Trump acusou Canadá de incêndio da Casa Branca em 1814

Jim Lo Scalzo / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Donald Trump falou sobre o assunto em conversa telefónica com Justin Trudeau, questionando o líder canadiano: “por acaso, não nos queimaste a Casa Branca?!”

Esta quarta-feira, Donald Trump atribuiu ao Canadá a culpa pelo incêndio da Casa Branca feito pelas tropas britânicas, durante a guerra anglo-norte-americana, em 1814.

Por acaso, não nos queimaste a Casa Branca?!“, questionou o Presidente dos Estados Unidos, dirigindo-se a Justin Trudeau, durante uma conversa telefónica, ocorrida em 25 de maio, a propósito da imposição de direitos alfandegários às importações de aço e alumínio por parte dos EUA, segundo CNN, que cita fontes anónimas.

Desde que Trump anunciou que estava a ponderar estas medidas protecionistas, a Casa Branca defendeu a sua decisão com argumentos de segurança nacional. No entanto, este argumento tem sido questionado tanto por peritos como por dirigentes políticos.

Com o as taxas alfandegárias já em vigor, Trudeau questionou, durante uma entrevista realizada no passado fim de semana, “em que universo é que o Canadá pode representar uma ameaça aos EUA“.

Questionado sobre se o líder canadiano poderia considerar a observação de Trump como uma piada, a fonte citada pela CNN limitou-se a dizer que o impacto que esta medida vai ter no Canadá e na indústria dos EUA “não é tema de riso“.

O incêndio que devastou a Casa Branca em 1814 foi causado pelas tropas britânicas, como represália por um ataque contra a então colónia britânica de Iorque, no Estado do Ontário, região que hoje integra o Canadá.

No entanto, esta não é a primeira vez que Donald Trump faz uma afirmação que provoca a indignação dos canadianos. Em março, o Presidente gabou-se, perante as câmaras, de ter mentido a Trudeau, ao dizer que os EUA têm um défice comercial com o Canadá.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Astrónomos mapeiam grãos de poeira interestelar na Via Láctea

Entre as estrelas da Via Láctea, grandes quantidades de pequenos grãos de poeira flutuam sem rumo. Apesar de formarem os blocos de construção de novas estrelas e planetas, ainda não se sabe quais os elementos …

Inteligência Artificial aprendeu a pintar como Rembrandt

Investigadores ensinaram uma rede neural de Inteligência Artificial a recriar a magnum opus de Rembrandt, à qual lhe faltavam partes da obra original. O cientista Robert Erdmann trabalhou lado a lado com o Rijksmuseum, o museu …

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em …