Tribunal Supremo do Canadá decide a favor do suicídio assistido

O Tribunal Supremo do Canadá tomou uma decisão a favor do suicídio assistido. Um parecer que obriga as autoridades do país a criarem legislação adequada num período de um ano.

Esta decisão está a ser encarada como verdadeiramente revolucionária, não apenas pelas implicações que tem, mas porque constitui uma posição completamente divergente da que o mesmo tribunal teve há mais de duas décadas.

Em 1993, o Tribunal Supremo do Canadá tinha rejeitado esta possibilidade, após o pedido de uma mulher que estava em estado terminal e que reclamava o direito ao suicídio assistido.

Desta feita, o caso foi despoletado por Kathleen Carty e Gloria Taylor, duas mulheres que sofriam de doenças crónicas degenerativas. Kathleen Carty morreu, em 2010, numa clínica suíça onde se pratica suicídio assistido, e Gloria Taylor morreu, em 2012, por causa de uma infecção.

Nenhuma viveu, portanto, o suficiente para assistir a esta decisão unânime do Tribunal Supremo do Canadá. Os juízes não se esqueceram, contudo, dos seus testemunhos e, aquando da divulgação deste parecer favorável ao suicídio assistido, leram o seguinte testemunho de Gloria Taylor:

“O que eu temo é uma morte que nega, como oposto de termina, a minha vida. Não quero morrer lentamente, peça a peça. Não quero definhar inconsciente numa cama de hospital. Não quero morrer destroçada pela dor.”

O Tribunal sustenta a sua decisão em favor do suicídio médico assistido para doentes terminais e capazes mentalmente contrariando a ideia de que “a formulação existencial do direito à vida requer uma absoluta proibição à morte assistida ou a que os indivíduos não possam “renunciar” ao seu direito à vida”. “Isto criaria um “dever de viver” em vez de um “direito à vida” e questionaria a legalidade de qualquer consentimento à retirada ou nega de tratamentos para salvar vidas ou manter a vida”, consideram os juízes.

O Parlamento do Canadá tem agora um ano para criar legislação que mude a Lei actual no sentido de tornar legítima a prática do suicídio médico assistido.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Encontro secreto de bispos críticos do Papa Francisco em resort de luxo em Sintra

Uma centena de bispos de todo o mundo reuniu-se em Sintra, no resort de luxo Penha Longa, num encontro envolvido em secretismo que não contou com intervenientes portugueses. As razões ou o que se discutiu …

Quim Torra perde mandato de deputado. Catalunha arrisca ficar sem Governo

O presidente independentista da Catalunha perdeu o seu mandato como deputado regional, esta segunda-feira, o que levanta dúvidas sobre a sua continuação à frente do Governo regional. Quim Torra, do partido Juntos pela Catalunha de Carles …

Herdeiros e casais têm até hoje para pedir alteração no Adicional ao IMI

Os casais e os beneficiários de heranças indivisas têm até esta terça-feira para entregar no Portal das Finanças o pedido de alteração à forma como foram tributados no Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis …

Tribunal de Contas trava medicamento "essencial" no Hospital de Guimarães

O Tribunal de Contas (TdC) recusou o visto a um contrato, no valor de 2,9 milhões de euros, celebrado pelo Hospital de Guimarães para aquisição de um medicamento considerado “essencial” para a prestação de cuidados …

Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar "na cadeira de presidente do CDS"

"À medida que as pessoas se vão eternizando nos lugares, começam a confundir o interesse público com o interesse particular". Por isso, Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar no CDS-PP. Em entrevista à TVI, …

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …