Temperaturas de 37ºC, trovoadas e granizo deixam alguns concelhos sob aviso

FCB Excalibur / Flickr

Os distritos de Bragança, Guarda e Vila Real estão, esta terça-feira, sob aviso laranja devido à previsão de aguaceiros, trovoada e granizo.

Segundo a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Norte e Centro do continente vão ter períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado no litoral até ao final da manhã, nebulosidade que poderá persistir ao longo do dia em alguns locais da faixa costeira.

A previsão aponta também para vento fraco, tornando-se fraco a moderado do quadrante oeste a partir da tarde e soprando moderado a forte de noroeste nas terras altas durante a tarde.

Os distritos de Bragança, Guarda e Vila Real vão estar sob aviso laranja por causa da previsão de trovoada entre as 12h00 e as 18h00 de hoje.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os mesmos três distritos, a par de Viseu e Castelo Branco, devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada entre as 12h e as 18h de hoje.

Recorde-se que, na semana passada, as mesmas condições climatéricas provocaram danos avultados em Bragança, sobretudo na agricultura, ao nível das vinhas, olivais e soutos em vários pontos do concelho de Mogadouro.

O presidente da junta de freguesia de Tó, no Norte do concelho, António Marcos, disse que o granizo caiu na sua aldeia durante cerca de uma hora e as pedras eram semelhantes a bolas de pingue-pongue.

Na região Sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao final da manhã e vento fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado de noroeste no litoral oeste e nas terras altas durante a tarde.

Está também prevista uma descida da temperatura máxima para todo o território continental. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus Celsius (no Porto, em Braga e Viana do Castelo) e os 23 (em Faro) e as máximas entre os 22 (em Aveiro e Porto) e os 37 (em Castelo Branco e Évora).

No entanto, estão sob aviso amarelo por causa do tempo quente os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Beja, Castelo Branco e Portalegre até às 21h00 desta quarta-feira.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e é emitido para uma “situação meteorológica de risco moderado a elevado”. O IPMA emite aviso amarelo, o segundo menos grave, quando existem condições meteorológicas representam um “risco para determinadas atividades”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.