Trump acusa Alemanha de estar prisioneira da Rússia

David Maxwell / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Donald Trump acusou nesta quarta-feira a Alemanha de estar “prisioneira” da Rússia por causa das importações de energia, em declarações com o secretário-geral da NATO, antes da cimeira da Aliança, em Bruxelas.

“A Alemanha está prisioneira da Rússia porque importa de lá uma grande parte da sua energia”, declarou o Presidente dos EUA, durante um pequeno-almoço com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Jens Stoltenberg.

Donald Trump aludia ainda ao projeto do gasoduto Nord Stream II, cuja construção está prevista para arrancar este mês e que sai de Ust-Luga, na Rússia, atravessando todo o mar Báltico até terminar em Greifswald, na Alemanha.

“Pagam milhares de milhões de dólares à Rússia e nós temos de nos defender da Rússia. Isto não é normal”, criticou.

Uma das questões em debate na cimeira da NATO, que decorre entre esta quarta-feira e quinta-feira e conta com a presença do primeiro-ministro, António Costa, são as relações com Moscovo. Stoltenberg sublinhou na terça-feira, em conferência de imprensa, que os aliados vão discutir com Trump a relação entre a Aliança e a Rússia.

“É importante que a NATO se mantenha unida“, disse, acrescentando que a reunião prevista para segunda-feira entre os líderes dos EUA e da Rússia é “essencial“.

Outro dos temas marcantes da reunião é o da contribuição financeira dos aliados, que Trump tem contestado.

“América, aprecia os teus aliados”

A constante exigência de mais financiamento de Trump aos aliados da NATO tem sido notória. No entanto, e na véspera da Cimeira, também o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, deixou um recado a Donald Trump – valorizar mais os seus aliados.

“Cara América, aprecia os teus aliados. Afinal de contas, não tens assim tantos. E cara Europa, gasta mais na tua defesa, porque qualquer um respeita um aliado bem preparado e equipado. O dinheiro é importante, mas a solidariedade genuína é ainda mais”, disse.

Tusk relembrou ainda a solidariedade manifestada pelos europeus quando os EUA foram atacados no 11 de setembro e pediram apoio.

“Soldados europeus lutaram ombro a ombro com soldados norte-americanos no Afeganistão. 870 bravos homens e mulheres sacrificaram as suas vidas, incluindo 40 soldados do meu país, a Polónia”, afirmou.

“Caro presidente, por favor lembre-se disto na quarta-feira quando nos encontrarmos na cimeira da NATO, mas acima de tudo quando se encontrar com o presidente Putin, em Helsínquia. É sempre bom saber qual é o seu amigo estratégico e qual é o seu problema estratégico”, concluiu Donald Tusk.

Portugal gasta mais que a Alemanha

Portugal consagra atualmente cerca de 1,36% do Produto Interno Bruto a despesas em Defesa, ainda longe do objetivo de 2% acordado entre os países membros da NATO, segundo os dados divulgados na terça-feira pela organização.

De acordo com os dados publicados – para 2017 e 2018 trata-se ainda de estimativas -, Portugal destinou no ano passado 2.398 milhões de euros a despesas em Defesa, o que equivale a 1,24% do seu PIB, devendo este ano aumentar para 2.728 milhões de euros, o equivalente a 1,36% da riqueza nacional.

O relatório da Aliança revela que apenas quatro países, além dos Estados Unidos – Grécia, Estónia, Reino Unido e Letónia – já atingem a “meta” dos 2% acordada na cimeira do País de Gales em 2014, para ser alcançada no espaço de 10 anos (até 2024).

Em termos proporcionais – em relação ao PIB -, Portugal encontra-se à frente de países como a Holanda (1,35%), Alemanha (1,24%), Canadá (1,23%), Itália (1,15%), Espanha (0,93%) e Bélgica (0,93%).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E diz muito bem!!
    No meio de tanta palermice, o Trampa alguma vez haveria de acertar…
    É que no mesmo dia em que a a Alemanha “expulsou” publicamente diplomatas russos, assinou (às escondidas) um acordo com o Putin (mais um), para fornecimento de gás natural!….

RESPONDER

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …

Trump precisa de oito milhões de dólares para o muro e a Casa Branca explica onde os vai buscar

A Casa Branca identificou esta sexta-feira os fundos federais que serão utilizados pela administração de Donald Trump para conseguir financiar a construção do muro na fronteira com o México. O Presidente norte-americano declarou esta sexta-feira estado …

Desativação de bomba da II Guerra Mundial paralisa e evacua Paris

Mais de mil moradores e trabalhadores evacuados, comboios urbanos, nacionais e internacionais cancelados, estradas fechadas, rotas de autocarro desviadas e pelo menos uma estação de metro encerrada em Paris. Também o bairro de porte de La …