/

Trump acusou Canadá de incêndio da Casa Branca em 1814

1

Jim Lo Scalzo / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Donald Trump falou sobre o assunto em conversa telefónica com Justin Trudeau, questionando o líder canadiano: “por acaso, não nos queimaste a Casa Branca?!”

Esta quarta-feira, Donald Trump atribuiu ao Canadá a culpa pelo incêndio da Casa Branca feito pelas tropas britânicas, durante a guerra anglo-norte-americana, em 1814.

Por acaso, não nos queimaste a Casa Branca?!“, questionou o Presidente dos Estados Unidos, dirigindo-se a Justin Trudeau, durante uma conversa telefónica, ocorrida em 25 de maio, a propósito da imposição de direitos alfandegários às importações de aço e alumínio por parte dos EUA, segundo CNN, que cita fontes anónimas.

Desde que Trump anunciou que estava a ponderar estas medidas protecionistas, a Casa Branca defendeu a sua decisão com argumentos de segurança nacional. No entanto, este argumento tem sido questionado tanto por peritos como por dirigentes políticos.

Com o as taxas alfandegárias já em vigor, Trudeau questionou, durante uma entrevista realizada no passado fim de semana, “em que universo é que o Canadá pode representar uma ameaça aos EUA“.

Questionado sobre se o líder canadiano poderia considerar a observação de Trump como uma piada, a fonte citada pela CNN limitou-se a dizer que o impacto que esta medida vai ter no Canadá e na indústria dos EUA “não é tema de riso“.

O incêndio que devastou a Casa Branca em 1814 foi causado pelas tropas britânicas, como represália por um ataque contra a então colónia britânica de Iorque, no Estado do Ontário, região que hoje integra o Canadá.

No entanto, esta não é a primeira vez que Donald Trump faz uma afirmação que provoca a indignação dos canadianos. Em março, o Presidente gabou-se, perante as câmaras, de ter mentido a Trudeau, ao dizer que os EUA têm um défice comercial com o Canadá.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.