Trump confirma que morreu no Irão o agente do FBI Robert Levinson, desaparecido em 2007

(h) Família Levinson

O ex-agente do FBI Robert Levinson

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, confirmou na quarta-feira que o antigo agente do FBI Robert Levinson, que desapareceu sob circunstâncias misteriosas em 2007, morreu sob custódia iraniana.

Levinson é um dos vários americanos que desapareceram no Irão. O seu desaparecimento ocorreu quando estava numa missão não autorizada da CIA, com os oficiais do Governo a alegarem, inicialmente, que estava a viajar a título pessoal. Seis anos depois, esses mesmos oficiais admitiram que o antigo agente viajava em missão.

Embora o Irão ainda não tenha confirmado a morte de Levinson – que desapareceu em Kish, uma ilha que possui regras de visto mais brandas do que o resto do Irão -, as declarações de Trump surgiram uma hora depois que a própria família do antigo agente divulgou um comunicado, noticiou o Independent.

“Recentemente, recebemos informações de autoridades americanas que nos levaram a concluir que o nosso maravilhoso marido e pai morreu enquanto estava sob custódia iraniana. Não sabemos quando ou como morreu, apenas que foi antes da pandemia do COVID-19″, disse a família na nota.

E acrescentou: “É impossível descrever a nossa dor. A nossa família passará o resto da suas vidas sem o homem mais incrível que já conhecemos, uma nova realidade que é inconcebível para nós. Os seus netos nunca o conhecerão. Só o conhecerão através das histórias que contamos a eles”.

A sua família acusou o regime iraniano de “mentir várias vezes ao mundo” sobre Levinson e disse que o paradeiro do seu corpo era desconhecido.

“Os responsáveis ​​pelo que aconteceu com Bob Levinson, incluindo os do Governo dos EUA, que por muitos anos o deixaram repetidamente para trás, receberão justiça pelo que fizeram. Passaremos o resto das nossas vidas a assegurar isso e o regime iraniano deve saber que não iremos embora”, indicou ainda a família.

No comunicado, a família sublinhou que espera que “as autoridades americanas, assim como as autoridades de todo o mundo, continuem a pressionar o Irão pelo retorno de Bob e a garantir que as autoridades iranianas envolvidas sejam responsabilizadas”.

O Irão retornou vários outros norte-americanos detidos no país, geralmente com dupla nacionalidade, mas disse repetidamente que não sabia sobre Levinson.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.