Trump confirma que morreu no Irão o agente do FBI Robert Levinson, desaparecido em 2007

(h) Família Levinson

O ex-agente do FBI Robert Levinson

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, confirmou na quarta-feira que o antigo agente do FBI Robert Levinson, que desapareceu sob circunstâncias misteriosas em 2007, morreu sob custódia iraniana.

Levinson é um dos vários americanos que desapareceram no Irão. O seu desaparecimento ocorreu quando estava numa missão não autorizada da CIA, com os oficiais do Governo a alegarem, inicialmente, que estava a viajar a título pessoal. Seis anos depois, esses mesmos oficiais admitiram que o antigo agente viajava em missão.

Embora o Irão ainda não tenha confirmado a morte de Levinson – que desapareceu em Kish, uma ilha que possui regras de visto mais brandas do que o resto do Irão -, as declarações de Trump surgiram uma hora depois que a própria família do antigo agente divulgou um comunicado, noticiou o Independent.

“Recentemente, recebemos informações de autoridades americanas que nos levaram a concluir que o nosso maravilhoso marido e pai morreu enquanto estava sob custódia iraniana. Não sabemos quando ou como morreu, apenas que foi antes da pandemia do COVID-19″, disse a família na nota.

E acrescentou: “É impossível descrever a nossa dor. A nossa família passará o resto da suas vidas sem o homem mais incrível que já conhecemos, uma nova realidade que é inconcebível para nós. Os seus netos nunca o conhecerão. Só o conhecerão através das histórias que contamos a eles”.

A sua família acusou o regime iraniano de “mentir várias vezes ao mundo” sobre Levinson e disse que o paradeiro do seu corpo era desconhecido.

“Os responsáveis ​​pelo que aconteceu com Bob Levinson, incluindo os do Governo dos EUA, que por muitos anos o deixaram repetidamente para trás, receberão justiça pelo que fizeram. Passaremos o resto das nossas vidas a assegurar isso e o regime iraniano deve saber que não iremos embora”, indicou ainda a família.

No comunicado, a família sublinhou que espera que “as autoridades americanas, assim como as autoridades de todo o mundo, continuem a pressionar o Irão pelo retorno de Bob e a garantir que as autoridades iranianas envolvidas sejam responsabilizadas”.

O Irão retornou vários outros norte-americanos detidos no país, geralmente com dupla nacionalidade, mas disse repetidamente que não sabia sobre Levinson.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 já matou mais pessoas em Nova Iorque do que o 11 de setembro

O Estado de Nova Iorque recenseou esta segunda-feira 731 mortos num só dia, elevando o total de vítimas mortais para 5.489 desde o início da pandemia de Covid-19 nos Estados Unidos, indicou o governador Andrew …

Cofundador do Twitter doa 28% da riqueza para causas solidárias. Incluindo combate à Covid-19

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que vai doar mil milhões de dólares (920 milhões de euros), 28% da sua riqueza pessoal, para causas solidárias, incluindo a luta contra a pandemia da Covid-19. Numa mensagem …

Reclusos libertados e cortes de água, luz, gás e internet suspensos

Esta quarta-feira, no Parlamento, a esquerda viabilizou o projeto do Governo para libertar reclusos. O PS vai ainda viabilizar as propostas do PCP e do BE que suspendem cortes na água, luz, gás e internet. A …

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …