sua conta da rede social Twitter, no domingo, para partilhar uma mensagem de elogio que lhe fora dirigida pelo chefe do Governo indiano e decidiu retribuir o gesto de simpatia ouvindo a participação de Modi nas Nações Unidas, onde dezenas de líderes mundiais procuram dar nova vida ao acordo de Paris.

O Presidente norte-americano não fez qualquer comentário sobre a cimeira
aos jornalistas. Porém, no Twitter, Trump publicou um excerto do discurso feito entre lágrimas da ativista e ambientalista Greta Thunberg na cimeira do clima das Nações Unidas, recorrendo à ironia para dizer que “ela parece uma jovem muito feliz”.

Ela parece uma jovem muito feliz que está perante um futuro brilhante e espetacular. Tão bom ver algo assim!”, escreveu Donald Trump esta segunda-feira à noite.

O comentário foi feito no Twitter, depois de Greta Thunberg, de 16 anos, ter feito um discurso na cimeira do clima das Nações Unidas marcado pelo tom frontal e por a certa altura ter chorado. “Está tudo errado. Não deveria estar aqui. Devia estar de regresso à escola do outro lado do oceano. Mas todos me procuram em busca de esperança. Como se atrevem? Vocês roubaram os meus sonhos e a minha infância com palavras vazias”, atirou em lágrimas a jovem sueca de 16 anos.

Greta Thunberg, que viajou para Nova Iorque num veleiro por se recusar a andar de avião, argumentando que é um meio de transporte especialmente poluente, foi uma das presenças mais aguardadas na cimeira do clima das Nações Unidas, onde participaram vários líderes nacionais e chefes de Estado, como foi o caso do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Horas antes do discurso de Greta Thunberg, os jornalistas que se encontram na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, já tinham registado imagens que mostram a altura em que Donald Trump entrava naquele edifício. Nesse momento, ao fundo da sala, foi possível ver como a ativista sueca acompanhou com atenção a chegada do Presidente dos EUA à sala.

Greta Thunberg processa 5 países por inação

Dezasseis jovens, incluindo a ativista sueca Greta Thunberg, anunciaram esta segunda-feira que vão colocar uma ação judicial contra cinco países a propósito da inação em relação às alterações climáticas. O anúncio foi feito em Nova Iorque à margem da Cimeira da Ação Climática, convocada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres.

Os jovens denunciam a inação dos líderes como uma violação da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança. Ainda que os líderes mundiais tenham assinado a convenção há 30 anos (novembro de 1989), pela qual se comprometeram a proteger a saúde e os direitos das crianças, “eles não cumpriram as suas promessas”, disse o porta-voz sueco do grupo.

Quase todos os países, com exceção dos Estados Unidos, ratificaram a convenção, que deveria proteger a saúde e os direitos das crianças, mas “cada um de nós viu esses direitos violados e negados”, e os nossos futuros “estão em vias de ser destruídos“, disse Alexandria Villasenor, considerada a Greta Thunberg americana.

Kalita Conley / Moms Clean Air Force / Flickr

Alexandria Villaseñor, a Greta Thunberg norte-americana

A queixa sem precedentes junta 16 jovens de 12 países, com idades entre os oito e os 17 anos e tem a ajuda do escritório de advocacia internacional Hausfeld e o apoio da UNICEF. Tem como alvos a Alemanha, França, Argentina, Brasil e Turquia. A queixa inscreve-se no quadro de um “protocolo opcional” pouco conhecido da convenção que autoriza, desde 2014, que as crianças possam registar uma queixa junto do Comité dos Direitos da Criança da ONU se acreditarem que os seus direitos estão a ser violados.

O Comité deve investigar as supostas violações e, depois, fazer recomendações aos Estados para que tomem medidas. As recomendações não são vinculativas, mas os 44 países que assinaram o protocolo concordaram com o princípio de as respeitar.

Os cinco países são dos maiores poluidores do mundo e ratificaram o protocolo. Países que são mais poluidores, como os Estados Unidos, a China ou a Índia, não ratificaram o protocolo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. A figura que este gajo fez ao aparecer na Cimeira, foi mais uma tristeza. Como é possível que um presidente dos Estados Unidos, alegadamente a nação mais poderosa do mundo, vá á Cimeira, não para dizer alguma coisa sensata (o que não se espera dele, de qualquer maneira), mas para se pavonear ostensivamente em frente de uma adolescente de 16 anos para a provocar?

      • A apoiante de Soros fez uma cara esquisita quando viu Trump a entrar na Cimeira… :)É verdade! Uma criança com grande poder de gerir negócios. Crianças deste tipo fazem falta em Portugal.

