Tribunal Supremo do Canadá decide a favor do suicídio assistido

O Tribunal Supremo do Canadá tomou uma decisão a favor do suicídio assistido. Um parecer que obriga as autoridades do país a criarem legislação adequada num período de um ano.

Esta decisão está a ser encarada como verdadeiramente revolucionária, não apenas pelas implicações que tem, mas porque constitui uma posição completamente divergente da que o mesmo tribunal teve há mais de duas décadas.

Em 1993, o Tribunal Supremo do Canadá tinha rejeitado esta possibilidade, após o pedido de uma mulher que estava em estado terminal e que reclamava o direito ao suicídio assistido.

Desta feita, o caso foi despoletado por Kathleen Carty e Gloria Taylor, duas mulheres que sofriam de doenças crónicas degenerativas. Kathleen Carty morreu, em 2010, numa clínica suíça onde se pratica suicídio assistido, e Gloria Taylor morreu, em 2012, por causa de uma infecção.

Nenhuma viveu, portanto, o suficiente para assistir a esta decisão unânime do Tribunal Supremo do Canadá. Os juízes não se esqueceram, contudo, dos seus testemunhos e, aquando da divulgação deste parecer favorável ao suicídio assistido, leram o seguinte testemunho de Gloria Taylor:

“O que eu temo é uma morte que nega, como oposto de termina, a minha vida. Não quero morrer lentamente, peça a peça. Não quero definhar inconsciente numa cama de hospital. Não quero morrer destroçada pela dor.”

O Tribunal sustenta a sua decisão em favor do suicídio médico assistido para doentes terminais e capazes mentalmente contrariando a ideia de que “a formulação existencial do direito à vida requer uma absoluta proibição à morte assistida ou a que os indivíduos não possam “renunciar” ao seu direito à vida”. “Isto criaria um “dever de viver” em vez de um “direito à vida” e questionaria a legalidade de qualquer consentimento à retirada ou nega de tratamentos para salvar vidas ou manter a vida”, consideram os juízes.

O Parlamento do Canadá tem agora um ano para criar legislação que mude a Lei actual no sentido de tornar legítima a prática do suicídio médico assistido.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Dez milhões de crianças "podem nunca voltar à escola" após coronavírus

A pandemia de coronavírus causou uma "emergência educacional sem precedentes", com 9,7 milhões de crianças afetadas pelo encerramento de escolas em risco de nunca voltar às aulas, alertou na segunda-feira a Organização Não Governamental (ONG) …

Nos Estados Unidos, há uma máquina obsoleta a dificultar a resposta à pandemia. Chama-se fax

O facto de vários departamentos de saúde pública norte-americanos ainda utilizarem o fax para trocarem informação com hospitais, centros de saúde e laboratórios que realizam testes de deteção do novo coronavírus é um grande problema …

Uber passa a estar disponível em todo o país

A plataforma de transporte pode, a partir desta terça-feira, ter operadores em todo o território nacional, considerando ser um passo importante num contexto em que o turismo interno ganha relevância, no âmbito da pandemia da …

Profissionais do SNS já trabalharam oito milhões de horas extra no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2020, contam-se mais 1,2 milhões de horas suplementares trabalhadas, sendo que só em maio a subida foi superior a 471 mil. Segundo o Jornal de Notícias, nos primeiros seis meses deste ano, …

Rui Moreira diz que não é possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse, esta terça-feira, não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título, pedindo apenas que se …

Mulher assintomática provoca surto de 71 infetados na China. Bastou entrar sozinha num elevador

A passagem de uma mulher infetada com covid-19, mas assintomática, por um elevador de um edifício habitacional na China deu origem a um surto de 71 contagiados. De acordo com o estudo publicado pelo Centro de …

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …

Itália restitui a França obra de Banksy roubada do Bataclan

Itália anunciou, esta terça-feira, que vai devolver a França uma obra atribuída a Banksy, uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris, em 2015, roubada em 2019 e encontrada numa quinta perto de Roma. Antes, …

Há corais vermelhos na costa algarvia (e vai haver multas para quem os apanhar)

Os corais vermelhos da costa portuguesa vão passar a estar protegidos por legislação pesqueira e ambiental que está a ser preparada pelo governo e coimas elevadas, anunciou o ministro do Mar. O ministro do Mar, Ricardo …