Trump confirma que morreu no Irão o agente do FBI Robert Levinson, desaparecido em 2007

(h) Família Levinson

O ex-agente do FBI Robert Levinson

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, confirmou na quarta-feira que o antigo agente do FBI Robert Levinson, que desapareceu sob circunstâncias misteriosas em 2007, morreu sob custódia iraniana.

Levinson é um dos vários americanos que desapareceram no Irão. O seu desaparecimento ocorreu quando estava numa missão não autorizada da CIA, com os oficiais do Governo a alegarem, inicialmente, que estava a viajar a título pessoal. Seis anos depois, esses mesmos oficiais admitiram que o antigo agente viajava em missão.

Embora o Irão ainda não tenha confirmado a morte de Levinson – que desapareceu em Kish, uma ilha que possui regras de visto mais brandas do que o resto do Irão -, as declarações de Trump surgiram uma hora depois que a própria família do antigo agente divulgou um comunicado, noticiou o Independent.

“Recentemente, recebemos informações de autoridades americanas que nos levaram a concluir que o nosso maravilhoso marido e pai morreu enquanto estava sob custódia iraniana. Não sabemos quando ou como morreu, apenas que foi antes da pandemia do COVID-19″, disse a família na nota.

E acrescentou: “É impossível descrever a nossa dor. A nossa família passará o resto da suas vidas sem o homem mais incrível que já conhecemos, uma nova realidade que é inconcebível para nós. Os seus netos nunca o conhecerão. Só o conhecerão através das histórias que contamos a eles”.

A sua família acusou o regime iraniano de “mentir várias vezes ao mundo” sobre Levinson e disse que o paradeiro do seu corpo era desconhecido.

“Os responsáveis ​​pelo que aconteceu com Bob Levinson, incluindo os do Governo dos EUA, que por muitos anos o deixaram repetidamente para trás, receberão justiça pelo que fizeram. Passaremos o resto das nossas vidas a assegurar isso e o regime iraniano deve saber que não iremos embora”, indicou ainda a família.

No comunicado, a família sublinhou que espera que “as autoridades americanas, assim como as autoridades de todo o mundo, continuem a pressionar o Irão pelo retorno de Bob e a garantir que as autoridades iranianas envolvidas sejam responsabilizadas”.

O Irão retornou vários outros norte-americanos detidos no país, geralmente com dupla nacionalidade, mas disse repetidamente que não sabia sobre Levinson.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas a explorar o mapa 3D mais detalhado do Universo com realidade virtual

Google Earth do Espaço. Já é possível navegar pelo mapa mais detalhado do Universo

Investigadores da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, lançaram este mês um software de código aberto que permite visitas virtuais ao Espaço. O Virtual Reality Universe Project (VIRUP) utiliza o maior conjunto de dados do …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …