Tropas de Rui Rio lutam para manter o líder

Tiago Petinga / Lusa

A guerra interna no PSD acaba de começar. Os defensores do atual líder do partido, Rui Rio, querem garantir margem para a sua recandidatura.

As movimentações de Luís Montenegro e de Miguel Pinto Luz obrigaram as tropas de Rui Rio a unir forças em defesa do líder.

O primeiro a aparecer foi Paulo Mota Pinto, atual dirigente social-democrata, na passada segunda-feira, no programa Prós e Contras da RTP. Seguiram-se David Justino, Manuela Ferreira Leite, Nuno Morais Sarmento e Salvador Malheiro. Aliás, este último reagiu imediatamente a seguir à entrevista de Montenegro, denunciando, em declarações à SIC e à TSF, aquilo que considera ser “uma estratégia orquestrada” pelos críticos internos para apear o líder à primeira oportunidade.

Contudo, todos os defensores foram unânimes nos argumentos. Segundo o Expresso, todos defenderam que o resultado não foi assim tão mau, que a performance eleitoral teve aspetos positivos (como a recuperação dos votos em Lisboa e no Porto), que o resultado se deve aos que sempre conspiraram contra a atual direção do PSD e que a oposição firme deu maus resultados ao vizinho CDS-PP.

Em entrevista à RTP3, Nuno Morais Sarmento, vice-presidente do PSD, foi mais longe e reconheceu que o resultado foi “curto”, argumentando que só Rio tem condições para reforçar o partido num próximo ciclo eleitoral. A estratégia do atual líder social-democrata, de recolocar o PSD ao centro, é a acertada e será essa que permitirá ao PSD colher frutos no futuro, afirmou.

E é ao futuro que o núcleo duro de Rui Rio se agarra para justificar a permanência do líder no cargo. O cenário que a direção coloca é de desgaste. Ou seja, o presidente social-democrata acredita que o próximo Governo sofrerá o desgaste natural de uma segunda legislatura sem a estabilidade política que teve até ao momento (a geringonça). Além disso, acresce o perigo de uma eventual uma crise económica.

Os mais próximos de Rio consideram o exemplo de Durão Barroso que perdeu as europeias, perdeu as legislativas, mas chegou a primeiro-ministro quando António Guterres desistiu.

“Basta as taxas de juro subirem 4 ou 5 pontos e o país está a pedir ajuda a Bruxelas. Nesse dia quero saber como é que os portugueses vão olhar para quem nos esteve a governar. Durão Barroso perdeu as europeias, perdeu as legislativas e em dois anos estávamos no pântano e na demissão de António Guterres”, lembrou Morais Sarmento, durante a entrevista.

No entanto, certo é que, independentemente da estratégia dos defensores de Rio, estará sempre dependente da vontade do presidente social-democrata para se recandidatar ou não ao cargo. A decisão está unicamente nas mãos de Rui Rio.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A guerra acaba de começar???? Infelizmente há muito que estão em guerra e ainda acusam o líder do partido de ter tido maus resultados… Se fosse qualquer um deles, nas mesmas condições adversas, gostava de ver que resultado teriam….são uns abutres.

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …