Tribunal mantém Joana Ferrer Andrade como juíza do caso Bárbara vs Carrilho

barbara.guimaraes.oficial / Facebook

A apresentadora Bárbara Guimarães, ex-mulher do ex-ministro Manuel Maria Carrilho

A apresentadora Bárbara Guimarães, ex-mulher do ex-ministro Manuel Maria Carrilho

Tribunal da Relação de Lisboa rejeitou esta quinta-feira o pedido de afastamento da juíza do caso que opõe a apresentadora ao ex-ministro da Cultura.

A juíza Joana Ferrer Andrade vai continuar à frente do processo que opõe a apresentadora da SIC ao ex-ministro da Cultura, depois da decisão desta quinta-feira do Tribunal da Relação de Lisboa, avança o Diário de Notícias.

De acordo com o jornal, a decisão de manter a juíza no caso, em que Bárbara Guimarães acusa o ex-marido de violência doméstica, foi tomada por maioria (2-1), tendo havido um voto de vencido.

Segundo adianta o DN, em causa está o voto contra do juiz desembargador designado como relator do acórdão, Almeida Cabral.

Como esse voto seria contrário ao do juiz presidente da secção, Trigo Mesquita, e ao do outro juiz, Rui Rangel, acabou por ser este último a ficar com o papel de relator do acórdão.

“No acórdão fazem-se considerações de que algumas observações da juíza nesse processo teriam sido evitáveis mas que, ainda assim, não afetam a imparcialidade do juízo”, afirmou Vaz das Neves, presidente do TRL ao diário.

Recorde-se que a juíza foi acusada, na primeira sessão de julgamento, de ser parcial em desfavor da apresentadora, tratando, por exemplo, os intervenientes como “Bárbara” e “professor Carrilho”.

Na altura, também deixou bem claro que “censurava” Bárbara Guimarães por não ter apresentado logo queixa contra o ex-ministro da Cultura.

A defesa da apresentadora da SIC apresentou um requerimento para a recusa da juíza, assim como o próprio Ministério Público por considerar haver “motivo sério e grave, adequado a gerar desconfiança sobre a imparcialidade da magistrada judicial”.

Seguiu-se um pedido de escusa por parte da própria juíza, que entretanto alegou que as suas palavras tinham sido mal interpretadas, pedido esse que foi agora recusado pelo Tribunal da Relação de Lisboa.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Esta Barbara Guimarães não acha que está na hora de acabar com esta porcaria desta novela, alem de prejudicar os filhos psicologicamente, moralmente e educacionalmente, ainda não percebeu que o Homem não lhe passa qualquer espécie de cartão. Aparece em todas as fotos com as favólas de fora como se tivesse a gozar com todos nós e mais alguns, mesmo de quem não tem mais nada com que se ocupar. Espero ferozmente que o Abel Xavier lhe ocupe todo o tempo do Mundo, pelo menos para nos livrar-mos desse riso FATÍDICO HORROROSO.

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …