Trump acusa Alemanha de estar prisioneira da Rússia

David Maxwell / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Donald Trump acusou nesta quarta-feira a Alemanha de estar “prisioneira” da Rússia por causa das importações de energia, em declarações com o secretário-geral da NATO, antes da cimeira da Aliança, em Bruxelas.

“A Alemanha está prisioneira da Rússia porque importa de lá uma grande parte da sua energia”, declarou o Presidente dos EUA, durante um pequeno-almoço com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Jens Stoltenberg.

Donald Trump aludia ainda ao projeto do gasoduto Nord Stream II, cuja construção está prevista para arrancar este mês e que sai de Ust-Luga, na Rússia, atravessando todo o mar Báltico até terminar em Greifswald, na Alemanha.

“Pagam milhares de milhões de dólares à Rússia e nós temos de nos defender da Rússia. Isto não é normal”, criticou.

Uma das questões em debate na cimeira da NATO, que decorre entre esta quarta-feira e quinta-feira e conta com a presença do primeiro-ministro, António Costa, são as relações com Moscovo. Stoltenberg sublinhou na terça-feira, em conferência de imprensa, que os aliados vão discutir com Trump a relação entre a Aliança e a Rússia.

“É importante que a NATO se mantenha unida“, disse, acrescentando que a reunião prevista para segunda-feira entre os líderes dos EUA e da Rússia é “essencial“.

Outro dos temas marcantes da reunião é o da contribuição financeira dos aliados, que Trump tem contestado.

“América, aprecia os teus aliados”

A constante exigência de mais financiamento de Trump aos aliados da NATO tem sido notória. No entanto, e na véspera da Cimeira, também o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, deixou um recado a Donald Trump – valorizar mais os seus aliados.

“Cara América, aprecia os teus aliados. Afinal de contas, não tens assim tantos. E cara Europa, gasta mais na tua defesa, porque qualquer um respeita um aliado bem preparado e equipado. O dinheiro é importante, mas a solidariedade genuína é ainda mais”, disse.

Tusk relembrou ainda a solidariedade manifestada pelos europeus quando os EUA foram atacados no 11 de setembro e pediram apoio.

“Soldados europeus lutaram ombro a ombro com soldados norte-americanos no Afeganistão. 870 bravos homens e mulheres sacrificaram as suas vidas, incluindo 40 soldados do meu país, a Polónia”, afirmou.

“Caro presidente, por favor lembre-se disto na quarta-feira quando nos encontrarmos na cimeira da NATO, mas acima de tudo quando se encontrar com o presidente Putin, em Helsínquia. É sempre bom saber qual é o seu amigo estratégico e qual é o seu problema estratégico”, concluiu Donald Tusk.

Portugal gasta mais que a Alemanha

Portugal consagra atualmente cerca de 1,36% do Produto Interno Bruto a despesas em Defesa, ainda longe do objetivo de 2% acordado entre os países membros da NATO, segundo os dados divulgados na terça-feira pela organização.

De acordo com os dados publicados – para 2017 e 2018 trata-se ainda de estimativas -, Portugal destinou no ano passado 2.398 milhões de euros a despesas em Defesa, o que equivale a 1,24% do seu PIB, devendo este ano aumentar para 2.728 milhões de euros, o equivalente a 1,36% da riqueza nacional.

O relatório da Aliança revela que apenas quatro países, além dos Estados Unidos – Grécia, Estónia, Reino Unido e Letónia – já atingem a “meta” dos 2% acordada na cimeira do País de Gales em 2014, para ser alcançada no espaço de 10 anos (até 2024).

Em termos proporcionais – em relação ao PIB -, Portugal encontra-se à frente de países como a Holanda (1,35%), Alemanha (1,24%), Canadá (1,23%), Itália (1,15%), Espanha (0,93%) e Bélgica (0,93%).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E diz muito bem!!
    No meio de tanta palermice, o Trampa alguma vez haveria de acertar…
    É que no mesmo dia em que a a Alemanha “expulsou” publicamente diplomatas russos, assinou (às escondidas) um acordo com o Putin (mais um), para fornecimento de gás natural!….

RESPONDER

Finalmente resolvido o mistério do assassino de gatos em Londres

Um dos mistérios criminais que intrigava a Inglaterra está finalmente resolvido. A conclusão é que, afinal, o famoso assassino de gatos de Croydon não existe. O mistério à volta da morte de mais de 400 gatos …

Benfica - Aves | Triunfo de águia exuberante e perdulária

O Benfica respondeu ao triunfo do FC Porto no sábado com uma vitória caseira sobre o Desportivo das Aves, por 2-0. O resultado pode indicar algumas dificuldades por parte da formação “encarnada”, mas pode-se dizer, sem …

Aquecimento global no Pleistoceno elevou nível do mar até 13 metros

O aquecimento global no final do período do Pleistoceno, com temperaturas similares às previstas para este século, reduziu a camada de gelo da Antártida oriental e elevou o nível do mar até 13 metros acima …

Autor dos mais famosos estudos sobre comida viu 13 artigos retirados

O famoso investigador norte-americano está envolvido numa polémica, depois de 13 dos seus estudos científicos terem sido retirados de algumas publicações. É provável que nunca tenha ouvido falar de Brian Wansink mas, tal como recorda o …

NASA observa movimentos tectónicos recentes em Marte

A sonda Mars Express da NASA observou fissuras proeminentes em Marte causadas devido à ação de falhas tectónicas que atingiram a superfície do planeta há menos de dez milhões de anos. As imagens foram capturadas …

Mulher que acusa de abuso juiz nomeado por Trump para o Supremo aceita depor

Christine Blasey Ford, a mulher que acusou de agressão sexual o juiz Brett Kavanaugh, nomeado por Donald Trump para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, aceitou testemunhar perante o Senado, na próxima semana, disse neste …

Hubble deteta radiação nunca antes vista numa estrela de neutrões

Uma invulgar emissão de radiação infravermelha, de uma estrela de neutrões próxima, detetada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA, pode indicar novas características nunca antes vistas. Uma possibilidade é que exista um disco poeirento em redor …

Sócrates acusa direita de estar "empenhada" no processo Marquês

O antigo primeiro-ministro José Sócrates acusou este sábado a direita política portuguesa de estar "empenhada no processo Marquês através da manutenção da procuradora-geral da República". O ex-governante, que esteve neste sábado em Vila do Conde, distrito …

André Ventura vai lançar movimento para destituir Rui Rio

O vereador do PSD em Loures André Ventura vai lançar na próxima semana o movimento Chega, para substituir Rui Rio na liderança e colocar o partido no “espetro ideológico do centro-direita português”. Em comunicado, André Ventura …

Universidade brasileira cria gelado que reduz efeitos colaterais da quimioterapia

Foi criado no Brasil um gelado que ajuda a diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes com cancro. Desenvolvido por investigadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o gelado tem três sabores: morango, …