        • Esta criança é uma treta. Destruiram-lhe os sonhos???!!! Deram-lhe cabo da infância?!!!! O quê?!!! Mas o planeta já encerrou?
          O que diriam todos os órfãos das centenas de guerras que varreram o mundo no último século. Tenha juízo criancinha prepotente e arrogantezinha!

        • Ahhahahah grande Soros o homem mais humilde e sensato deste mundo pahahhaahah, esta criança é apenas uma forma de propaganda politica utilizada pelos globalistas como soros

          • Já se sabe quem é a “handler” dela: Luisa-Marie Neubauer, entre outras coisas, ela é membro da “ONE Foundation”, administrada por Bono, Bill Gates e?… George Soros!!!! Mas acham que essa menina chegava a algum lugar se não fosse apoiada por esses “poderosos”? Encaixa perfeitamente na agenda deles. Percebem agora porque o Trump disse que os países pertencem aos patriotas e não ao globalistas?!
            Espero que isto vos faça conectar os pontos como a mim.

        • Já se sabe quem é a “handler” dela: Luisa-Marie Neubauer, entre outras coisas, ela é membro da “ONE Foundation”, administrada por Bono, Bill Gates e?… George Soros!!!! Mas acham que essa menina chegava a algum lugar se não fosse apoiada por esses “poderosos”? Encaixa perfeitamente na agenda deles. Percebem agora porque o Trump disse que os países pertencem aos patriotas e não ao globalistas?!
          Espero que isto vos faça conectar os pontos como a mim.
          (edited) Já agora vejam a mãe: malena ernman , youtube malena ernman goes shopping. A simbologia utilizada demonstra claramente a quem servem.

  2. A jovem deve ter sofrido uma lavagem cerebral enorme ou então é algo dela, mas Hollywood precisa dela, ela representa muito bem.

  3. Tem que comentar absolutamente nada! Está evidente para qualquer criança que isso é uma baita armação, uma lavagem cerebral de forma prepotente para que essa jovem pudesse fazer esse “teatrinho meloso, digo, choroso”….
    Parabéns Donald Trump….

  4. Já se sabe quem é a “handler” dela: Luisa-Marie Neubauer, entre outras coisas, ela é membro da “ONE Foundation”, administrada por Bono, Bill Gates e?… George Soros!!!! Mas acham que essa menina chegava a algum lugar se não fosse apoiada por esses “poderosos”? Encaixa perfeitamente na agenda deles. Percebem agora porque o Trump disse que os países pertencem aos patriotas e não ao globalistas?!
    Espero que isto vos faça conectar os pontos como a mim.

  5. Os maiores cegos são os que não querem ver, os que olham para os lados, os que tapam o sol com uma peneira, os que ignoram por ignorância.
    Mas a ignorância tem cura, as peneiras abrem buracos, olhar para os lados pode provocar torcicolos e quem não quer ver pode sempre abrir os olhos. A estupidez cega é que é definitiva.
    Que é que tem o discurso da Greta Thunberg ou o facto dela ter 16 anos? Trouxe mediatização e importância a um problema real que nos afeta mais a todos em cada dia que passa e que muitos, nas suas confortáveis vidinhas consumistas e abundantes preferem manter longe e varrer para baixo do tapete. Até ao dia que lhes bata à porta com estrondo e abane o seu confortável pequeno Mundo privado. Assim o garantem as maiores inteligências da Terra de todas as áreas do conhecimento e suportados pelos dados recolhidos exaustivamente em todo o lado.
    António Guterres foi muito mais duro e incisivo no seu discurso mas ninguém lhe prevê uma carreira no cinema ou numa multinacional. Onde há grandes problemas a necessitar resolução existem também oportunidades. Os paradigmas económicos estão a mudar e a força financeira é muito, mas mesmo muito necessária para promover as correções no nosso modo de vida que o Planeta exige e necessita urgentemente. Mas não chega, é preciso vontade e um consenso alargado. Quem não quiser ou souber assumir as suas responsabilidades neste combate global não passa de um egoísta, irresponsável e parte do problema. Não querem ajudar? Então não atrapalhem, enquanto outros tentam salvar o futuro de todos.

RESPONDER

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …

Brexit: Hoje era o Dia D (mas afinal, fica tudo na mesma)

Devia ter sido o dia decisivo para o Brexit no Parlamento do Reino Unido, mas o processo foi mais uma vez adiado.  Foi aprovada uma emenda que obriga o primeiro-ministro Boris Johnson a pedir um novo …